Início » Apostas Esportivas » Olimpíadas » Vôlei sentado: origem do esporte, regras e como jogar

Vôlei sentado: origem do esporte, regras e como jogar

Publicado em:

Última atualização:

Desde que foi criado em 1950, o vôlei sentado se tornou uma das principais categorias das Paraolimpíadas. Apesar de ser uma categoria do esporte adaptada para PcD (Pessoas com Deficiência), o vôlei sentado pode ser praticado por todas as pessoas. A seguir vamos entender qual é a origem desse esporte, suas regras e como ele é jogado.

Qual é a origem do vôlei sentado?

O vôlei jogado sentado foi criado nos anos 50, porém só foi fazer parte dos Jogos Paraolímpicos como esporte de “demonstração” em 1976, em Toronto, no Canadá. Porém, ele só começou a se destacar na sexta edição em 1980, em Arnhem, nos Países Baixos.

Uma curiosidade para saber sobre essa categoria é que ela é uma evolução da modalidade chamada sitzball, criada na Alemanha. ‘Sitz ball’ significa bola sentada, ou seja, já remete o que será feito durante o jogo. Ele é um jogo inclusivo que ajuda atletas com deficiência física a serem incluídos em um dos jogos mais populares do mundo, o vôlei.

Como funciona o jogo de vôlei sentado?

A regra mais básica do vôlei sentado é que você precisa estar com os glúteos encostados no chão quando for bater na bola. Além disso, ambos gêneros podem disputar o jogo, sendo que os times sempre contam com 6 jogadores de cada lado. Para os homens, a rede tem 1,15m e para as mulheres a rede conta com 1,05. Dessa forma, como a rede é reduzida, os jogadores conseguem pode disputar as partidas sentados tranquilamente.

Além disso, vale notar que a quadra é menor que o vôlei convencional, com 10 metros de comprimento por 6 metros de largura. Já a contagem de pontos é a mesma que do vôlei Olímpico: cinco sets de 25 pontos corridos, com o set final de 15 pontos. Assim, o time que conseguir vencer 3 sets, vence a partida como um todo.

Quem pode participa da modalidade?

Os jogadores no vôlei sentado paraolímpico são separados por duas classes: aqueles que têm amputações e limitações de locomoção mais claras, considerados como D (do inglês Disabled, traduzido para o português como “com deficiência”). Já a outra classe é dos jogadores que possuem problemas de articulação mais leves, classificados como MD (Minimamente Disabled).

Quais são os principais fundamentos do vôlei sentado?

Alguns fundamentos desse esporte estão nas linhas e zonas da quadra. Portanto, elas são muito parecidas com o esporte convencional:

  • Linhas de delimitação: são quatro linhas que delimitam a área de jogo;
  • Linha central: essa divide a quadra em dois espaços de 5 metros;
  • Linha de ataque: essa linha marca a zona da frente;
  • Zona de ataque de frente: essa é mais próxima da rede e é limitada pela linha central e a linha de ataque;
  • Zona de saque: esse local é onde realizam o saque e conta com 6 metros de largura.

Além disso, no vôlei sentado outro fundamento está nos empates. Se houver empate dos sets (2×2), o último precisa ser determinante e é chamado de tie-break. Ou seja, o time que vencer o set de desempate, vence a partida de vôlei sentado.