Início » Automobilismo » Fórmula 1 » Conheça a história da Ferrari na F1, a marca mais famosa da categoria no automobilismo

Conheça a história da Ferrari na F1, a marca mais famosa da categoria no automobilismo

Publicado em:

Última atualização:

A história da F1 se confunde com a da Ferrari. Isso porque a marca italiana é a mais famosa da modalidade no automobilismo. A jornada da Scuderia Ferrari Formula 1 inclui tantas histórias que é atualmente a equipe mais antiga em atividade na categoria. A seguir, conheça a sua criação e a história da Ferrari F1.

Início da Ferrari no automobilismo

A Scuderia Ferrari foi fundada em 1929 por Enzo Ferrari e competiu como equipe de corrida da Alfa Romeo. Entretanto, em 1938, a Alfa Romeo optou por entrar no automobilismo com o seu próprio nome, instituindo a Alfa Corse. Desse modo, a Ferrari começou a trabalhar com um carro de sua autoria em 1939, o Tipo 815.

Durante o período da Segunda Guerra Mundial, a Ferrari tinha sede em Modena. Porém, após o término da guerra, a equipe construiu uma fábrica em Maranello, também na Itália, em 1947.

Desde então, a Scuderia e a fábrica permanecem na cidade. A Ferrari também possui uma pista de testes no local, o Circuito de Fiorano, construído em 1972.

O famoso logo do cavalo é em homenagem ao símbolo do avião do piloto Francesco Baracca, morto na Primeira Guerra Mundial. Enzo Ferrari era amigo da família de Baracca e o fez em sua homenagem.

O começo da Ferrari na F1

O Campeonato Mundial de F1 foi estabelecido em 1950 e a Scuderia Ferrari entrou na primeira temporada. Dessa maneira, se trata da única equipe a ter competido em todos os anos da Fórmula 1, desde a sua criação.

A primeira vitória da Ferrari na F1 aconteceu em 1951, quando o piloto argentino José Froilán González venceu o Grande Prêmio da Grã-Bretanha. Já o primeiro título do Campeonato Mundial aconteceu no ano seguinte.

A Ferrari corria com três pilotos, Alberto Ascari, Giuseppe Farina e Piero Taruffi. E foi o italiano Ascari quem levou o primeiro título da Scuderia.

Alberto Ascari venceu dois títulos com a Ferrari na F1, em 1952 e no ano seguinte, ou seja, em 1953. Dessa forma, é o segundo piloto com mais títulos mundiais pela marca.

Anos 2000: o domínio da Ferrari na F1

Até o fim do século XXI, a McLaren era a principal construtora da Fórmula 1. A marca britânica tinha 11 títulos mundiais na categoria do automobilismo. Porém, o domínio desta começou a ruir no fim do século.

No ano de 1996, a Ferrari contratou Michael Schumacher para quebrar o jejum da equipe de 15 anos sem um título. O piloto alemão já havia sido campeão mundial em duas oportunidades, 1994 e 1995. Entretanto, o primeiro título de Schumacher com a Ferrari na F1 veio só em 2000.

Daí em diante, o alemão e a construtora engataram a oitava marcha e conquistaram cinco títulos mundiais seguidos: 2000, 2001, 2002, 2003 e 2004. Com as vitórias, Schumacher se tornou o piloto com mais títulos da F1, com sete, apesar de que Lewis Hamilton alcançou a mesma marca em 2020.

A Ferrari, que já era a maior campeã da F1, conseguiu mais um título em 2007 e se tornou a construtora com mais títulos no campeonato de pilotos (15). O campeão em 2007 foi o finlandês Kimi Räikkönen. Entretanto, esse se tratou do último título da Scuderia, um jejum que já dura 17 anos.

Tempos atuais na Fórmula 1

A Ferrari conta com três pilotos na sua equipe da F1: Charles Leclerc, Carlos Sainz e Oliver Bearman. Além disso, Antonio Giovinazzi e Robert Shwartzman fecham o elenco como pilotos de teste.

Na atual temporada, a Ferrari está em terceiro no Campeonato Mundial de Construtores, atrás da McLaren e da Red Bull. Já no Mundial de Pilotos, Leclerc é o piloto da Scuderia com a melhor colocação, em terceiro.

No entanto, a Ferrari aposta em uma reviravolta no seu desempenho na F1. A construtora fechou com Lewis Hamilton que começa a correr pela Scuderia a partir de 2025. Além de ser um dos pilotos com mais títulos na Fórmula 1, Hamilton é quem mais venceu GPs na história do esporte, com 105 vitórias.