Wang Chuqin é jogador de tênis de mesa profissional, sendo o mais bem classificado no ranking mundial da ITTF. A sua trajetória no esporte é repleta de vitórias, tanto em jogos simples quanto em duplas. Aos 24 anos de idade, ele já pode ser considerado uma lenda do tênis de mesa e ainda tem muito tempo para aumentar seu legado.
A seguir está a história do mesatenista, assim como o desempenho nas partidas, títulos e também suas vitórias em duplas, com Sun Yingsha.
Trajetória de Wang Chuqin no tênis de mesa
Wang Chuqin nasceu no dia 11 de maio de 2000, na China e hoje está no topo do Ranking Mundial da ITTF, a Federação Internacional de Tênis de Mesa.
A trajetória do atleta, apesar da pouca idade, foi marcada por vitórias e demonstração do seu grande talento e empenho no tênis de mesa. Com apenas 12 anos, ele já se mostrou habilidoso e começou a chamar a atenção dos olheiros chineses, principalmente porque conseguia ser melhor do que os competidores mais velhos.
Toda essa dedicação fez com que ele tivesse uma rápida ascensão no esporte. Logo em 2015, Wang Chuqin já passou a integrar o time chinês de tênis de mesa e, no mesmo ano, venceu o Campeonato Mundial Juvenil ao lado de Xue Fei. No entanto, a sua trajetória como profissional no esporte decolou mesmo em 2019, quando ele tinha Ma Long como parceiro e mentor.
Desempenho, títulos e destaques do atleta
No ano de 2019, Wang conquistou o título de duplas masculinas no Campeonato Mundial de Tênis de Mesa em Budapeste. E o seu parceiro e mentor Ma long, que também está entre os melhores jogadores de tênis de mesa da história, foi essencial para o seu crescimento. Em outubro do mesmo ano, Wang Chuqin ganhou de Lin Gaoyuan por 4 a 0 no ITTF Swedish Open, vencendo um campeonato de simples pela primeira vez.
Após esta época, o atleta fez uma pausa e, em 2021, voltou a jogar e foi selecionado como suplente na Seleção Chinesa para as Olimpíadas de Tóquio. Porém, neste ano, apesar de chegar a duas semifinais nas disputas simples, o jogador não conseguiu um título. Ele, porém, continuou mostrando o quanto era habilidoso.
No entanto, em novembro de 2021, Wang fez duplas com Sun Yingsha e conseguiu ganhar o ouro na final de duplas mistas do Campeonato Mundial de Tênis de Mesa de 2021. Nos anos seguintes, o mesatenista ganhou mais campeonatos. Em 2022, Wang ganhou de Fan Zhendong na final do WTT Champions Macao.
Em abril de 2023, ele ganhou a disputa contra Ma Long na final do WTT Champions Macao, sendo a segunda vitória neste evento, pois ele também venceu o de 2022. E em julho de 2023, Wang Chuqin assumiu a primeira posição do Ranking Mundial da ITTF em simples masculino pela primeira vez em sua trajetória no esporte.
Wang Chuqin e Sun Yingsha: vitórias da dupla
Ao conhecer a trajetória de Wang Chuqin fica evidente que ele é bastante desenvolto nos jogos simples. Porém, nas duplas ele também conseguiu algumas vitórias ao lado de Sun Yingsha. Entre as conquistas, destaca-se a Taça Heydusek em 2023, onde a dupla venceu Tomokazu Harimoto e Hina Hayata por 3-0.
Além disso, os dois estão em primeiro lugar do Ranking Mundial da ITTF na categoria duplas mistas.
Wang Chuqin nas Olimpíadas 2024
Durante os Jogos Olímpicos de 2024, Wang teve a sua raquete quebrada por um fotógrafo e isso, aparentemente, causou um abalo emocional no jogador. Como resultado, ele acabou eliminado na terceira rodada pelo sueco Truls Moregardh.
Porém, nos jogos de dupla mista, mais uma vez ao lado de Sun Yingsha, a dupla conseguiu o ouro olímpico, sendo essa a sexta medalha de ouro que a China conquistou durante os jogos.