Início » Apostas Esportivas » Olimpíadas » Descubra quem é o fenômeno do basquete Victor Wembanyama

Descubra quem é o fenômeno do basquete Victor Wembanyama

Publicado em:

Última atualização:

Certamente você deve ter percebido que jogadores de basquete tendem a ser bem altos e atléticos. No entanto, na NBA ou no basquete internacional, é bem improvável encontrar uma figura como Victor Wembanyama. O francês tem nada menos que 2,24 m de altura e um talento raro com a bola nas mãos para alguém desse tamanho. Convocado pela equipe da França para as Olimpíadas de Paris, “Wemby”, seu apelido, já anda fazendo um grande estrago no torneio.

Leia o texto a seguir para conhecer um pouco mais sobre o atleta e o seu começo no esporte. Além disso, confira como vem sendo a performance de Victor nos Jogos Olímpicos.

O início de Victor Wembanyama

Victor Wembanyama nasceu na cidade francesa de Le Chesney, em 2004.

O atleta começou no esporte quando criança, inspirado por seus pais. Sua mãe, Elodie de Fautereau, era também ex-jogadora de basquete, que atuou pela seleção, e virou uma técnica juvenil condecorada. Já seu pai, Félix Wembanyama, é um ex-esportista do Congo, que representou o país no atletismo.

Inicialmente, Victor chegou a praticar futebol, na posição de goleiro, e até mesmo judô. No entanto, era com o esporte da bola laranja que Wembanyama acabou por se identificar. Dessa forma, durante um torneio sub-11, em Versalhes, seu talento foi visto pela primeira vez. O técnico do clube de basquete do Nanterre, Michael Allard, ficou impressionado com o jovem atleta e o convidou para o time.

A partir daí, Wemby participou de quase todos os níveis das categorias de base com o clube e aprimorou seu jogo. Inclusive, foi lá que fez sua estreia como profissional em 2019/20.

Ascensão do “alien”

Embora no Nanterre tenha ficado a maior parte da carreira, foi no ASVEL em 2021/22 que mostrou de vez seu talento ao mundo. Ele chegou a disputar partidas muito boas na Euroliga e, aliás, foi eleito o melhor jovem jogador da França, além de ser um dos responsáveis por levar o ASVEL ao título nacional.

Já em 2022/23, Wemby foi para o Metropolitans 92 e se tornou o melhor atleta do time. Novamente tendo ótimos números e chegando à decisão na Liga Francesa, quando dessa vez perdeu para o AS Monaco.

Primeira temporada na NBA

A carreira de Victor Wembanyama na França chegou ao fim após 2023 e, no draft da NBA do ano passado, foi eleito como a primeira escolha pelo San Antonio Spurs.

Em seu primeiro ano com a franquia do Texas, embora não tenha chegado aos playoffs, marcou 21,4 pontos por jogos, além de 10,6 rebotes e 3,9 assistências. Sendo assim, foi eleito calouro do ano, membro do All-Defensive First Team e ficou em segundo na briga por melhor defensor da NBA, atrás do seu compatriota Rudy Gobert.

Victor Wembanyama na Olimpíada de Paris

Victor, neste início de agosto, está nos Jogos Olímpicos, atuando pela França. O jovem pivô é líder do time e será o principal responsável por uma medalha caso ela chegue a acontecer. Aliás, com médias até agora são de 18,5 pontos, dez rebotes e quatro assistências, pode ser MVP, caso a seleção anfitriã do evento vá longe.