Início » Automobilismo » Fórmula 1 » Oliver Bearman é o futuro da Fórmula 1? Um olhar sobre o jovem talento

Oliver Bearman é o futuro da Fórmula 1? Um olhar sobre o jovem talento

Publicado em:

Última atualização:

Oliver Bearman é uma das grandes promessas para a Haas no ano de 2025. Com a promessa de ser uma adição essencial ao time, o jovem foi contratado pela equipe no mês de junho. Ele fez sua estreia na Fórmula 1 no GP da Arábia Saudita, em 2024.

O piloto veio da Inglaterra e estava repondo outro piloto espanhol que não pôde comparecer. Dessa forma, Oliver Bearman ganhou destaque nas pistas de maneira inesperada.

Quem é Oliver Bearman?

Oliver James Bearman iniciou sua carreira no kart em 2013, competindo em campeonatos como o Super 1, no qual foi vice-campeão em 2016 e 2017. No ano de 2020, ele estreou nos monopostos da Fórmula 4 Alemã, vencendo sua primeira corrida em Hockenheim e terminando em sétimo no campeonato.

Já em 2021, Bearman competiu na F4 Italiana e Alemã, conquistando ambos os títulos e se tornando o primeiro a vencer duas F4 no mesmo ano. Ele também participou do Campeonato Britânico de Fórmula 3 BRDC.

Em 2022, Bearman teve seu anúncio como piloto da Prema Racing para a FIA Fórmula 3, na qual obteve alguns pódios e uma vitória em Spa-Francorchamps, terminando o campeonato em terceiro lugar. Em 2023, seus esforços o levaram à Fórmula 2, também com a Prema. Todavia, apesar de vencer quatro corridas, terminou a temporada em sexto lugar.

Já no ano de 2024, Bearman continua com a Prema na F2, agora ao lado de Andrea Kimi Antonelli, começando a temporada com dificuldades, mas mostrando potencial para recuperação nas próximas etapas.

Fórmula 1

Em outubro de 2021, Bearman foi nomeado finalista na Scouting World Final da Ferrari Driver Academy. No mês seguinte, foi confirmado que ele se juntaria à academia ao lado do campeão de kart Rafael Câmara.

Em outubro de 2023, Oliver fez seu primeiro teste em um carro de Fórmula 1 durante uma sessão privada com a Ferrari, em Fiorano. Ele estreou em um treino livre no Grande Prêmio da Cidade do México, em 2023, com a Haas F1 Team, terminando em 15º, apenas três décimos atrás do piloto da Haas, Nico Hülkenberg.

Como resultado, a Haas ficou muito impressionada com seu desempenho. Por isso, Oliver Bearman participou de seu segundo treino livre no Grande Prêmio de Abu Dhabi e depois conduziu o VF-23 no teste de jovens pilotos. Em 27 de janeiro de 2024, com apenas 18 anos, Bearman se tornou piloto reserva da Ferrari para a temporada de 2024, compartilhando o papel com Robert Shwartzman e Antonio Giovinazzi. 

Durante o primeiro treino do Grande Prêmio da Emília-Romanha de 2024, ele também foi confirmado como piloto reserva da Haas, substituindo Kevin Magnussen e conduzindo o VF-24.

Contratação da Haas

Oliver Bearman competirá pela Haas F1 Team a partir da temporada de 2025 em um contrato de vários anos, ao lado de Esteban Ocon. Em outras palavras, ele é uma das grandes apostas da equipe para as próximas temporadas. Oliver atualmente está na 15ª posição da Fórmula 1 e já ganhou 3 títulos ao longo de sua carreira nas pistas.

  • Primeiro lugar: Campeonato de Fórmula 4 ADAC; Campeonato Italiano de Fórmula 4 (2021)
  • Terceiro lugar: Campeonato de Fórmula 3 da FIA (2022)

Por coincidência, Oliver nasceu no mesmo dia em que Fernando Alonso celebrava o título de Campeão do Mundo pela primeira vez. Da mesma forma que Oliver, o piloto também era um jovem nas pistas e conseguiu conquistar seu espaço. Além disso, Alonso segue em atividade, e ambos até mesmo se enfrentaram na Arábia Saudita.

Futuro próximo

Oliver Bearman, atualmente com 19 anos, fará sua segunda participação na Fórmula 1 este ano no Grande Prêmio de Baku. O piloto de Fórmula 2 estará no lugar de Kevin Magnussen, que está cumprindo a suspensão de uma corrida. Com isso, a equipe Prema precisou encontrar um substituto para Bearman na Fórmula 2, e Gabriele Mini foi o escolhido para estrear na categoria.

O GP do Azerbaijão, disputado na cidade de Baku, acontece no dia 15 de setembro, às 8h da manhã, horário de Brasília. Essa etapa é válida como a 17ª da temporada.

Assista ao vivo na tv aberta com a Band, e na tv fechada com a BandSports. E, para além desses, caso você seja um grande fã de F1 e esteja acostumado com narrações em inglês, existe a assinatura do F1TV Pro.