Início » Automobilismo » Fórmula 1 » Saiba quem foram os grandes pilotos da Ferrari na história

Saiba quem foram os grandes pilotos da Ferrari na história

Publicado em:

Última atualização:

Caso você seja fã de Fórmula 1, ou de automobilismo no geral, deve saber que a Ferrari é a construtora mais famosa de todo o esporte. De origem italiana, ela historicamente é composta por alguns dos melhores pilotos que estão no grid e, na maioria das ocasiões, é uma das candidatas a vencer o título no fim do temporada. No texto a seguir, vamos abordar quais são os pilotos da Ferrari no momento atual e mostrar corredores históricos que passaram por lá.

Além disso, vamos revelar como ela se originou e descobrir quem foi o homem responsável por sua criação. Ressaltando que o foco principal será a sua trajetória na Fórmula 1.

O surgimento da Scuderia Ferrari

A criação de uma das marcas de carro mais famosas do planeta se deu em 1929, e o responsável por isso foi Enzo Ferrari. O empresário italiano era um vendedor e um ex-corredor da Alfa Romeo, ou seja, esteve sempre ligado ao mundo das corridas.

Não à toa, após se aposentar, em 1950, primeira temporada da Fórmula 1, já inseriu a Ferrari na modalidade. Aliás, por conta disso, ela é a escuderia mais antiga que existe em toda a história da F1, com mais de mil etapas na conta. No entanto, vale destacar que o seu início foi apenas na segunda prova, em Mônaco, já que na primeira, de Silverstone, os carros não tinham ficado prontos a tempo.

E como foi a temporada de forma geral? Considerando todo o contexto por trás, o saldo foi positivo, e o piloto mais perto do título mundial que dirigia pela equipe de Enzo foi o italiano Alberto Ascari, quinto colocado ao final do torneio. Lembrando que nessa edição o também corredor da Itália, Giuseppe Farina, que levantou a taça.

A primeira vitória de um piloto da Ferrari

Avançando um ano no tempo, em 1951, tivemos a primeira vitória da marca italiana. O responsável por esse feito foi o argentino José Froilán González, que, por sinal, só venceu duas etapas em toda a sua vida.

Na ocasião, José, de maneira surpreendente deixou para trás o time inteiro da Alfa Romeo, que era de longe o melhor de todo o circuito. A partir daí, depois de 90 voltas e um período exato de duas horas, 42 minutos e 18 segundos, o esportista da Argentina bateu o compatriota Juan Manuel Fangio, uma lenda do esporte, e viu primeiro a linha de chegada. Essa, aliás, seria a primeira ocasião que uma construtora fora a própria Alfa ou a americana Kurtis Kraft-Offenhauser venceu uma corrida.

As estatísticas da equipe na história da categoria

Agora que você descobriu como a marca do cavalo empinado surgiu na Fórmula 1, é hora de ver alguns dados que mostram sua relevância dentro do esporte. A Ferrari possui, ao todo:

  • 1.094 corridas;
  • 246 vitórias;
  • 252 poles;
  • 821 pódios;
  • 16 títulos mundiais de construtores;
  • 15 títulos mundiais de pilotos.

Vale destacar que não há nenhuma construtora que esteja à frente da empresa italiana nesses quesitos. Com isso, é possível afirmar que ela não é só a mais famosa, mas a mais importante entre todas.

Os principais pilotos da Ferrari

E quanto aos corredores lendários que passaram por lá? A seguir mostraremos alguns dos principais que dirigiram pela empresa italiana desde a sua existência. São eles:

Michael Schumacher

Embora Schumacher não esteja no circuito há mais de dez anos, ele ainda é um dos pilotos mais conhecidos da história. Aliás, muitos o consideram o maior de toda a categoria, junto ao brasileiro Ayrton Senna e o inglês Lewis Hamilton. E muito disso, por sinal, é devido aos feitos que realizou na própria Ferrari.

Por lá, permaneceu por 11 anos, de 1996 a 2006, e foi de longe o nome mais vitorioso do time da Terra da Bota. Não à toa, muitos que argumentam contra a escuderia ser a maior entre as equipes, dirão que isso é apenas por conta de “Schumi” e dos seus números. Isso sendo verdade ou não, fato é que o alemão é o grande ícone de toda a marca em sua trajetória e essas são algumas de suas estatísticas por lá:

  • 5 títulos mundiais;
  • 72 vitórias;
  • 58 poles;
  • 180 grandes prêmios.

Antes de Lewis Hamilton e sua Mercedes dominarem a última década, era quase impossível imaginar alguém batendo esses recordes.

Niki Lauda

Mais um nome que não pode escapar do “Hall da Fama” tifosi é o austríaco Niki Lauda. Um dos maiores pilotos, senão o maior, dos anos 70, Niki tinha um conhecimento enorme de automobilismo e até hoje possui um grande legado na Fórmula 1, inclusive na própria Ferrari, em que pilotou de 1974 a 1977.

Embora possa parecer estranho que alguém com apenas quatro temporadas possa ser um ícone, o desempenho que ele conseguiu nesse intervalo fala por si só. Para se ter uma ideia, ao final de todos os campeonatos mundiais, Lauda jamais terminou abaixo do quarto lugar enquanto dirigia o carro vermelho. Além disso, em se tratando de números, obteve:

  • 2 títulos mundiais;
  • 15 vitórias;
  • 23 poles;
  • 57 grandes prêmios.

Dessa forma, em um mundo sem a existência de Schumacher, Niki ainda seria a maior referência “ferrarista”.

Alberto Ascari

Para acrescentar à lista temos o maior corredor italiano que já existiu na F1: Alberto Ascari. Como foi dito antes, ele participou dos primórdios da categoria e foi um dos primeiros a usar o veículo da construtora. Aliás, não somente isso, mas ele foi o primeiro vencedor de campeonato mundial de toda a equipe em 1952.

O esportista da Itália, assim como Lauda e Schumacher, também foi dominante em seu período. Com a Ferrari, correu em provas de 1950 e 1954, sempre estando entre os melhores. Esses são seus dados durante esse ínterim:

  • 2 títulos mundiais;
  • 13 vitórias;
  • 13 poles;
  • 27 grandes prêmios.

Vale destacar também que, infelizmente, sua carreira acabou sendo encurtada em 1955, quando era membro da Scuderia Lancia e morreu em uma sessão de testes no Autódromo de Monza.

Juan Manuel Fangio

Nesse ponto entramos em uma parte um pouco mais subjetiva do tema, já que os três acima são quase que indiscutivelmente os principais em qualquer ranking. A partir daí, abaixo deles, podemos colocar vários nomes sem tanta certeza, como o próprio Fangio.

A lenda da Argentina, pentacampeão da modalidade, correu apenas a temporada de 1956 com a Ferrari. Todavia, seu nome merece estar na lista muito por conta do aproveitamento surreal que teve. Em sete corridas que esteve no grid de largada, conseguiu feitos que quase ninguém conseguiu em uma vida inteira no automobilismo:

  • 1 título mundial;
  • 3 vitória;
  • 6 poles.

Fernando Alonso

Por fim, temos o nome que provavelmente irá gerar mais questionamentos entre os citados: Fernando Alonso. Mas, afinal, como alguém que sequer ganhou o título mundial com a Ferrari está na lista?

Considerando todo o contexto por trás da passagem de Alonso, ele fez muito mais do que devia com o veículo. Vale lembrar que, entre 2010 e 2014, anos em que foi um “ferrarista”, sempre brigou com pilotos de carros superiores e quase venceu duas vezes o campeonato. Aliás, em 2010 e 2012, quando Sebastian Vettel ergueu o troféu, esteve atrás dele na classificação geral apenas por quatro e três pontos, respectivamente.

Somando a isso, seu aproveitamento, embora não seja o mesmo de Fangio, também é excelente:

  • 11 vitórias;
  • 4 poles;
  • 96 grandes prêmios.

Pilotos da Ferrari que merecem menção honrosa

Outros corredores que também poderiam estar na lista e merecem ao menos uma citação são:

  • Kimi Raikkonen:
  • Felipe Massa;
  • Sebastian Vettel;
  • John Surtee;
  • Charles Leclerc.

Ressaltando que ninguém além de Schumacher, Lauda e Ascari ganhou mais de uma vez com a escuderia italiana.

Quais são os pilotos da Ferrari no ano de 2024?

Agora chegou a hora de mostrar quem está no volante dos veículos da equipe durante a temporada de 2024. Lembrando que cada time pode possuir dois pilotos, e no caso eles são:

Charles Leclerc

Monegasco de 27 anos, é um tifosi desde 2019 e já deixou seu nome marcado. Ainda não ganhou um mundial, é verdade, mas não é à toa que Leclerc foi uma das menções honrosas citadas antes. Em mais de 120 grandes prêmios que disputou, conseguiu:

  • 26 poles;
  • 7 vitórias;
  • 9 voltas mais rápidas.

E, ainda por cima, foi vice-campeão em 2022, ficando atrás apenas de Max Verstappen.

Carlos Sainz

Já Carlos é um espanhol de 30 anos que veste o macacão vermelho desde 2022. Embora não tenha o mesmo “gênio” de Leclerc, teve atuações bem sólidas e excelentes momentos por lá. Após mais de 60 etapas percorridas, possui:

  • 5 poles;
  • 3 vitórias;
  • 3 voltas mais rápidas.

Quem serão os pilotos da Ferrari em 2025?

Como último ponto, vale destacar que, a partir de 2025, Sainz não irá mais ser membro da Ferrari e pilotará pela Williams. Em seu lugar, aliás, foi contratado o piloto britânico Lewis Hamilton, heptacampeão do mundo que tentará trazer um título aos fãs tifosi que não vem desde 2008.

Será que ele conseguirá? Afirmar algo atualmente ainda é bem prematuro, todavia, ele e Leclerc tem tudo para formar a melhor dupla do grid nos próximos tempos.