Pierre Gasly é um automobilista de apenas 28 anos que ganhou destaque nas pistas ao se juntar à Alpine. Como muitos corredores, Pierre começou no kart e seu talento o fez chegar até as pistas da Fórmula 1. Continue lendo e compreenda quais são suas conquistas e como foi a trajetória de sua carreira até aqui.
Quem é o piloto Pierre Gasly?
Pierre Gasly começou sua carreira no kart, mas, em 2017, fez sua estreia no Grande Prêmio da Malásia com a Toro Rosso, substituindo Daniil Kvyat. O piloto terminou as corridas da Malásia e Japão fora dos pontos. Além disso, ele perdeu o Grande Prêmio dos EUA devido ao conflito com o Super Formula. Porém, Gasly retornou para o Grande Prêmio do México ao lado de Brendon Hartley.
No ano de 2018, Gasly e Hartley foram pilotos regulares da Toro Rosso. Pierre teve seu melhor resultado no Grande Prêmio do Bahrein, terminando em quarto lugar. Além disso, ele fez mais pontos em Mônaco e na Hungria, terminando o campeonato em 15º lugar com 29 pontos.
Já em 2019, Pierre Gasly conseguiu uma promoção à Red Bull Racing, substituindo Daniel Ricciardo. Teve dificuldades, não marcou pontos em várias corridas e enfrentou pressão crescente. Todavia, Max Verstappen lapidou o corredor no Grande Prêmio da Hungria.
Além disso, o piloto foi rebaixado de volta para a Toro Rosso antes do Grande Prêmio da Bélgica. No entanto, na Toro Rosso, obteve seu primeiro pódio no Grande Prêmio do Brasil, terminando em segundo lugar. Ele terminou a temporada em 7º lugar no campeonato, acumulando 95 pontos.
Temporadas recentes
No ano de 2020, Gasly foi contratado pela AlphaTauri, que se rebatizou como Scuderia AlphaTauri. Foi ali que ele conquistou sua primeira vitória na Fórmula 1 no Grande Prêmio da Itália, após um pit stop estratégico e com erros dos adversários. Além disso, o automobilista terminou a temporada em 10º lugar no campeonato de pilotos, com 75 pontos.
Já em 2021, Gasly continuou na AlphaTauri, ao lado do novato Yuki Tsunoda. Ele conquistou um pódio no Grande Prêmio do Azerbaijão, terminando em 3º lugar. Em sua última temporada na AlphaTauri, em 2022, Gasly enfrentou alguns desafios, incluindo problemas técnicos e acidentes. Por consequência, terminou a temporada em 14º lugar no campeonato de pilotos, com 23 pontos.
Desde 2023, o piloto assinou com a Alpine e se tornou um destaque da equipe. Ele teve um início difícil, mas conseguiu terminar a temporada em 11º lugar no campeonato de pilotos, com 62 pontos. Além disso, em junho de 2024, Gasly renovou seu contrato com a Alpine até pelo menos o final de 2026.
Quais são as principais conquistas de Pierre Gasly?
Considerando toda sua trajetória e sua idade, não é surpresa que Gasly seja considerado um piloto promissor para a Alpine. Veja uma lista completa de suas principais conquistas e recordes a seguir:
- Grande Prêmio da Itália de 2020 – Primeira vitória na Fórmula 1;
- Grande Prêmio do Brasil de 2019 – Primeiro pódio de Gasly na F1;
- Grande Prêmio da Grã-Bretanha de 2019 – Melhor resultado de sua carreira em GP;
- Temporada de 2021 – Melhor temporada e maior quantidade de pontos, com 110 pontos;
- Grande Prêmio da Hungria e Grande Prêmio da Rússia de 2021 – Gasly obteve o pódio em várias corridas ao longo dessa temporada, inclusive nesses dois GPs.