Início » Lutas » UFC » UFC 300: o que esperar das lutas e dos brasileiros em ação

UFC 300: o que esperar das lutas e dos brasileiros em ação

Publicado em:

Última atualização:

Cercado de expectativa, o UFC 300 acontecerá no dia 13 de abril, na T-Mobile Arena, em Las Vegas, nos Estados Unidos. Para celebrar este número redondo, o maior evento de artes marciais mistas do mundo preparou nada menos do que três disputas de cinturão, cabendo ao brasileiro Alex “Poatan” Pereira enfrentar o americano Jamahal Hill na luta principal da noite, que valerá o título dos meio-pesados.

As outras duas disputas de cinturão caberão aos combates entre as chinesas Zhang Weili e Xiaonan Yan, pelo palha feminino, e os americanos Justin Gaethje e Max Holloway, de peso leve, que lutarão pelo “título” de BMF (explicaremos abaixo). Dos 26 lutadores que estarão em ação no UFC 300, nada menos do que 12 são ou já foram campeões do Ultimate.

Onde assistir ao UFC 300 ao vivo

Como o fã das artes marciais mistas se acostumou, todas as lutas do UFC 300 serão transmitidas ao vivo pelo canal Combate, na TV paga, a partir das 19h (horário de Brasília). No entanto, uma novidade estreará justamente na edição 300: todas as lutas do card preliminar poderão ser vistas no Canal GOAT, no Youtube. 

Poatan coloca o cinturão em disputa

Poatan, que virou o soberano dos meio-pesados ao vencer por nocaute o tcheco Jiri Prochazka, em novembro de 2023, fará sua primeira defesa de cinturão na categoria, contra Jamahal Hill, detentor de um histórico de 12 vitórias em 13 lutas.

É preciso ressaltar que o título dos meio-pesados era justamente de Hill até novembro do ano passado, mas o americano precisou ficar no estaleiro por quase um ano após passar por uma cirurgia no tendão de Aquiles. Com isso, o cinturão ficou vago e foi colocado em disputa no UFC 295, que teve o combate entre Poatan e Prochazka como atração principal da noite.

Vale lembrar que, antes do título dos meio-pesados, o brasileiro já foi o detentor do cinturão do peso médio, quando chocou o mundo ao nocautear o nigeriano Israel Adesanya, em novembro de 2022. Meses mais tarde, Adesanya daria o troco em Poatan, recuperando o cinturão.

Poatan tem nove vitórias no UFC, sendo sete por nocaute ou nocaute técnico, incluindo nomes como os já citados Adesanya e Prochazka, além de Jan Blachowicz e Sean Strickland, e apenas duas derrotas: para o próprio nigeriano e para Quemuel Ottoni, esta no longínquo ano de 2015.

Os brasileiros em ação no UFC 300

Sete brasileiros subirão ao octógono em Las Vegas. Além de Alex Poatan, estarão em ação Charles do Bronx, Deiveson Figueiredo, Diego Lopes, Renato Moicano, Jéssica Andrade e Marina Rodriguez. As duas últimas citadas, aliás, farão o confronto verde e amarelo no UFC 300.

Charles do Bronx, que tem histórico de 34 vitórias e nove derrotas na categoria, enfrentará o armênio Arman Tsarukyan, que perdeu apenas três vezes em 24 combates. Deiveson Figueiredo, o Deus da Guerra, triunfou 22 vezes em 25 lutas e irá encarar agora o americano Cody Garbrandt.

Diego Lopes, com histórico de 23 vitórias e seis derrotas, lutará contra o nigeriano Sodiq Yussuff, que perdeu apenas três de seus 16 combates. Já Renato Moicano, com cartel de 18 vitórias e cinco derrotas, além de um empate, terá pela frente o americano Jalin Turner, que venceu 14 de suas 21 lutas.

Por fim, Jéssica Bate-Estaca e Marina Rodriguez farão um confronto brasileiro. Jéssica venceu 25 de seus 37 confrontos no UFC, ao passo que Marina ganhou 17 vezes e perdeu apenas três.

Lutas do UFC 300

O UFC 300 terá 13 lutas, sendo oito pelo card preliminar e cinco no card principal, que terá o duelo entre Poatan e Hill como atração principal. Além do título dos meio-pesados, estarão em jogo o cinturão BMF e o do peso palha feminino.

O que é o cinturão BMF?

Estranhou esta sigla? Literalmente, ela significa “baddest mother f*cker”, ou seja, o “filho da mãe” mais durão do UFC. Este cinturão, que não é propriamente um título, nasceu em 2019, de uma espécie de bravata feita por Nate Diaz antes de encarar Jorge Masvidal. Dana White, o todo-poderoso do UFC, comprou a ideia e criou o cinturão BMF especificamente para a luta, que acabou vencida por Masvidal após o combate ser interrompido por conta de um corte acima do olho de Nate Diaz.

A ideia era que o cinturão nunca mais entrasse em cena, mas isso mudou mais de três anos depois, com a aposentadoria de Masvidal. Assim, em julho de 2023, ele voltou a ser disputado, desta vez por Dustin Poirier e Justin Gaethje, que venceu e o levou para casa.

Agora, Gaethje o coloca em jogo contra Max Holloway. Quem será o lutador mais durão do Ultimate? A resposta virá no dia 13.

Card principal

  • Alex Poatan x Jamahal Hill – cinturão do meio-pesado (até 92,9 kg)
  • Zhang Weili x Xiaonan Yan – cinturão do palha feminino (até 52,1 kg)
  • Justin Gaethje x Max Holloway – peso leve e cinturão BMF (até 70,3 kg)
  • Bo Nickal x Cody Brundage – peso médio (até 83,9 kg)
  • Charles do Bronx x Arman Tsarukyan – peso leve (até 70,3 kg)

Card preliminar

  • Jiri Prochazka x Aleksandar Rakic – peso meio-pesado (até 92,9 kg)
  • Aljamain Sterling x Calvin Kattar – peso pena (até 65,7 kg)
  • Holly Holm x Kayla Harrison – peso galo feminino (até 62,1 kg)
  • Sodiq Yussuff x Diego Lopes – peso pena (até 65,7 kg)
  • Jalin Turner x Renato Moicano – peso leve (até 70,3 kg)
  • Jéssica Bate-Estaca x Marina Rodriguez – peso palha feminino (até 52,1 kg)
  • Jim Miller x Bobby Green – peso leve (até 70,3 kg)
  • Deiveson Figueiredo x Cody Garbrandt – peso galo (até 61,2 kg)

Lista dos maiores campeões do UFC

Atualmente, cabe aos Estados Unidos o posto de país com mais campeões do Ultimate. São quatro, dois a mais que o Brasil, que detém os títulos dos meio-pesados, com Alex Poatan, e do peso mosca, com Alexandre Pantoja.