Para você que é fã de automobilismo, nessa altura do campeonato deve saber que a Mercedes foi a grande equipe da última década na Fórmula 1. Com nada menos que cinco títulos mundiais conquistados, as Silver Arrows foram soberanas na categoria e dominaram a competição por um longo tempo. No entanto, nesses últimos anos, os pilotos da Mercedes não vem tendo uma vida muito fácil, principalmente após a Red Bull assumir o protagonismo da modalidade.
Veja o texto a seguir para saber quem são esses corredores atualmente. Além disso, confira um pouco da história da “Merc”.
Estreia da Mercedes na Fórmula 1
O primeiro ano que a construtora chegou na maior competição automobilística do planeta foi em 1954. Na época, o carro feito pela equipe foi o W196, que era bem avançado e andava no pelotão de frente das provas. Não à toa, um dos pilotos que fez parte do time foi o lendário Juan Manuel Fangio, que esteve em cinco corridas usando o veículo e venceu o campeonato mundial daquele ano.
Posteriormente, em 1955, o sucesso continuou e, além de Fangio, o britânico Stirling Moss, outro nome bem marcante desse mundo, se juntou ao que seria um período de dominância da empresa alemã. Para se ter ideia, os dois terminaram nas duas primeiras colocações do campeonato, com o argentino novamente campeão do mundo.
No entanto, nesse mesmo ínterim, um grave acidente na prova 24 Horas de Le Mans, que matou o francês Pierre Levegh, corredor da própria Mercedes, fez com que ela saísse do automobilismo. A partir daí, depois de um hiato de mais de 50 anos, só tivemos a construtora de volta no ano de 2010. Todavia, é válido destacar que, desde 1994, a marca tem participação na elaboração de motores para outros times.
Títulos e estatísticas da Mercedes
E, afinal, quantas conquistas a marca possui na categoria? Separando o mundial de construtores do de pilotos, temos os seguintes dados:
- Pilotos: 1954, 1955, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018, 2019, 2020;
- Construtores: 2014, 2015, 2016, 2017, 2018, 2019, 2020, 2021.
Já no que se refere a provas em si, os corredores que dirigiram pelos alemães, ao todo, tiveram 128 vitórias, 296 pódios, 139 poles, 109 voltas mais rápidas e 7690, 64 pontos.
Pilotos históricos da Mercedes
Além de conquistas e números, a Mercedes possui já possuiu alguns corredores históricos no seu volante. Mas, afinal, quais deles acabaram por fazer mais sucesso? Existem cinco nomes que merecem destaque sobre os demais, são eles:
Juan Manuel Fangio
Como foi dito antes, Fangio foi um dos ganhadores do mundial de pilotos da categoria pela equipe. Ele levantou o troféu justamente nos anos de 1954 e 1995, quando estava em um dos melhores momentos de sua carreira. Somando a isso, venceu oito provas, todas com a W196, e é o quarto nesse quesito da história do time.
Nico Rosberg
Um alemão em um carro de marca alemã, combinação praticamente perfeita. Rosberg pilotou o veículo prateado entre 2010 e 2016, sendo campeão no seu último ano com a construtora. Nesse ínterim, junto com o inglês Lewis Hamilton, dominou o restante do circuito e ajudou a Mercedes passar por sua era de ouro. Não à toa, tem 23 vitórias enquanto esteve por lá.
Valtteri Bottas
Finlandês que ainda está em atividade, Bottas é um dos pilotos mais subestimado dessa geração. Por mais que não tenha ganho um campeonato mundial com a ” Merc”, foi duas vezes segundo lugar e duas vezes terceiro. Além disso, em se tratando de vitórias, possui dez ao todo e está atrás apenas de Hamilton e Rosberg na história.
Lewis Hamilton
Falando no inglês, não há dúvidas que Lewis é o grande piloto da história da equipe. O inglês ganhou nada menos que seis campeonatos enquanto esteve por lá, incluindo quatro consecutivos, e dominou a modalidade como poucas vezes se viu. Ainda por cima, Hamilton possui 82 vitórias e é, de longe, o que mais venceu no time entre os nomes citados.
Michael Schumacher
Por fim, vale citar o nome de outro alemão: Michael Schumacher. Ao contrário dos outros da lista, seu auge não foi na Mercedes, e, inclusive, tem outros nomes que poderiam estar em seu lugar em se tratando de números, já que ele só tem três vitórias. Todavia, Michael foi o “rosto” do grupo depois que ele voltou à Fórmula 1, entre 2010 e 2012, e foi um nome importante para construir o carro que dominaria o automobilismo uma década atrás.
Pilotos da Mercedes na temporada 2024
E quanto aos corredores que atuam nos carros de prata nessa temporada da Fórmula 1? Um deles é o próprio Lewis, que está em seu último ano por lá, e o outro é o também britânico George Russell.
George seria um dos que poderia estar na frente de Michael no que se refere a desempenho dentro das pistas. Com 26 anos atualmente, ele possui duas vitórias na categoria, ambas com o carro alemão, e conseguiu um quarto e um oitavo lugar no mundial de pilotos. Além disso, já tem 122 provas pela construtora.
Quem será o futuro piloto da Mercedes em 2025?
Com Hamilton saindo, aquele que pilotará ao lado de Russell na próxima edição da Fórmula 1 será o italiano Kimi Antonelli. O jovem, de apenas 18 anos, é o maior fenômeno das categorias juniores do automobilismo e tem tudo para ser uma sensação nos próximos tempos.
Todavia, será que ele conseguirá ser um dos maiores corredores que já passaram pelas Silver Arrows? Isso só o tempo dirá.