Esteban Ocon é um dos principais corredores na F1 e foi destaque da competição por muitos anos, representando a França nas pistas. Ele começou na Fórmula 1 em 2014, há 10 anos, porém, como muitos corredores, começou com o kart. Vamos entender quais são os principais recordes e a trajetória de Ocon nas pistas da F1.
Quem é o piloto Esteban Ocon?
A primeira experiência de Ocon com um carro de Fórmula 1 foi em 22 de outubro de 2014, dirigindo o Lotus E20 no Circuito Ricardo Tormo como parte de um teste de dois dias para a equipe Lotus F1. Uma semana depois, ele testou o Ferrari F10 no Circuito de Fiorano como prêmio pelo título da FIA Fórmula 3 Europeia. Além disso, no mês de novembro, o piloto fez sua estreia em um fim de semana de Grande Prêmio para a Lotus durante a primeira sessão de treinos no Grande Prêmio de Abu Dhabi.
Em maio de 2015, Esteban Ocon dirigiu no teste pós-corrida em Barcelona, convocado pela Force India, após Pascal Wehrlein se retirar devido a uma doença. Antes de conquistar o título da GP3, Ocon anunciou sua entrada para a equipe júnior da Mercedes.
Carreira na Manor
Na temporada de 2016, em 10 de agosto, Rio Haryanto foi dispensado da equipe Manor Racing após seus patrocinadores não cumprirem suas obrigações contratuais. Por consequência, Esteban Ocon foi nomeado seu substituto para a segunda metade da temporada, dirigindo ao lado de Pascal Wehrlein.
Ele fez sua estreia na Fórmula 1 no Grande Prêmio da Bélgica, terminando em décimo sexto. Seu melhor resultado foi um décimo segundo lugar no Grande Prêmio do Brasil, afetado pela chuva, onde ele saiu da zona de pontuação na última volta. Além disso, com esse resultado colocou Ocon em 23º no Campeonato de Pilotos, à frente de Haryanto.
Passagem pela Force India
Esteban Ocon ingressou na Force India em 2017 como parte de seu contrato com a Mercedes, tendo Sergio Pérez como companheiro de equipe. Ele marcou seu primeiro ponto na Fórmula 1 na estreia pela equipe no Grande Prêmio da Austrália. Além disso, ele continuou a pontuar nas quatro corridas seguintes, incluindo um quinto lugar na Espanha.
Apesar de uma sequência de doze pontuações consecutivas, Ocon frequentemente se envolveu em colisões com Pérez, incluindo incidentes no Canadá, Azerbaijão e Bélgica. Seu melhor resultado de qualificação veio no Grande Prêmio da Itália, onde largou em terceiro. Ocon terminou a temporada em oitavo no campeonato, com 87 pontos, enquanto Pérez somou 100.
Esteban Ocon alcançou sua primeira – e única até agora – vitória na Fórmula 1 ao triunfar no tumultuado GP da Hungria, em 2021, superando pilotos como Sebastian Vettel e Lewis Hamilton, no circuito de Hungaroring. Ele terminou a temporada em 11º no campeonato, com 74 pontos.
Onde esteve Ocon nas temporadas recentes?
Desde 2021, o piloto esteve com a equipe Alpine, braço esportivo da Renault. Na primeira corrida, o Grande Prêmio do Bahrein, Sebastian Vettel atingiu Ocon, que terminou em 13º. Ele conquistou os primeiros pontos da equipe no Grande Prêmio da Emilia Romagna.
Em 2022, Ocon permaneceu na Alpine e conseguiu o 7º lugar no Grande Prêmio do Bahrein, e o 4º lugar no Grande Prêmio do Japão. No ano de 2023, Ocon enfrentou várias dificuldades e penalidades. Porém, seu melhor resultado foi um 3º lugar no Grande Prêmio de Mônaco.
No entanto, em 2024, Esteban Ocon teve um desempenho irregular com a Alpine, resultando na saída do corredor e na sua mudança para a Haas na temporada de 2025, ao lado do novato Oliver Bearman.