O reinado de Max Verstappen na Fórmula 1 está ameaçado. Com a queda no rendimento do holandês, outros pilotos estão vivos na briga pelo título da elite do automobilismo em 2024. Se você quer ficar por dentro da classificação da Fórmula 1, acompanhe a análise das equipes e saiba como estão os competidores.
Análise das equipes e pilotos na classificação da Fórmula 1
A Fórmula 1 é um espetáculo. Carros potentes, pilotos talentosos, ultrapassagens emocionantes e os lugares mais lindos do mundo formam o campeonato mais desafiador e intenso do automobilismo. Disputado todos os anos, o calendário da FIA reúne mais de 20 provas em cinco continentes.
Max Verstappen venceu o torneio por três anos seguidos (2021, 2022 e 2023), assim como a Red Bull também ampliou domínio no Campeonato de Construtores. Entretanto, em 2024, o cenário é completamente diferente, já que a taça pode ir para outra equipe.
Mas, afinal, quem são os favoritos? Quais times estão na briga? Confira, então, a análise da reta final da classificação da Fórmula 1.
A Red Bull vai conseguir manter a hegemonia?
Max Verstappen é o líder com 354 pontos. Em 2024, o holandês venceu Bahrein, Arábia Saudita, Japão, China, Emilia-Romagna, Canadá e Espanha. Apesar do bom retrospecto, o tricampeão não ganha há quatro meses. Apesar da desastrosa trajetória, ele ainda é favorito a subir no lugar mais alto do pódio no fim da temporada.
Sergio Perez, entretanto, não briga pelo título. Com 150 pontos, o mexicano está em oitavo na classificação. A Red Bull, enquanto isso, é a segunda entre os construtores, com 504 pontos, atrás da McLaren. É uma situação complicada, mas não impossível de reverter.
McLaren é a grande surpresa
Depois de anos fora dos holofotes, a McLaren está de volta. Em 2024, o elenco laranja é a revelação da Fórmula 1. Com 544 pontos, o time lidera o Campeonato de Construtores, sendo favorito ao título.
Enquanto isso, Lando Norris é o segundo entre os pilotos, com 297 pontos, e Oscar Piastri o quarto, com 247. Lando tem chances de faturar o Mundial, já que compete de igual para igual com Verstappen. Até aqui, Lance soma triunfos em Miami, Holanda e Singapura. Já Oscar, ganhador na Hungria e Azerbaijão, não tem forças para ser campeão.
Ferrari e a dupla de talentosos pilotos
A Ferrari surpreendeu nas últimas edições. Em 2024, Charles Leclerc é o terceiro colocado, com 275 pontos, e ainda pode conquistar o Mundial. Porém, para o sonho se tornar realidade, ele terá que ganhar todas as próximas corridas e, consequentemente, torcer para Verstappen e Lando não pontuarem. O monegasco venceu o Grande Prêmio de Monaco, Itália e Texas.
Já Carlos Sainz, em quinto lugar com 215, está longe das primeiras posições. A Ferrari vem em terceiro lugar, com 496, e ainda pode beliscar a premiação se os atletas melhorarem seus respectivos desempenhos na reta final.
A decepção da Mercedes em 2024 na classificação da Fórmula 1
Depois de passar os últimos dois anos sofrendo, Lewis Hamilton finalmente reagiu. Porém, será difícil para o britânico alcançar a liderança, já que ocupa o sexto lugar, com 177 pontos. Ele passou em primeiro pela bandeira quadriculada na Inglaterra e Bélgica. George Russell, segundo piloto da Mercedes, também não briga pelo troféu, aparecendo em sétimo lugar com 167 pontos.
A Mercedes também não tem força para competir entre os construtores, com 344 pontos.
A queda da Aston Martin
Fernando Alonso e Lance Stroll, nono e 11º colocados na classificação da Fórmula 1, com 62 e 24 pontos, respectivamente, estão fora da briga pelo título. Eles, inclusive, não venceram nenhuma corrida. O cenário é o mesmo para a equipe, com 86 pontos, no Campeonato dos Construtores.
RB e a decepção entre os pilotos
Outra equipe que não tem chance de título na temporada é a RB. Yuki Tsunoda, em 12º lugar, com 22 pontos, e Daniel Ricciardo, em 14º, com 12, pouco aparecem entre os melhores da competição. Liam Lawson, substituto de Ricciardo, também não luta pelo troféu.
Com 36 pontos, a RB sabe que apenas cumpre tabela.
Haas e o sonho impossível
A Haas, sexta colocada no Campeonato de Construtores com 38 pontos, não briga pelo título da Fórmula 1. O cenário é o mesmo para os seus dois pilotos, Nico Hulkenberg, com 29 pontos, em 10º lugar, e Kevin Magnussen, 15º, com oito. Eles, inclusive, não ganharam nenhuma corrida.
Williams e a briga por boas posições
A Williams sabe que não é candidata a nada em 2024, mas a equipe tem como objetivo alcançar boas colocações tanto na classificação entre os pilotos como em times. No total, soma 17 pontos, longe dos potentes adversários.
Enquanto isso, Alexander Albon e Franco Colapinto (13º e 18º lugar, com 12 e cinco pontos respectivamente) sequer sonham com o troféu. A única possibilidade é a parte da frente do grid na classificação da Fórmula 1.
Alpine e jovens talentos
Pierre Gasly tem surpreendido positivamente nas pistas da Fórmula 1, mas não ultrapassou a bandeira quadriculada nenhuma vez em 2024. Sendo assim, o francês é o 16º, com oito pontos. Não briga por nada.
Já Esteban Ocon também cumpre tabela, enquanto aparece em 19º, com cinco pontos. A Alpine é a penúltima entre as equipes, com 13 pontos.
Kick Sauber na classificação da Fórmula 1
Apesar de ser uma novidade na elite do automobilismo, a Kick Sauber não tem bons resultados. Entre os Construtores, é a última, sem pontos marcados. Zhou Guanyu e Valtteri Bottas aparecem também em último na classificação, zerados e sem sucesso entre as provas.
Onde assistir à Fórmula 1?
Os treinos classificatórios e as corridas da Fórmula 1 são transmitidas ao vivo pela TV Bandeirantes, para todo o país. Também é possível assistir a F1 no site oficial da Band e no aplicativo Bandplay, gratuito para todos os usuários em território nacional. Outra opção é a F1 TV, serviço de streaming por assinatura da FIA.
Enquanto isso, os treinos livres são exibidos com exclusividade no canal pago Bandsports, sempre às sextas. Entre em contato com a sua operadora de televisão caso não tenha a emissora em sua programação.