Início » Apostas Esportivas » Olimpíadas » Saiba tudo sobre a medalhista de ouro do skate, a japonesa Coco Yoshizawa

Saiba tudo sobre a medalhista de ouro do skate, a japonesa Coco Yoshizawa

Publicado em:

Última atualização:

O skate vem tendo grande destaque nos Jogos Olímpicos desde sua primeira participação, ainda em Tóquio. Desde lá, os brasileiros ficaram com os olhos vidrados nas telonas para assistir Rayssa Leal fazer história e se tornar uma das maiores da modalidade. Conquistando o bronze nas Olímpiadas de 2024, a atleta canarinho foi muito exaltada nas redes. Entretanto, outra que chamou a atenção foi Coco Yoshizawa, que pegou o ouro na categoria.

Vencendo de forma incontestável, a esportista agora é dona da maior nota já registrada na competição street, com 96.49 em apenas uma manobra. Além disso, ela teve uma somatória total de 272,75.  A japonesa liderou a classificatória, somando 258.92, e repetiu o feito na grande final do torneio. Veja como ficou o ranking da disputa:

  • Coco Yoshizawa (Japão) – 272.75
  • Liz Akama (Japão) – 265,95
  • Rayssa Leal (Brasil) – 253,37
  • Cui Chenxi (China) – 241,56
  • Poe Pinson (Estados Unidos) – 222,34
  • Paige Heyn  (Estados Unidos) – 163,23
  • Funa Nakayama (Japão) – 79,77
  • Chloe Covell (Austrália) – 70,33

Ganhando com dominância na prova em que os brasileiros achavam que o ouro era certo, muitas pessoas foram procurar saber mais da competidora que executou os movimentos na pista armada na Place de la Concorde, em Paris, com frieza e precisão. E o mais assustador de tudo: ela ainda tem apenas 14 anos.

Quer saber mais sobre a carreira de Coco Yoshizawa? Acompanhe a leitura do artigo para ver mais de sua trajetória, títulos e estatísticas.

A trajetória profissional de Coco Yoshizawa no skate

Nascida no dia 22 de setembro de 2009 em Kanagawa, Coco Yoshizawa estreou no skate ainda muito nova. Com sete anos a atleta já participava de torneios por influência de seu irmão, que também é skatista. Assistindo os jogos de Tóquio, a jovem menina viu que podia levar os campeonatos da modalidade mais a sério ao ver Momiji Nishiya, que tinha 13 anos na época ganhar a medalha de ouro do evento.

Até aquele momento, a japonesa levava a prática como hobbie, entretanto, ao ver uma inspiração ganhar com um movimento que ela já sabia realizar, a vontade de competir profissionalmente falou mais alto. Dali em diante, Coco Yoshizawa começou a ter destaque em todos os torneios em que ela participava. Ela disputou campeonato nacional japonês naquele ano e ficou em quinto lugar.

Vale destacar que sua preparação para os Jogos de Paris também a colocava como uma das favoritas ao pódio, já que a esportista ficou em segundo lugar no torneio Uprising Tokyo de 2023 e em quinto lugar no Campeonato Mundial. 

Em sua última temporada antes das Olímpiadas 2024, a skatista também ganhou o bronze no World Skateboarding Tour Dubai de 2024, competindo no evento de Skate Street e ficou em terceiro lugar na Olympic Qualifier Series. Na França, ao lado de Rayssa Leal e sua companheira de federação Liz Akama, ela conseguiu realizar com sucesso um big spin flip frontside boardslide, que a fez garantir o primeiro lugar da competição.

Os brasileiros começaram a gostar de seu estilo e suas habilidades e a apoiaram muito nas redes sociais. Após o ouro, seu número de seguidores aumentou de 12 000 para 73 000. Certamente para os Jogos de Los Angeles, em 2028, Coco Yoshizawa ainda vai aparecer como uma das favoritas ao pódio.