Início » Automobilismo » Fórmula 1 » Panorama do GP do Brasil 2024 e história do evento

Panorama do GP do Brasil 2024 e história do evento

Publicado em:

Última atualização:

A Fórmula 1 está nos seus momentos derradeiros e, nesse fim de semana, já ficaremos bem perto de saber quem será o campeão mundial. Max Verstappen pode se aproximar bastante do seu quarto título caso pontue o máximo que puder e, com isso, a tarefa de Lando Norris ficaria bem mais difícil nas próximas corridas. Portanto, o próximo GP do Brasil, que acontecerá nesse fim de semana, é imperdível para qualquer um que seja fã de automobilismo.

E falando em Grande Prêmio, que tal ler o texto a seguir e conhecer mais sobre a prova feita em território nacional? Vamos mostrar suas origens, os maiores campeões e também um pouco do panorama para a edição de 2024.

As origens do GP do Brasil

Em primeiro lugar, é importante saber que, em tese, o “GP do Brasil” não existe mais, afinal, depois de 2019, o evento passou a ter o nome de “GP de São Paulo”. Não deixa de ser uma mera formalidade, todavia, nomenclaturas podem influenciar no que se refere a dados. A partir disso, por questões de praticidade, vamos considerar como sendo o Grande Prêmio do Brasil todas as corridas de Fórmula 1 no país até 2023.

Dessa forma, as origens desse torneio estão no ano de 1972, 40 anos após a construção do Autódromo de Interlagos. Na ocasião, em uma prova teste em São Paulo, que não fazia parte do campeonato oficial da FIA, o vencedor foi o argentino Carlos Reutemann. Ele completou o percurso em quase uma hora e 37 minutos.

Após esse fato, desde 1973 (exceção a 2020), as corridas passaram a ser oficiais e, além da capital paulista, elas foram feitas dez vezes no circuito de Jacarepaguá. Não à toa, é possível dizer que o Grand Prix brasileiro é um dos mais tradicionais do planeta, ao lado dos de Silverstone, Spa Francorchamps e até Mônaco.

Maiores vencedores

Agora que você conheceu como a prova começou, é o momento de descobrir quais foram os pilotos mais bem-sucedidos nela. Em uma lista com os cinco maiores vencedores, temos:

  • Alain Prost: seis vitórias;
  • Michael Schumacher: quatro vitórias;
  • Sebastian Vettel, Lewis Hamilton e Carlos Reutemann: três vitórias.

Ressaltando que existem quatro pilotos brasileiros que venceram o prêmio em duas oportunidades: Ayrton Senna (1991 e 1993), Emerson Fittipaldi (1973 e 1974), Nelson Piquet (1983 e 1986) e Felipe Massa (2006 e 2008).

Panorama geral do GP do Brasil de 2024

E, afinal, como fazer para assistir ao evento de 2024? Para quem ainda está procurando o ingresso em Interlagos, saiba que, de acordo com a página “Autoesporte”, os locais na área de “Fanzone” e “Senna Club” ainda estão disponíveis. O preço para cada uma delas possui o valor mínimo de R$290 e R$2.400, respectivamente. E para aqueles que não conseguirão ir ao Autódromo, existe a possibilidade de acompanhar os eventos ao vivo na Band e na BandSports.

Além disso, vale apontar que, antes da prova original no domingo às 14, teremos uma Sprint Race. Ela ocorrerá neste sábado às 11 horas da manhã e o vencedor pode conquistar até oito pontos.