Início » Automobilismo » Fórmula 1 » Quais são os melhores pilotos da F1 de todos os tempos?

Quais são os melhores pilotos da F1 de todos os tempos?

Publicado em:

Última atualização:

No mundo dos esportes, um debate que é sempre interessante de acompanhar e que provoca diversas opiniões é sobre o “GOAT” (Maior de Todos os Tempos). No futebol, por exemplo, temos jogadores como Messi, Cristiano Ronaldo, Pelé e Maradona sempre na frente dos demais em rankings realizados sobre esse tema, enquanto no basquete LeBron James e Michael Jordan encabeçam a lista. Mas, afinal, quem seriam os melhores pilotos da F1 que já existiram?

Caso você queira descobrir sobre isso, veja o texto a seguir. Iremos indicar alguns dos principais nomes da modalidade, revelar os critérios pelos quais eles foram escolhidos e debater outras questões que cercam esse assunto.

O quanto pesa um título na F1?

Em primeiro lugar, é necessário entender que conquistas e prêmios na Fórmula 1 são extremamente importantes. Ganhar corridas, fazer poles e marcar pontos é algo que sempre diferencia um piloto em relação aos demais na categoria.

No entanto, quando se trata dos maiores da história, isso se torna um pouco mais relativo. Isso porque, muitos dos fatores que influenciam as performances de dado corredor vão além da sua habilidade e da sua capacidade em conduzir um carro de corrida. É sempre preciso ter também um pouco de sorte na hora de vencer, o que não é um demérito diga-se de passagem, mas pode provocar certas “distorções” na análise final que se tem sobre um corredor.

Por exemplo, alguém que venceu cinco títulos mundiais não é necessariamente melhor do que alguém que venceu três. Esse alguém pode ter simplesmente pilotado um melhor carro ou estado em uma melhor equipe. Sendo assim, a lista de “GOATs” da Fórmula 1 não é apenas uma lista de quem ganhou mais ao decorrer dos anos.

A importância do carro para os melhores pilotos da F1

Falando sobre carros, qual é a importância que eles possuem para determinar os resultados? Muita, e talvez até bem mais do que você já possa imaginar.

Afinal, os veículos no grid da corrida não tem motores ou aerodinâmica iguais uns aos outros. Cada um deles será construído de forma diferente pela equipe que o fabrica. A partir daí, o desempenho que eles possuem não será relativo apenas ao talento de um corredor que eles contratam, mas também à rapidez do automóvel em si.

Não à toa, temos dois mundiais no campeonato da Fórmula 1. Um deles é o de pilotos, que é o mais famoso, e o outro é o de construtores, que é disputado pelas próprias equipes.

Os critérios para determinar os melhores pilotos da F1?

Considerando todo o contexto por trás, como é possível então identificar os principais nomes que estiveram em um automóvel da categoria além das vitórias? Embora seja algo que não tenha uma resposta certa, existem alguns fatores a serem analisados.

O primeiro deles é o desempenho relativo ao carro em questão. Nomes dentro da pista que extraíram o máximo dele e foram bem-sucedidos sem dúvidas precisam ter menção em um ranking assim.

Somando a esse ponto, o “Mano a Mano” contra um companheiro de equipe é igualmente importante. Afinal, ele mostra a performance que o corredor teve contra alguém que dirigiu o mesmo veículo sob as mesmas circunstâncias.

Os melhores pilotos da F1

Sendo assim, agora sem mais delongas, chegou a hora de conferir alguns dos principais nomes do esporte até então e os principais feitos que eles obtiveram. São eles:

Ayrton Senna

Talvez o maior exemplo que mostra o quão relativos podem ser números é Ayrton Senna. O brasileiro tem “apenas” três títulos mundiais e outros cinco nomes estão na sua frente nessa questão. Todavia, no que se refere a dirigir um veículo, poucos na história tinham o talento para fazê-lo igual Senna.

Para se ter uma ideia, em dez temporadas que correu, apenas em uma esteve abaixo da quarta colocação, o que mostra o quanto extraía do carro. Além disso, ele venceu seus oponentes diretos em quase todas as situações, inclusive Alain Prost em certas temporadas pela McLaren. Sendo assim, não há muitos motivos para deixá-lo fora dos grandes, mesmo com uma carreira encurtada pela sua morte.

E quanto aos seus números? A seguir estão alguns dos mais impressionantes:

  • 41 vitórias;
  • 80 pódios;
  • 65 poles;
  • 19 voltas mais rápidas.

Michael Schumacher

Outro corredor que precisa estar presente nesse tipo de lista é Michael Schumacher. O corredor, fora o talento excepcional, também tem os números a seu favor nessa situação.

Ao contrário de Senna, Schumacher não possui ninguém na sua frente no que se refere a títulos, são sete ao total, um recorde que apenas outro nome possuiu. Cinco deles foram pela Ferrari, que por sinal tem muito de seu sucesso hoje ligado a Michael, e dois pela Benetton, empresa que só ganhou dois mundiais por conta do alemão.

A única “mancha” que possui, ao menos em se tratando de resultados, foi o seu período na Mercedes. Entre 2010 e 2012, já mais veterano, ficou atrás de seu companheiro de time, Nico Rosberg, em todas as temporadas.

Todavia, ele, ainda assim, sobra nas estatísticas quando comparado a maioria dos corredores:

  • 91 vitórias;
  • 155 pódios;
  • 68 poles;
  • 77 voltas mais rápidas.

Lewis Hamilton

Nesse exato momento o único que consegue desafiar Schumacher, ou até superá-lo, em dados é o inglês Sir Lewis Hamilton, fã declarado do brasileiro Ayrton Senna. Desde 2007 na maior categoria do automobilismo, também é sete vezes campeão mundial e hoje talvez seja o maior ícone do esporte.

Aquilo que mais impressiona em Hamilton, sem dúvidas, é a consistência. O britânico, até essa temporada, nunca ficou abaixo do sexto lugar na classificação geral e teve vitórias em 16 dos seus 18 anos competindo. Além disso, em todo esse período apenas perdeu para três companheiros de equipe no head to head: Fernando Alonso (2007), Jenson Button (2011) e George Russell (2023).

O único ponto negativo contra o seu caso de “GOAT” é o fato de sempre ter excelentes carros e equipes à disposição, o que não ocorreu com os outros do ranking. Isso não significa que ele seja superestimado, obviamente, mas em um comparativo entre os melhores qualquer detalhe torna-se um diferencial.

Não à toa, Lewis tem as seguintes estatísticas no seu currículo:

  • 105 vitórias;
  • 201 pódios;
  • 104 poles;
  • 67 voltas mais rápidas.

Alain Prost

Apelidado de “Professor”, Prost é também um dos maiores talentos que a modalidade já teve. O francês foi o grande rival de Senna quando competiu e, ao menos no que se refere a títulos, foi até melhor que o brasileiro, ganhando quatro ao todo.

Alain correu de 1980 a 1993, estando apenas na sua temporada de estreia em uma posição abaixo do quinto lugar. Somando a essa questão, foi bem-sucedido em quatro equipes distintas: Renault, Ferrari, McLaren e Williams. Um feito que poucos outros obtiveram e que mostra sua versatilidade em dirigir diferentes veículos.

Já em se tratando de oponentes diretos, foi melhor que praticamente todos na carreira, e possui números excepcionais:

  • 51 vitórias;
  • 106 pódios;
  • 33 poles;
  • 41 voltas mais rápidas.

Max Verstappen

Para fechar, temos o corredor mais recente que entrou na lista: o holandês Max Verstappen, da Red Bull. Max está no grid desde 2015 e até então venceu três campeonatos mundiais, com altas chances de ganhar o quarto em 2024.

Embora para muitos seja precoce colocá-lo em um ranking desses, seus argumentos favoráveis são vários. Um deles, por exemplo, é o fato de, em nove temporadas, ter terminado no pódio em cinco delas (56% do tempo). Além disso, ele venceu todos os seus companheiros no head to head, um dos poucos que tem esse feito em atividade.

Atualmente com 27 anos nas costas, Verstappen já possui:

  • 61 vitórias;
  • 110 pódios;
  • 40 poles;
  • 32 voltas mais rápidas.

Vale também destacar que ele é o recordista de pontos em uma única temporada. Em 2023, acumulou 575, 290 a mais do que Sergio Pérez, o segundo colocado no geral.

Outros dos melhores pilotos da F1

Fora os nomes citados, existem outros que merecem também uma menção. Confira eles abaixo:

  • Juan Manuel Fangio;
  • Sebastian Vettel;
  • Fernando Alonso;
  • Niki Lauda;
  • Jim Clark;
  • Jackie Stewart.

Ressaltando que todos eles chegaram a vencer o campeonato mundial. Aliás, Vettel, com quatro, e Fangio, com cinco, estão entre os maiores vencedores da história.

Existe algum outro nome que no futuro pode fazer parte dos principais nomes da categoria?

Por fim, vale a pena discutir se existe alguém a curto prazo que pode entrar entre os maiores de todos os tempos (além de Max, no caso).

Embora existam pilotos da F1 extremamente talentosos hoje em dia na modalidade, como Charles Leclerc, George Russell e Lando Norris, ainda é muito difícil prever o que será das suas carreiras nos próximos anos. Afinal, o esporte é muito inconstante e não há garantia que eles terão carros competitivos no futuro.

O mesmo vale para nomes ainda mais jovens, como Kimi Antonelli ou Oscar Piastri. Em tese, ambos têm enorme potencial para chegar ao topo, mas isso dependerá, como dito antes, de fatores que irão além do seu talento dirigindo um veículo. Sendo assim, o que resta aos fãs agora é aguardar a história ser feita antes de analisar qualquer cenário.