Em 2024, o torcedor papaya deve estar tendo a sua melhor temporada em mais de dez anos na Fórmula 1. Afinal, os pilotos da McLaren atualmente possuem o principal carro de todo o campeonato e, ainda por cima, um deles tem reais chance de ganhar o campeonato mundial da modalidade em dezembro. No entanto, para isso acontecer, será preciso que a equipe dê tudo de si nessas últimas etapas para poder realizar esse feito, que não ocorre desde 2008.
Será que eles vão conseguir? Isso ainda é incerto, no entanto, o que já é certo é que seus dois corredores devem ter uma longa carreira pela frente na construtora. Leia o texto para descobrir quem são eles e confira também um pouco da história do time britânico na categoria, além de descobrir nomes lendários que passaram por lá.
O começo da McLaren na Fórmula 1
Em primeiro lugar, é preciso entender que a equipe foi fundada originalmente em 1963, e os seus criadores foram o neozelandês Bruce McLaren e o americano Teddy Mayer, que a fizeram para disputar um campeonato da Tasmânia.
No entanto, foi apenas a partir de 1966 que ela entrou em definitivo no grid da maior competição automobilística do planeta, fazendo sua estreia no GP de Mônaco, o primeiro do ano. O corredor na ocasião era o próprio Bruce, que estava em sua oitava temporada pela F1 e abandonou a prova ao final.
A primeira vitória do time também veio com seu fundador, em 1968. Na ocasião, ele venceu o Grand Prix da Bélgica no circuito histórico de Spa-Francorchamps. Além disso, fez com que a sua McLaren terminasse em quinto lugar na classificação geral de pilotos, o melhor desempenho que ela teve nesses três anos.
Mas, afinal, como a construtora se transformou no que é hoje? Muito disso é culpa de Ron Dennis. Ele assumiu a chefia após a morte de Bruce e a saída de Mayer, liderando o grupo até o seu segundo título de construtores, em 1984, e o tornando, ao longo dos anos, o terceiro mais vitorioso da Fórmula 1, atrás da Ferrari e da Williams.
Estatísticas da McLaren ao longo da história
Falando em vitórias, é hora de descobrir quantas conquistas a criação de Bruce McLaren obteve ao longo de sua existência. Dividindo o mundial de pilotos do de construtores, os títulos ficam dessa forma:
- Construtores: 1974, 1984, 1985, 1988, 1989, 1990, 1991 e 1998;
- Pilotos: 1974; 1976, 1984, 1985, 1986, 1988, 1989, 1990, 1991, 1998, 1999 e 2008.
Já em se tratando das corridas em si, vale destacar que a equipe inglesa tem, ao todo, 188 vitórias, 6.807,5 pontos, 161 poles, 169 voltas mais rápidas e 521 pódios.
Pilotos históricos da McLaren
Somando ao sucesso do veículo em si, o time já teve vários corredores históricos ao longo de sua existência. Abaixo selecionamos alguns dos que fizeram mais sucesso:
Ayrton Senna
Em qualquer tópico que aborda a McLaren, é impossível não colocar Senna no meio. O brasileiro teve 35 vitórias e foi tricampeão enquanto dirigia a marca. Além disso, até hoje, seu veículo que lhe deu o tricampeonato, o MP4/6, é um dos símbolos de toda a Fórmula 1.
Alain Prost
Outro nome que teve seu auge por lá foi o francês Alain Prost. O “professor” também conquistou três títulos e, para muitos, até foi mais consistente do que Ayrton enquanto esteve no local. Isso é algo debatível, todavia, o que não é debatível são as 30 vitórias que obteve com um dos carros mais potentes da história na mão.
Mika Hakkinen
Quando pensamos em Finlândia na Fórmula 1, geralmente Kimi Raikkonen é o primeiro nome que aparece à cabeça. No entanto, Mika foi tão bom quanto ou até melhor. Companheiro de Ayrton Senna e, posteriormente, rival de Michael Schumacher, venceu 20 provas enquanto correu pela equipe inglesa.
Niki Lauda
Piloto austríaco, Lauda era um dos melhores pilotos do grid nos anos 70 e 80. Enquanto dirigia pela McLaren, foi campeão em 1984 e conquistou sete etapas nesse ínterim. Lembrando que, naquela altura, ele já havia vencido o mundial de pilotos em 1975 e 1977 pela Ferrari.
Emerson Fittipaldi
Mais um brasileiro da lista, Emerson foi o primeiro corredor da “escuderia” que levantou o caneco de vencedor em 1974. Isso por si já é um baita feito, ainda mais considerando que a construtora não estava na sua fase dourada. No entanto, vale ainda destacar que ele tem cinco vitórias por lá em seu currículo.
Pilotos da McLaren na temporada 2024
Lando Norris e Oscar Piastri são os pilotos da montadora na atual temporada.
Lando é inglês e tem 24 anos, além de ser o segundo colocado no mundial. O piloto entrou na categoria em 2019 e tem três vitórias na sua carreira até então, sempre como piloto da McLaren.
Já Oscar é australiano e é ainda mais novo, com 23 anos. Essa é apenas sua segunda temporada na Fórmula 1 e já ocupa o quarto lugar na classificação de 2024, tendo duas vitórias.
Quem serão os pilotos da McLaren em 2025?
Como dito antes, os dois pilotos ainda terão uma vida longa na empresa de Bruce. Tanto Norris quanto Piastri já renovaram seus contratos e são garantia para o 2025 da equipe.