Se tem uma coisa que os fãs de velocidade não podem falar do GP do Brasil 2024, realizado neste domingo (03), é que faltou emoção. Em dia de chuva torrencial em São Paulo, teve volta de apresentação repetida, teve bandeira vermelha, pole position ficando para trás e show de Max Verstappen, de 27 anos, que terminou como o vencedor de Interlagos este ano.
A prova, prevista para começar às 14h, teve sua largada antecipada para às 12h30 (ambos horários de Brasília) devido à previsão do tempo. A ideia era evitar que a corrida se desenrolasse no auge da chuva. No entanto, Lance Stroll se atrapalhou na volta de apresentação, bateu, saiu da prova e fez com que uma nova volta de apresentação precisasse ser feita.
Em seguida, às 12h47, a corrida enfim começou. Mas as surpresas em Interlagos estavam apenas começando.
Em um domingo de surpresas, quem ganhou o GP Brasil em 2024?
A corrida começou com Lando Norris, da McLaren, largando em primeiro, seguido por George Russell, da Mercedes, e de Yuki Tsunoda, da RB. O principal concorrente de Norris no Mundial de Pilotos, Max Verstappen, da Red Bull, largou em 17º e deu um verdadeiro show na pista de Interlagos.
Debaixo de uma chuva torrencial, a movimentação dos pilotos na primeira volta válida do GP Brasil de 2024 mostrou que a corrida seria emocionante. Norris não segurou muito tempo a ponta, perdendo a posição para Russel. Enquanto isso, Lewis Hamilton, que começou em 15º, subiu para décimo, com Verstappen logo atrás. Logo em seguida, o holandês ultrapassou o heptacampeão britânico e, pouco a pouco, foi ganhando posições.
Na volta 30, porém, o safety car entrou na pista e, duas voltas depois, bandeira vermelha devido ao dilúvio que caía em São Paulo. Somente depois das 14h é que a corrida foi retomada, com os pilotos saindo dos boxes. Na retomada, Verstappen assumiu a liderança e não largou mais o posto.
Até o final do circuito, o holandês exibiu ainda mais suas habilidades na pista, conquistando voltas cada vez mais rápidas — o que lhe rendeu um ponto extra. Assim, ao final da corrida, Max Verstappen venceu com folga o Grande Prêmio do Brasil. Esteban Ocon e Pierre Gasly, da Alpine, também surpreenderam, e fecharam o pódio em segundo e terceiro lugar, respectivamente.
Lando Norris conseguiu apenas a sexta colocação, enquanto Lewis Hamilton terminou em décimo. Com a vitória, Max Verstappen se aproxima ainda mais do campeonato, somando 393 pontos contra os 331 de Norris. Caso termine com uma diferença de dois pontos para Norris no próximo GP, em Las Vegas, o holandês pode se tornar tetracampeão com antecedência.
Como ficou a classificação da Fórmula 1 no Brasil
- Max Verstappen (HOL/Red Bull)
- Esteban Ocon (FRA/Alpine)
- Pierre Gasly (FRA/Alpine)
- George Russell (ING/Mercedes)
- Charles Leclerc (MON/Ferrari)
- Lando Norris (ING/McLaren)
- Yuki Tsunoda (JAP/RB)
- Oscar Piastri (AUS/McLaren)
- Liam Lawson (NZE/RB)
- Lewis Hamilton (ING/Mercedes)
- Sergio Pérez (MEX/Red Bull)
- Oliver Bearman (ING/Haas)
- Valtteri Bottas (FIN/Sauber)
- Fernando Alonso (ESP/Aston Martin)
- Guanyu Zhou (CHN/Sauber)
Não completaram a prova
- Carlos Sainz (ESP/Ferrari)
- Franco Colapinto (ARG/Williams)
- Nico Hülkenberg (ALE/Haas)
- Lance Stroll (CAN/Aston Martin)
Não largou
- Alexander Albon (TAI/Williams)