A temporada de 2024 da Fórmula 1, ao contrário do que se previa, está sendo bem emocionante e pode contar com um campeão inédito após seu encerramento. No caso, a McLaren, com Lando Norris na segunda colocação, tentará tirar a diferença de pontos que ainda existe em relação ao holandês Max Verstappen. Já Verstappen, por sua vez, irá fazer de tudo para que o carro da Red Bull, que estão longe de ser a força que eram, rendam ao máximo para garantir o seu tetracampeonato da competição.
Leia o texto a seguir para entender mais sobre essa questão. Vamos explorar os possíveis motivos que levaram a RBR a esse cenário delicado e tentar entender de que forma isso se relaciona com o veículo.
A crise na Red Bull
Em primeiro lugar, é preciso entender que, desde o início do ano, mesmo com Max vencendo e dominando boa parte das corridas, o clima na equipe já não era o dos melhores.
Isso porque uma de suas grandes figuras, Christian Horner, acabou sendo envolvido em uma polêmica fora das pistas. O chefe do time foi acusado de ter condutas impróprias, de cunho sexual, com uma funcionária. O caso, inclusive, chegou a ser julgado internamente e Horner, que correu o risco de sofrer graves punições, acabou sendo inocentado ao final.
Todavia, segundo vários tabloides europeus, um dia após o veredito, uma fonte anônima divulgou uma pasta com 79 provas de denúncia no início de março. Isso acabou por gerar ainda mais atrito dentro na organização e, mesmo com Christian atualmente no cargo, há muita desconfiança sobre o futuro da equipe.
E como isso afeta o carro em si?
Embora não necessariamente relacionado com o veículo, pode-se dizer que o caso do dirigente foi o início do fim da dominância da Red Bull como conhecemos. Afinal, a partir daí, várias peças importantes, como o engenheiro e projetista Adrian Newey, acabaram por sair de seus cargos e procuraram outras equipes no grid. É verdade que nenhuma citou Horner como o principal culpado por tomarem essas decisões, mas o timing que elas aconteceram leva a crer nesse cenário.
Aliás, o pai de Max, Jos Verstappen, critica abertamente o chefe da RBR desde então. Em entrevista recente à Motorsport, ele menciona que alertou sobre o cenário: “Era sobre isso que eu avisei…A equipe então diz ‘oh, não importa, temos outra pessoa’, mas são muitas pessoas agora (que decidem sair)”.
Problemas em partes técnicas no carro da Red Bull
Também é preciso mencionar que o carro tem já alguns problemas técnicos desde Barcelona em 2023. E segundo Horner, as atualizações que foram feitas na parte traseira durante a última temporada podem ter afetado o atual cenário. Todavia, com as complicações aparecendo mais no carro de Pérez, e não de Max, deixaram de dar a devida importância.
Além disso, agora com uma nova equipe para 2025 , a resolução dos problemas parece estar distante. O próprio Newey menciona que não contribui com o desenvolvimento do veículo desde abril. Dessa forma, restará aos fãs da RBR torcerem para que, no mínimo, Verstappen não perca o seu troféu.