Em 1976, o filme “Rocky, um lutador” chegava até os telespectadores, mostrando os desafios e a garra dos lutadores de boxe dentro e fora do ringue. Logo outros filmes entraram para a lista, ganhando espaço nos favoritos do público, mas também levantando o questionamento “como são divididas as categorias do Boxe?”
Para além dos filmes, nomes como Floyd Mayweather, Muhammad Ali, Sugar e Ray Robinson, além de Acelino “Popó” Freitas e Éder Jofre, aqui do Brasil, colaboraram para tornar o Boxe um dos esportes mais populares do mundo. Entenda mais sobre a história do esporte e como se dividem as categorias do Boxe.
História do Boxe: um breve resumo
Oficialmente, o Boxe só entrou para a história e assumiu a posição de esporte Olímpico em 1904, mas muito antes disso já se tem registros de lutas realizadas ainda na pré-história, seja como divertimento ou como defesa pessoal.
Para se ter uma ideia, nos Jogos Olímpicos da Antiguidade, mais precisamente a partir de 668 a.c., já se praticava o boxe, porém com apenas pedaços de couro nas mãos.
Veja também: Boxe e MMA – qual a diferença entre as modalidades?
Logo depois de um período de declínio, após a queda do Império Romano, o Boxe voltou do esquecimento na Inglaterra, por volta de XVIII, em competições amadoras. Por consequência do profissionalismo destes confrontos, o esporte conquistou seu espaço nas Olímpiadas no começo do século XX.
Como são divididas as categorias do Boxe e quantas são?
Criadas para emparelhar as disputas e torná-las mais justas e competitivas, as categorias do boxe são separadas entre homens e mulheres, considerando o peso do lutador.
Como são divididas as categorias do boxe masculino:
- Peso Palha: até 47.63 kg
- Peso Mosca-Ligeiro: até 48.99 kg
- Peso Mosca: até 50.80 kg
- Peso Super Mosca: até 52.16 kg
- Peso Galo: até 53.42 kg
- Peso Super Galo: até 55.34 kg
- Peso Pena: até 57.15 kg
- Peso Super Pena: até 58.97 kg
- Peso Leve: até 61.23 kg
- Peso Super Leve: até 63.50 kg
- Peso Meio-Médio: até 66.68 kg
- Peso Super Meio-Médio: até 69.85 kg
- Peso Médio: até 72.58 kg
- Peso Super Médio: até 76.20 kg
- Peso Meio Pesado: até 79.38 kg
- Peso Cruzador: até 90.71 kg
- Peso Ponte: até 101.60 kg
- Peso Pesado: mais de 90.71 kg
No momento em que falamos sobre as principais diferenças entre o boxe masculino e o feminino, identificamos primeiramente a divisão dos rounds (3 rounds de 3 minutos para os homens, e 4 rounds de 2 minutos para as mulheres), assim como o peso delimitado para cada categoria. Em outras palavras, a forma como são divididas as categorias do Boxe foram escolhidas para que as lutas sejam justas e equilibradas.
Como são divididas as categorias do Boxe feminino nas Olimpíadas
- Mosca: 48kg até 51 kg
- Pena: até 57kg
- Leve: até 60 kg
- Meio-Médio: até 69kg
- Médio: até 75 kg
Alguns dos principais nomes do Boxe profissional
Agora que você já sabe como são divididas as categorias do Boxe, que tal conhecer alguns dos principais nomes do esporte dentro e fora do Brasil?
Acelino “Popó” Freitas
Não dá para começar essa lista sem falar do baiano Popó, também conhecido como “Mão de Pedra”. Supercampeão Mundial Unificado graças aos seus 4 principais títulos internacionais, sem contar os demais que conquistou ao longo de seus 22 anos de carreira.
Confira os títulos do brasileiro:
- Campeão WBC do Mundo Hispano na categoria Peso Leve – 1996
- Campeão da IBF Latina de Peso Leve – 1997
- Campeão Brasileiro de Peso Leve – 1998
- Campeão WBO NABO de Super Pena – 1998
- Quatro títulos mundiais WBO/WBA (2 Super Pena e 2 Peso Leve – 1999, 2002, 204 e 2006
- Supercampeão por defender seu cinturão por dez lutas seguidas – 2003
Lembrando que o lutador era tão habilidoso, que como resultado, antes de perder sua primeira luta, Popó teve 9 anos de invencibilidade. O atleta se despediu dos ringues em 2017.
Muhammad Ali
Cassius Marcellus Clay Junior – também chamado Muhammad Ali após sua adesão ao islamismo em 1964 – é um dos boxeadores americanos mais famosos da história do esporte.
Visto que, ao todo, foram 62 lutas, com 57 vitórias, 37 nocautes e 5 derrotas. Confira os títulos do atleta:
- 6 títulos Golden Gloves de Kentucky
- 2 títulos Golden Gloves nacionais
- 1 título nacional do Amateur Athletic Union
- 1 medalha de ouro do Meio-Pesado nas Olimpíadas de Verão de 1960
Além disso, o lutador também conquistou 3 títulos mundiais, o primeiro como campeão dos pesos-pesados, em 1964, ao derrotar Sonny Liston. O segundo contra George Foreman, em 1974, e o terceiro em uma revanche contra Leon Spinks, em 1978.
Bia Ferreira
Com essa brasileira o Boxe vem de berço. Em resumo, ela é filha do boxeador bicampeão brasileiro Raimundo Oliveira Ferreira, e, com apenas 32 anos, conquistou a medalha de prata nas Olimpíadas de Tóquio, em 2020. Bia Ferreira foi a primeira brasileira a disputar uma final olímpica da modalidade.
Para seu currículo também guarda grandes vitórias como:
- Campeã dos Jogos Sul-americanos Cochabamba 2018
- Campeã dos Jogos Pan-americanos Lima 2019
- Campeã mundial na Rússia em 2019
Logo após ela também ganhou o 66º Bocskai István Memorial International Boxing Tournament, na Hungria, competindo na categoria até 63kg, a qual não estava acostumada. Em 2022, também conquistou a medalha de prata no mundial da Turquia.
Laila Ali
Filha do boxeador Muhammad, Laila Ali também tem seu espaço garantido nessa lista. Tornou-se campeã mundial na categoria de peso médio em 2002, título que manteve até sua aposentadoria, sendo invicta com 24 vitórias, com 21 por nocaute.
Ao longo de sua carreira, a boxeadora conquistou todos os títulos possíveis, como:
- WBC (Conselho Mundial de Boxe)
- WIBA (Women’s International Boxing Association)
- IWBF (International Women’s Boxing Federation)
- IBA (Associação Internacional de Boxe)
Por fim, Laila se aposentou em 2007 como uma das maiores lendas do boxe feminino.