Início » Apostas Esportivas » Olimpíadas » Vila Olímpica de Paris: onde fica, regras e curiosidades das instalações

Vila Olímpica de Paris: onde fica, regras e curiosidades das instalações

Publicado em:

Última atualização:

A Vila Olímpica de Paris é semelhante a um parque de diversões. O local, criado especialmente para os talentos do esporte, recebe as delegações dos países durante o evento.

O local oferece hospedagem, comida, academia, clínicas de saúde, salões de beleza, ginásio e, claro, muita diversão. Em 2024, a Vila Olímpica de Paris recebe 14.250 competidores nos Jogos Olímpicos e 9.000 nos Jogos Paralímpicos.

Então, a seguir, conheça a casa dos atletas e as curiosidades das instalações.

Onde fica a Vila Olímpica de Paris?

A Vila Olímpica de Paris abrange partes de três cidades francesas: Saint-Denis, Saint-Ouen e l’Ile-Saint-Denis, no norte de Paris. O local fica cerca de 9 km do centro parisiense, às margens do Rio Sena. De acordo com a revista Forbes, o custo total do espaço foi de US$ 1,85 bilhão, sendo o maior projeto da França.

Para construir a casa dos esportistas, o COI e as autoridades francesas escolheram um terreno baldio industrial de 53 hectares de terra, aproximadamente 330.000 metros quadrados, segundo a Forbes.

Inaugurada em 29 de fevereiro de 2024, a Vila Olímpica foi construída para atender exclusivamente às exigências e demandas dos participantes durante o período em que permanecerão instalados. Aliás, de acordo com o site oficial da Olimpíada, vários atletas dos cinco continentes puderam opinar com ideias para tornar o espaço melhor.

Os apartamentos dos atletas são simples, possuem duas camas de papelão, armários, ventiladores e uma sacada onde é possível ver toda a Vila. O local oferece também um cardápio diversificado que atende a necessidades culturais, nutricionais e religiosas.

Há, também, o Village Plaza, com salão de cabeleireiro, clínica odontológica, ginásios, academias e correios.

Além disso, ônibus de transporte e bicicletas elétricas estão disponíveis para que os competidores possam circular por toda a área da Vila e, claro, viajarem até os locais de prova.

Curiosidades sobre a casa dos atletas

É normal que o público tenha curiosidade sobre a Vila Olímpica de Paris, afinal todos os olhares do mundo se voltam para a cidade durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

Uma das principais curiosidades é a comida. De acordo com o jornal The New York Times, os chefes responsáveis pela cozinha da Vila são os franceses Stéphane Chicheri e Charles Guilloy. A dupla preparou um menu especial que atende às necessidades dos atletas.

Mais de 500 refeições são servidas no refeitório diariamente, mas sem batata frita. Entretanto, há cachorros-quentes vegetarianos, muesli de quinoa, shawarma vegetariano, batata-doce temperada com za’atar com homus, picles de repolho, falafel de beterraba e berinjela grelhada com páprica defumada.

As camas de papelão, criadas para Tóquio, também estão presentes em Paris. Projetado pela marca Airweave, o item recebeu o apelidado de “camas antissexo” pelos atletas devido à estrutura.

Outra curiosidade é que os participantes podem sair e voltar da Vila, mas devem seguir as exigências da confederação do seu país. Aliás, apenas pessoas que possuem credenciais é que têm acesso ao espaço.

Um assunto que rende muita polêmica durante os Jogos Olímpicos é o sexo. A ‘modalidade’ não é proibida, visto que muitos atletas utilizam a prática para liberar as energias acumuladas. De acordo com o portal The Sun, a organização dos Jogos distribuiu mais de 300.000 preservativos para as estrelas.

O que acontecerá ao fim do evento?

Uma das principais dúvidas com relação à Vila Olímpica é saber o que acontece com o local ao fim da Olimpíada e Paralimpíada. O espaço se tornará nada mais do que um charmoso bairro com diversas atrações, além da excelência ambiental e a modernidade.

De acordo com o site Olympics, a vila se tornará um bairro com 2.500 novas casas; uma residência estudantil; um hotel; um parque paisagístico; escritórios e lojas de serviços; e sete hectares de jardins e parques.

O projeto é um grande passo para o futuro.