Início » Outros Esportes » BMX Freestyle no Pré-Olímpico: Etapa Xangai

BMX Freestyle no Pré-Olímpico: Etapa Xangai

Publicado em:

Última atualização:

O ciclismo BMX Freestyle terá sua fase final de classificação no Pré-Olímpico para as os Jogos Olímpicos de Paris 2024 em duas etapas. A primeira etapa acontecerá em Xangai, em um evento de quatro dias. Além do BMX Freestyle, as categorias breaking, skateboard e escalada esportiva também farão parte do evento. Veja as datas das etapas:

  • Xangai (República Popular da China): 16 a 19 de maio
  • Budapeste (Hungria): 20 a 23 de junho

Serão 48 atletas disputando 12 vagas para as Olimpíadas, seis mulheres e seis homens. O Brasil conta com três representantes. 

Para além da classificação para Paris 2024, o evento de quatro dias em Xangai tem por objetivo proporcionar aos fãs uma experiência imersiva, ao combinar esporte, arte, música e cultura.

Programação 2024 da 1ª Fase Eliminatória do Pré-Olímpico de BMX Freestyle em Xangai

Veja abaixo a programação completa do evento esportivo em Xangai que faz parte da classificação dos atletas de ciclismo:

17 de maio: Fase Eliminatória (horário local)

  • BMX Freestyle Feminino: 10h – 12h20
  • BMX Freestyle Masculino: 15h – 17h20

18 de maio: Final (horário local)

  • BMX Freestyle Feminino: 10h – 11h30
  • BMX Freestyle Masculino: 12h45 – 14h15

Quem são os skatistas brasileiros que participam do Pré-Olímpico de BMX Freestyle?

Dos 44 atletas que disputarão uma vaga para as Olimpíadas, três são brasileiros. Confira os nomes:

  • Gustavo Batista de Oliveira (BRA)
  • Caio de Oliveira Sousa (BRA)
  • Eduarda Bordignon (BRA)

Como surgiu o BMX Freestyle?

A vertente do ciclismo BMX Freestyle foi inspirada no BMX Racing, que também é uma das verticais praticadas por ciclistas. O Freestyle nasceu na Califórnia na década de 70 e logo tomou notoriedade na mídia em competições de esportes radicais, especialmente os X-Games dos anos 2000. 

A União Ciclística Internacional (UCI), órgão regulador do ciclismo, organizou a primeira Copa do Mundo de BMX Freestyle em 2016, como parte do evento FISE (Festival Internacional de Esportes Radicais) daquele ano. Em 2020, o esporte fez parte das Olimpíadas na edição de Tóquio pela primeira vez na história.

Dentre os principais nomes que se destacaram desde a criação da vertente estão Bob Haro, Ron Wilkerson e Michael Domingues. 

Como funciona o BMX Freestyle?

Em resumo, a competição de BMX freestyle ocorre em um parque com elementos urbanos, onde os pilotos possuem 60 segundos para executar o maior número possível de manobras. As performances são avaliadas com base na dificuldade das manobras, na altura dos saltos e na criatividade e estilo demonstrados durante as apresentações.