Início » Automobilismo » Fórmula 1 » Quem ganhou o GP do Brasil?

Quem ganhou o GP do Brasil?

Publicado em:

Última atualização:

Você que é fã de Fórmula 1 deve ter se divertido bastante no último fim de semana, afinal, tivemos a edição de 2024 do GP do Brasil ocorrendo em Interlagos. E, como era de se esperar, emoção não faltou dentro da pista, principalmente nos últimos dois dias do evento, nos quais a chuva foi um grande destaque. Sendo assim, já que a corrida acabou, a seguir faremos uma retrospectiva da etapa e mostraremos quem ganhou o GP do Brasil na prova de domingo.

Portanto, caso tenha interesse, não deixe de conferir o texto abaixo. Iremos dividir o Grand Prix em três partes distintas e explorar cada uma delas brevemente.

A sprint

O primeiro grande momento que reservou o GP foi a sprint race sábado de manhã. Em um dia relativamente nublado, Lando Norris acabou vencendo a prova ao final.

Isso pode não parecer surpreendente, mas o contexto por trás da vitória já foi bem polêmico. Afinal, quem liderava a corrida até os últimos instantes era o australiano Oscar Piastri, companheiro de Lando na McLaren. Todavia, por ordens da equipe, ele trocou de lugar com Norris, que vinha na segunda posição, para que o britânico somasse pontos no campeonato mundial e não perdesse Max Verstappen de vista.

E quanto ao próprio Max? Cruzou a linha de chegada em terceiro mas foi punido em cinco segundos, o que o puxou para quarto lugar.

Somando a esse drama, tivemos nomes como Fernando Alonso e Lewis Hamilton ficando de fora dos dez primeiros, enquanto o francês Pierre Gasly, indo contra todas as expectativas, terminou na sétima posição e conquistou dois pontos.

Qualifying caótico

Já o segundo momento do “caos” ocorreu no sábado à tarde. Lembram da chuva do início do texto? Pois bem, ela impediu a realização do qualifying e o adiou para domingo, a primeira vez que isso acontece em quase uma década.

A partir daí, no domingo de manhã, ainda com chuva, literalmente metade dos pilotos não conseguiu terminá-lo por conta de algum problema com o carro. Inclusive, era esperado até que boa parte deles sequer pudesse largar na corrida em si, já que ela aconteceria algumas horas depois e o tempo era mínimo para os construtores repararem os danos.

E quanto ao pole position? Novamente foi Norris, que estava fazendo de tudo para diminuir a distância do líder do campeonato.

E, afinal, quem ganhou o GP do Brasil?

Por fim, chegamos na corrida, que fechou o fim de semana com chave dourada e subverteu as expectativas.

A primeira expectativa quebrada foi em relação aos próprios veículos, já que todos conseguiram concerto antes da etapa e, na largada, tivemos o grid completo. É verdade que, ao final de 70 voltas, cinco carros abandonaram, mas é um número relativamente baixo comparado com o que aconteceu antes, ainda mais levando em conta que alguns abandonos nem foram culpa da chuva.

E a segunda foi em relação a Lando. Largando em primeiro, o britânico teve uma etapa muito abaixo e terminou em sexto. Além disso, viu Verstappen, que largou da 17ª posição, fazer uma das melhores corridas da carreira e conquistar sua 62ª vitória.

Isso aumentou a diferença entre ambos para 62 pontos e praticamente selou o campeonato para o piloto da Red Bull.