Início » Apostas Esportivas » Olimpíadas » Acompanhe a trajetória do ciclista Vinicius Rangel até as Olimpíadas 2024

Acompanhe a trajetória do ciclista Vinicius Rangel até as Olimpíadas 2024

Publicado em:

Última atualização:

Vinicius Rangel é um ciclista que tem se destacado no cenário profissional. Com uma carreira profissional um tanto quanto curta, trata-se de um atleta que tem competido em alto nível e pode representar o Brasil no pódio do ciclismo de estrada nas Olimpíadas de 2024. Conheça abaixo um pouco sobre ele!

Carreira do ciclista Vinicius Rangel

Nascido em 26 de maio de 2001, o ciclista Vinicius Rangel começou sua carreira aos 13 anos, inspirado por um primo. Seus primeiros anos foram marcados por resultados expressivos em competições nacionais. Aliás, ele começou a carreira no esporte na equipe Campos Speed Cycling, em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro. Em 2015, então, foi campeão infanto-juvenil do Campeonato Brasileira de Contrarrelógio, repetindo no ano seguinte. Como resultado, foi chamado à seleção brasileira para participar, e vencer, da Volta de Codecan, no Uruguai.

Em 2018, o ciclista Vinicius Rangel se destacou nos Campeonatos Nacionais de Estrada Júnior e nos Jogos Pan-Americanos Júnior. Posteriormente, em 2019, ele passou a integrar a Valverde Team-Tierra Fecundis, um time de desenvolvimento fundado pelo ciclista Alejandro Valverde.

Mais tarde, já em 2021, o ciclista Vinicius Rangel conquistou vitórias na Vuelta a Cantábria e na Vuelta a Salamanca. Somado a isso, o seu desempenho no Campeonato Mundial Sub-23, em Flandres, onde terminou em nono, o colocou no patamar de estrela em ascensão no esporte.

Estreia profissional

Em outubro de 2021, a equipe Movistar anunciou a contratação do ciclista Vinicius Rangel para a temporada de 2022. Com a integração finalizada, o atleta venceu o Campeonato Brasileiro de Estrada de 2022, realizado no Tocantins, tendo realizado a prova em 4h30min20seg. Vale observar que a equipe Movistar tem uma história importante no esporte, sendo atualmente formada pelos atletas Nairo Quintana, Enric Mas e Fernando Gaviria.

Desempenho na estrada

A principal modalidade de Vinicius Rangel é o ciclismo de estrada, uma das provas mais tradicionais, populares e divertidas para ciclistas. Nesse caso, existem provas realizadas em circuitos urbanos ou estradas rurais, sendo caracterizado por várias categorias. Corridas de um dia (clássicas), provas de etapas (como o Tour de France) e contrarrelógios, por exemplo, são alguns dos tipos de circuitos disponíveis.

Momentos importantes do ciclista Vinicius Rangel

O Tour de France 2024 foi um evento crucial para Vinicius Rangel e a equipe Movistar de ciclistas. Isso porque, essa corrida foi um grande teste para ele, mas, principalmente, deu a ele mais experiência. Vinícius disputou a Volta Paris-Roubaix, uma das mais clássicas do torneio. Ele foi apenas o quinto brasileiro a conseguir o feito e o primeiro desde Murilo Fischer, que havia ficado na 22ª colocação em 2008.

Antes de Vinicius Rangel, o primeiro ciclista brasileiro a participar desse tour foi Renan Ferraro, em 1986, porém ele não finalizou. Posteriormente, Mauro Ribeiro se sagrou o único brasileiro a vencer uma etapa do Tour de France. O quarto foi Luciano Pagliarini, que esteve na Paris-Roubaix cinco vezes, entre 2002 e 2008.

Jogos Olímpicos de 2024

Vinicius Rangel é o ciclista que vai representar o Brasil na prova de ciclismo de estrada nos Jogos Olímpicos de 2024. Para se preparar, Rangel treinou na Colômbia, onde realizou treinos de altitude no centro de alto rendimento em Paipa. De acordo com a previsão, o brasileiro disputará a sua prova no próximo dia 03 de agosto, às 6h da manhã (horário de Brasília).