Caso você seja fã de automobilismo, deve saber que esse fim de semana é bem especial para a Fórmula 1. Afinal, teremos a edição de 2024 do GP do Brasil e poderemos ficar bem perto de saber quem será o campeão mundial dessa temporada: Max Verstappen ou Lando Norris. O palco, como sempre, será o Autódromo de Interlagos, a casa da velocidade em todo o país e um dos circuitos mais emocionantes e imprevisíveis do mundo atualmente.
No texto a seguir, é justamente sobre ele que iremos contar. Veja como surgiu o autódromo, há quanto tempo ele sedia o Grande Prêmio brasileiro, os seus maiores vencedores e outras características.
O surgimento do Autódromo de Interlagos
Batizado oficialmente de Autódromo José Carlos Pace, o circuito de Interlagos nasceu em 12 de maio de 1940. Sua localização é próxima ao bairro de Interlagos, perto do distrito de Socorro.
O responsável pela sua construção foi Louis Romero Sanson, engenheiro britânico e dono da empresa de construção Auto-Estradas. Ele, juntamente com o urbanista francês, Alfred Agache, elaboraram o projeto do Bairro Balneário Satélite da Capital, que seria voltado às classes mais ricas da cidade paulistana em meados da década de 1920, e nesse bairro haveria justamente o autódromo.
Tudo correu bem no início, todavia, por conta da crise americana de 1929 e a Revolução de São Paulo em 1932, houve uma paralisação das construções. A partir daí, o projeto só retornaria à pauta na década seguinte, momento em que as corridas automobilísticas faziam sucesso no país. Isso, aliás, ajudou o circuito de Interlagos a ser finalizado.
A pista teria influências dos autódromo de Indianápolis (Estados Unidos), Monthony (França) e Brooklands (Inglaterra) e um grupo liderado pelo piloto Manoel de Teffé seria o primeiro a andar nela.
Quando o Autódromo de Interlagos entrou na F1?
Mas, afinal, qual foi o momento na história que o circuito entrou na F1? Em 1972. Na ocasião, em uma prova “teste”, o argentino Carlos Reutemann acabou saindo vencedor em quase uma hora e 37 minutos. Desde então, ela vem sendo palco do GP do Brasil (até 2019) e do GP de São Paulo (a partir de 2021).
Os maiores vencedores do Autódromo de Interlagos na F1
Agora é hora de conhecer os pilotos que mais venceram nessa pista. Ressaltando que, durante um período na história, o Grande Prêmio brasileiro foi feito em Jacarepaguá, logo, os maiores vencedores do torneio podem não ser os com mais sucesso no circuito. O ranking dos três primeiros possui os seguintes nomes:
Michael Schumacher: quatro vitórias
O alemão venceu nos anos de 1994 e 1995 pela Benetton e em 2000 e 2002 pela Ferrari.
Lewis Hamilton: três vitórias
Em seguida, temos o britânico Sr. Lewis Hamilton, que venceu em 2016, 2018 e 2021 pela Mercedes.
Sebastian Vettel: três vitórias
Fechando o ranking, outro alemão, Sebastian Vettel, venceu em 2010 e 2013 com a Red Bull e em 2017 com a Ferrari.
O brasileiro com mais vitórias no Autódromo de Interlagos
Por fim, vale a pena mencionar que os pilotos brasileiros mais vitórias nesse autódromo são três: Emerson Fittipaldi (1973 e 1974), Ayrton Senna (1991 e 1993) e Felipe Massa (2006 e 2008).