Aos 28 anos, Vitória Cristina Rosa será uma das representantes brasileiras do atletismo nos Jogos Olímpicos de Paris. A brasileira é detentora do recorde sul-americano na prova de 200 m rasos, com 22,47s. Porém, em 2024, ela irá competir apenas nos 100 m rasos representando o Brasil.
Conheça mais sobre Vitória Rosa, um dos principais nomes do atletismo brasileiro, sua trajetória, títulos e estatísticas no atletismo.
Trajetória no esporte
Nascida no Rio de Janeiro em 12 de janeiro de 1996, Vitória Cristina Rosa começou a praticar atletismo aos 14 anos.
Desde 2013, quando participou do Mundial Juvenil de Atletismo realizado em Donetsk, na Ucrânia, ela acumula participações em inúmeras competições importantes, como Jogos Pan-Americanos, Campeonatos Mundiais e Olimpíadas.
A brasileira disputa, em sua maioria, provas de 100 m, 200 m e 400 m rasos. Além disso, ela também compete em provas de revezamento 4 x 100 m, uma de suas especialidades.
Por conta de sua regularidade e evolução no circuito internacional, Vitória Rosa já foi considerada a mulher mais rápida do atletismo do Brasil.
Estatísticas e título de Vitória Cristina Rosa
Vitória Rosa possui, de fato, uma sólida carreira na modalidade. Sua primeira participação em um torneio adulto foi no Campeonato Sul-Americano de 2015, quando foi 4° lugar nos 100 m rasos e vice-campeã no revezamento 4 x 100 m.
Em seguida, ela foi para os Jogos Pan-Americanos de Toronto e mais tarde ao Mundial de Atletismo realizado em Pequim, ambos ainda em 2015.
Logo no ano seguinte, a atleta competiu em sua primeira edição de Jogos Olímpicos, em sua terra natal, o Rio de Janeiro. Vitória não avançou além da fase classificatória e foi a 47ª colocada.
Desde então, ela competiu em provas de Mundial, sempre com bons resultados, e também se sagrou campeã sul-americana nos 200 m e no revezamento 4 x 100m.
Até que, em 2019, a corredora foi para Lima, no Peru, para a disputa dos Jogos Pan-Americanos. Por lá, ela conquistou três medalhas: ouro no revezamento 4 x 100 m, prata nos 200 m rasos e bronze nos 100 m rasos.
Essa foi uma das melhores participações de uma competidora do atletismo do Brasil em toda a história, já que a brasileira competiu contra algumas das principais atletas de velocidade do mundo, como as jamaicanas Elaine Thompson e Shelly-Ann Frase-Pryce.
Dessa forma, Vitória carimbou seu passaporte para mais uma edição de Olimpíadas. Em Tóquio, ela competiu nas mesmas provas que havia conquistado medalhas no Pan anterior. Porém, seus resultados não foram tão bons quanto nos Jogos locais.
Veja as estatísticas e os títulos de Vitória Cristina Rosa:
- 3 medalhas em Jogos Pan-Americanos: 1 ouro, 1 prata e 1 bronze;
- 8 títulos Sul-Americanos;
- 7° lugar no Mundial (revezamento 4 x 100 m);
- Recorde nacional e continental 60 m rasos: 7,14s (Mundial Indoor de Belgrado 2022);
- Recorde nacional e continental 200 m rasos: 22,47s (Mundial de 2022).
Participação nos Jogos Olímpicos de 2024
Em sua terceira participação olímpica, Vitória Cristina Rosa ficou com a 8ª colocação na sua bateria da prova classificatória dos 100m rasos. A brasileira completou a distância em 12,02s, não sendo suficiente para avançar.