Início » Automobilismo » Fórmula 1 » Veja a história do Circuito de Lusail na Fórmula 1

Veja a história do Circuito de Lusail na Fórmula 1

Publicado em:

Última atualização:

Estamos chegando ao final de mais uma temporada da Fórmula 1 e, nas próximas semanas, saberemos quem será o grande vencedor da edição de 2024. Max Verstappen e Lando Norris, após Interlagos, terão apenas mais três provas para disputar, sendo uma delas o Grand Prix do Qatar, realizado justamente no Circuito Internacional de Lusail. Sendo assim, antes de partir para a corrida, que tal conhecer um pouco a história do local em si?

Caso tenha interesse, veja o texto abaixo e saiba mais. Iremos mostrar o ano de fundação da pista e também revelar outras curiosidades que a envolvem.

A criação do Circuito Internacional de Lusail

Tendo sua localização a 22 milhas (quase 35 quilômetros) do norte de Doha, capital do Qatar, o circuito de Lusail é uma das atrações mais interessantes de todo o país. O local demorou um ano para ser feito e surgiu em 2004, custando cerca de 58 milhões de dólares (equivalente a mais de R$ 300 milhões) à Qatar Motor e à Motorcycle Federation, responsáveis por sua criação.

De início, o projeto visava apenas atender à provas de motociclismo. Inclusive, vale destacar que a pista realizou a primeira etapa do torneio de MotoGP à noite em 2008. Todavia, com o passar do tempo, foi atendendo a outras categorias, como a WTCC (World Touring Car Championship) em 2015 e, posteriormente, a Fórmula 1 em 2021.

Dessa forma, ao contrário de Silverstone ou até mesmo Interlagos, Lusail não é tão tradicional no automobilismo. No entanto, não significa que não tenhamos corridas emocionantes acontecendo por lá.

Layout do Circuito Internacional de Lusail

E quais são as dimensões do lugar? No que se refere à F1, são:

  • 5.419 quilômetros de extensão da pista;
  • 308.611 quilômetros de distância total;
  • Reta principal de quase um quilômetro;
  • 57 voltas.

Somando a esse ponto, existe uma grande quantidade de grama artificial no trajeto que é útil para impedir a entrada de areia do deserto ao lado. Além disso, vale destacar que ele também abriga a corrida de noite, assim como na MotoGP, e, não à toa, o Circuito de Lusail possui vários refletores noturnos.

Quais são os maiores vencedores da F1 nesse circuito?

E quanto aos corredores? Quais deles tiveram mais sucesso por lá? Considerando que até agora só tivemos duas etapas da F1 no local, apenas dois nomes a venceram, são eles:

Ressaltando que não tivemos uma prova em 2022 porque o Qatar focou seus esforços em sediar a Copa do Mundo de Futebol.

Até quando teremos a pista no calendário da Fórmula 1?

De acordo com o site da própria competição, o evento assegurou um acordo de dez anos com a modalidade a partir do último ano. Ou seja, teremos a prova de Lusail, em tese, até 2032.

Isso faz com que, no geral, existam quatro provas no Oriente Médio, as outras sendo no Bahrein, Arábia Saudita e Emirados Árabes. Será que isso será bom para a categoria a longo prazo? Ao longo do tempo teremos essa resposta.