Entramos na reta final da temporada 2024 no calendário da Fórmula 1. Depois de dominar o campeonato nos últimos dois anos, Max Verstappen pode ter o seu reinado atrapalhado por novatos. Será que Lando Norris e Charles Leclerc podem acabar com a dinastia da Red Bull? Ou será que, pelo quarto ano consecutivo, o piloto holandês assumirá o primeiro lugar na classificação? Então aperte os cintos e pise no acelerador para ficar por dentro das corridas finais e o que esperar da competição.
Quantas corridas faltam para terminar a Fórmula 1 em 2024?
Faltam cinco corridas para acabar a temporada 2024 da Fórmula 1. O campeonato começou em março e terminará em dezembro, com o Grande Prêmio de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. O piloto que somar mais pontos será declarado o campeão mundial na elite do automobilismo.
Até aqui, 18 provas foram realizadas na Fórmula 1. A próxima corrida do calendário é o GP dos Estados Unidos, marcado para 20 de dezembro, no Circuito das Américas, no Texas. Então o fim de semana terá um treino livre e dois classificatórios (um para determinar a classificação da sprint, e outro, o grid de largada), a sprint race e a disputa no domingo.
Embora tenha apresentado um pífio desempenho nas últimas provas, Max Verstappen é o favorito para vencer a corrida. Enquanto isso, Lando Norris também deve aparecer bem, assim como o seu companheiro da McLaren, Oscar Piastri. Já a Ferrari deve ter destaque com Charles Leclerc.
Acompanhe, então, o calendário restante da temporada 2024 na Fórmula 1:
- GP dos Estados Unidos – 18 a 20 de outubro de 2024 no Circuito das Américas
- GP do México – 25 a 27 de outubro de 2024 no Autódromo Hermanos Rodríguez
- GP do Brasil – 01 a 03 de novembro de 2024 no Autódromo de Interlagos
- GP de Las Vegas – 21 a 23 de novembro de 2024 em Las Vegas Strip Circuit
- GP de Catar – 29 de novembro a 01 de dezembro de 2024 no Circuito Internacional de Lusail
- GP de Abu Dhabi – 06 a 08 de dezembro de 2024 no Circuito de Yas Marina
Destaques das equipes
Não dá para negar: a revelação da temporada 2024 da Fórmula 1 é Lando Norris. Afinal, o piloto da McLaren venceu em Miami, Holanda e Singapura, além de terminar no pódio na Austrália, China, Emilia-Romagna, Canadá, Espanha, Inglaterra, Hungria e Itália. Mas, além de alcançar a parte de cima da classificação, o atleta também colocou a equipe laranja em evidência depois de anos em situações nada animadoras.
Norris tem grandes chances de vencer o Mundial. Se isso acontecer, ele quebrará o domínio da Red Bull e colocará a McLaren de volta ao topo depois de 16 anos, quando Lewis Hamilton venceu em 2008. Mas não vai ser fácil tirar a coroa de Max Verstappen.
Falando no holandês, ele é o grande destaque na Red Bull pelo quarto ano seguido. Porém, o desempenho do piloto caiu tanto que a última vez que terminou em primeiro lugar foi em junho. Aliás, seu último pódio foi em Singapura, no final de setembro, com a segunda posição. Apesar das dificuldades, o tricampeão ainda é o favorito a ganhar o campeonato.
Charles Leclerc, o monegasco da Ferrari, se permite sonhar com o título. Lewis Hamilton e George Russell, da Mercedes, não são candidatos, mas, se compararmos com as últimas edições, ambos melhoraram suas performances nas pistas.
Como está a classificação de pilotos da Fórmula 1 2024?
Com 331 pontos, Max Verstappen, da Red Bull, lidera a classificação dos pilotos da Fórmula 1 em 2024. Lando Norris, da McLaren, é a grande surpresa do Mundial, com 279 pontos, em segundo lugar. Desde o início da temporada, o britânico briga de igual para igual com Verstappen em cada uma das etapas.
São distribuídas pontuações para os 10 melhores. O competidor que cruzar a bandeira quadriculada primeiro no Grande Prêmio ganha 25 pontos, enquanto o segundo colocado fatura 18, o terceiro 15, e assim sucessivamente até o décimo, que leva somente um ponto.
Ficou curioso? Então confira como está a classificação atualizada dos pilotos na Fórmula 1.
- Max Verstappen (Red Bull) – 331 pontos
- Lando Norris (McLaren) – 279 pontos
- Charles Leclerc (Ferrari) – 245 pontos
- Oscar Piastri (McLaren) – 237 pontos
- Carlos Sainz (Ferrari) – 190 pontos
- Lewis Hamilton (Mercedes) – 174 pontos
- George Russell (Mercedes) – 155 pontos
- Sergio Perez (Red Bull) – 144 pontos
- Fernando Alonso (Aston Martin) – 62 pontos
- Nico Hulkenberg (Haas) – 24 pontos
- Lance Stroll (Aston Martin) – 24 pontos
- Yuki Tsunoda (RB Honda) – 22 pontos
- Alexander Albon (Williams) – 12 pontos
- Daniel Ricciardo (RB Honda) – 12 pontos
- Pierre Gasly (Alpine) – 8 pontos
- Oliver Bearman (Haas) – 7 pontos
- Kevin Magnussen (Haas) – 6 pontos
- Esteban Ocon (Alpine) – 5 pontos
- Franco Colapinto (Williams) – 4 pontos
- Zhou Guanyu (Kick Sauber) – 0 ponto
- Logan Sargeant (Williams) – 0 ponto
- Valtteri Bottas (Kick Sauber) – 0 ponto