Início » Apostas Esportivas » Olimpíadas » Wanderley Pereira: atleta do Boxe brasileiro em Paris

Wanderley Pereira: atleta do Boxe brasileiro em Paris

Publicado em:

Última atualização:

Aos 23 anos, Wanderley Pereira será um dos representantes brasileiros do Boxe nos Jogos Olímpicos de 2024. Em Paris, na França, ele competirá na categoria meio pesado em sua primeira participação olímpica.

Depois de um bom ano de 2023, com uma medalha de prata no Pan de Santiago e no Mundial de Tashkent, o lutador chega embalado e com possibilidade de surpreender os favoritos à medalha na Olimpíada.

Conheça um pouco mais sobre a trajetória de Wanderley Pereira, o “Holyfield” Brasileiro no boxe.

Começo no esporte

O brasileiro começou a lutar profissionalmente em 2019, aos 18 anos. Desde então, ele foi ganhando espaço no circuito internacional e passou da disputar eventos maiores.

Em 2023, por exemplo, ele conquistou um grande feito no Mundial de Boxe realizado em Tashkent, no Uzbequistão. Na categoria até 75 kg, ele se tornou o quarto brasileiro a chegar em uma final, assim como Everton Lopes (ouro em 2011), Robson Conceição (prata em 2013) e Keno Marley Machado (prata em 2021).

Na final, “Holyfield” perdeu para o cubano Yoenli Martínez, escolhido como vencedor de maneira unânime pelos cinco jurados.

Estatísticas, conquistas e títulos de Wanderley Pereira no boxe

Wanderley Pereira possui um belo currículo no boxe internacional. Antes da prata no Mundial de 2023, ele ainda tem como grandes feitos na carreira como o título sul-americano conquistado em Assunção no ano de 2022 ao bater o argentino Benjamin Escudero em uma luta decidida por uma decisão dividida dos jurados.

Em seguida, já depois do campeonato no Uzbequistão, o brasileiro conquistou mais uma medalha de prata, dessa vez nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, em outubro de 2023.

Primeiramente, ele eliminou o guatemalteco Wyatt Trujillo na primeira fase. Logo na sequência, foi a vez de Cristian Pinales, da República Dominicana, ser derrotado pelo brasileiro, agora pelas quartas de final. Na semifinal, Wanderley bateu Cedrick Belony Duliepere, por decisão unânime.

Por último, na final o brasileiro enfrentou Arlen López, pugilista cubano medalhista de ouro olímpico no Rio 2016, nos pesos médios e em Tóquio 2020, nos meio-médios. Em uma luta apertada, o bicampeão olímpico acabou ficando com a vitória por decisão unânime dos jurados, e o brasileiro terminou com a prata.

Confira as estatísticas de Wanderley Pereira em sua carreira:

  • 44 lutas;
  • 34 vitórias, 7 por nocaute (20,59%);
  • 10 derrotas, nenhuma por nocaute.

Participação nos Jogos Olímpicos 2024

Nos Jogos de Paris, Wanderley Pereira era um dos cabeças de chave do torneio de boxe em sua estreia em Olimpáidas.

Na categoria até 80 kg, assim como no Pan de 2023, ele derrotou Cedrick Belony Duliepere, do Haiti, desta vez pela fase oitavas de final. Em seguida, ele enfrentou o multi-campeão europeu e medalhista de prata em Tóquio, Oleksandr Khyzhniak, da Ucrânia.

Em uma luta muito acirrada, Holyfield acabou sendo superado pelo adversário, que é um dos favoritos à medalha de ouro nos Jogos do Paris.

O atleta ucraniano, que foi nocauteado por Hebert Conceição na última Olimpíada, tem uma nova chance de ficar com o ouro no boxe. A final será contra Nurbek Oralbay, do Cazaquistão, na próxima quarta-feira (7) às 17:51, no horário de Brasília.