A Fórmula 1, principal categoria do automobilismo mundial, é uma febre entre entusiasta do mundo todo, principalmente por suas corridas. O calendário de 2024 conta com 5 Grande Prêmios noturnos. Além disso, outra novidade para a temporada é o recorde de corridas, serão 24 ao todo. Desse modo, confira todas as corridas da Fórmula 1 da temporada.
Corridas noturnas na Fórmula 1 no Oriente Médio
A temporada 2024 começou com uma grande novidade: as duas primeiras corridas da Fórmula 1 foram realizadas a noite no horário local. O GP do Bahrein deu início a temporada da F1.
E assim como terminou o ano de 2023, Max Verstappen iniciou o calendário vencendo. O companheiro de equipe da Red Bull Racing, Sergio Pérez, ficou com a segunda colocação e Carlos Sainz da Ferrari completou o pódio.
Na Arábia Saudita, segunda corrida da F1, a Red Bull voltou a fazer a dobradinha com Verstappen em primeiro e Pérez em segundo. Dessa vez, a Ferrari teve outro representante no pódio, o monegasco Charles Leclerc.
As duas primeiras corridas do calendário da Fórmula 1 aconteceram aos sábados. Isso aconteceu para respeitar as tradições do Ramadã. Dessa forma, o público poderia aproveitar o Grande Prêmio sem infringir as culturas locais de dedicar o domingo para a abstinência.
Corridas na Oceania e Ásia
As próximas corridas da Fórmula 1 foram na Oceania e na Ásia, sendo que o GP da Austrália foi o ponto de partida. Pela primeira vez na temporada, um piloto de fora da Red Bull venceu a corrida.
Nesse sentido, o autor do feito foi Carlos Sainz. Além disso, a Ferrari foi de dobradinha no pódio com Leclerc na segunda posição. E Lando Norris, da McLaren, completou o pódio.
Entretanto, a Red Bull voltou a fazer a dobradinha no GP do Japão com Max Verstappen em primeiro e Pérez em segundo. Carlos Sainz, por sua vez, ficou com a terceira posição.
Para fechar as três corridas do oriente na Fórmula 1, Verstappen voltou a vencer na China. Lando Norris terminou em segundo e Sergio Pérez, em terceiro.
Temporada de corridas em maio e junho da Fórmula 1
As corridas de maio e junho da Fórmula 1 revesaram entre Grande Prêmios na América do Norte e na Europa. O primeiro destino da F1 foi em Miami, nos Estados Unidos. Pela primeira vez na temporada, Lando Norris venceu a corrida. Verstappen terminou em segundo e Leclerc, em terceiro.
A próxima parada foi o GP da Emilia Romagna, na Itália. Contudo, a vitória foi novamente de Verstappen com Lando Norris e Charles Leclerc completando o pódio.
Correndo em casa, Leclerc venceu o GP de Mônaco e, dessa forma, a Ferrari conseguiu sua segunda vitória na temporada. Oscar Piastri da McLaren foi o segundo e Sainz ficou em terceiro.
De volta à América do Norte, o GP do Canadá teve vitória de Max Verstappen. Lando Norris terminou a corrida em segundo. Entretanto, tivemos uma surpresa na temporada: o primeiro pódio da Mercedes foi com George Russell, terminando em terceiro.
A próxima parada foi o GP da Espanha. Desse modo, Max Verstappen garantiu a sétima vitória na temporada e Lando Norris terminou em segundo. Porém, Lewis Hamilton, da Mercedes, apareceu pela primeira vez no pódio com a terceira colocação.
O GP da Áustria fechou as corridas da Fórmula 1 em junho, com novidade no vencedor. Dessa forma, George Russell conquistou a primeira vitória da Mercedes na temporada. Piastri fechou o GP em segundo e Sainz em terceiro.
Seis corridas seguidas da Fórmula 1 na Europa
Entre os meses de julho a setembro, seis corridas da Fórmula 1 aconteceram na Europa. O ponto de partida foi no clássico GP da Grã-Bretanha e Lewis Hamilton conquistou sua vitória em casa. Verstappen ficou em segundo e o também inglês, Lando Norris, completou o pódio.
A próxima corrida foi na Hungria e mais um piloto que não tinha vencido até então terminou em primeiro. O vencedor da vez foi Oscar Piastri. Lando Norris ficou com a segunda colocação e Hamilton terminou em terceiro.
Além disso, o heptacampeão voltou a ganhar uma corrida da Fórmula 1, o GP da Bélgica. Piastri foi segundo e Leclerc ficou em terceiro.
No GP da Holanda, Lando Norris estragou a festa de Verstappen e venceu a corrida na casa do adversário. O piloto da Red Bull ficou em segundo e Leclerc terminou em terceiro.
O circuito de Monza foi a parada seguinte do Campeonato Mundial e teve vitória da Ferrari e dobradinha da McLaren no pódio. Ou seja, Leclerc terminou em primeiro, Piastri em segundo e Norris em terceiro.
A última corrida da perna europeia foi o GP do Azerbaijão e teve piloto mantendo o bom desempenho. Por sua vez, o campeão do circuito foi Oscar Piastri, com Leclerc e Russell fechando o pódio.
Corrida de Singapura
A 18ª corrida da Fórmula 1 aconteceu em Singapura. O GP do Circuito Urbano de Marina Bay se deu à noite, sendo umas das cinco corridas noturnas da temporada.
A McLaren, primeira colocada no Campeonato de Construtores, fez dobradinha no pódio com a vitória de Lando Norris e o terceiro lugar de Piastri. Todavia, a Red Bull, que está atrás da McLaren na disputa, ficou em segundo com Max Verstappen.
Fórmula 1 com corridas nas Américas
As próximas corridas da Fórmula 1 acontecem nas Américas. Dessa forma, a primeira parada é o GP dos Estados Unidos em Austin, no Texas. Charles Leclerc é o atual campeão do circuito.
Depois, a Fórmula 1 visita o México, no Autódromo Hermanos Rodríguez, na Cidade do México, capital do país. Assim como no GP dos Estados Unidos em 2023, Charles Leclerc também venceu no México.
A parada seguinte é em Interlagos, no GP do Brasil. Max Verstappen é o atual campeão no Autódromo José Carlos Pace.
A última corrida do continente americano é o polêmico GP de Las Vegas. O evento passou a fazer parte da F1 no ano passado e foi cercado de reclamações por parte dos pilotos. Além disso, a corrida dá início aos eventos que acontecem 1a noite.
Oriente Médio fecha temporada da Fórmula 1
As últimas duas corridas da Fórmula acontecem no Oriente Médio e são noturnas. O motivo de os eventos acontecerem à noite se deve às altas temperaturas da região. A primeira parada é no GP do Catar no dia 1 de dezembro e o GP de Abu Dhabi fecha o calendário da F1 2024.