A França está tendo uma das suas melhores performances na história da Olimpíada de 2024. O país europeu vem mostrando sua força no cenário esportivo internacional e, como anfitriã do torneio, tem tudo para acabar entre as primeiras colocações. Tanto no futebol, quanto no rugby e na canoagem, é possível ver um atleta francês no pódio. E falando em canoagem, no slalom, quem fez as honras dessa vez para os donos da casa foi o atleta Titouan Castryck.
Leia o texto a seguir para descobrir a trajetória de carreira do atleta. Além disso, confira um pouco da sua biografia antes do esporte.
O início de Titouan Castryck
Titouan Castrick nasceu perto no porto de Saint-Malo, na região da Bretanha.
O atleta começou na modalidade jovem e, desde sempre, foi uma grande promessa francesa dentro da canoagem. Não à toa, já chegou a conquistar diversas medalhas em categorias juniores, como ouro no Campeonato Mundial sub-23 e o bronze nos Jogos Europeus em 2023.
Além disso, vale destacar que Titouan se aperfeiçoou no esporte de outras maneiras. Ele é formado em Ciência Esportiva pela Universidade de Estrasburgo, em 2023. Dessa forma, consegue pegar o que aprendeu e colocar em prática quando está na água.
Carreira profissional
Embora Titouan tenha apenas 19 anos atualmente, já é competidor profissional há alguns anos e, inclusive, está entre os melhores do mundo. Isso já é percebido pelo fato de conquistar duas medalhas no Mundial de Canoagem em 2023, um feito que quase ninguém no esporte havia conseguido fazer.
Dessa forma, ao chegar nos Jogos Olímpicos de 2024, se tornou um dos grandes favoritos a conquistar medalhas nos eventos. É verdade que havia outros competidores de alto nível, mas o fator “casa” acaba por pesar bastante nessas horas.
Sobre o torneio em si
Assim como a maioria dos eventos da Olimpíada de Paris até agora, a canoagem K-1 foi bem disputada e emocionante. Lembrando que Pepê Gonçalves era o atleta brasileiro com mais chances na modalidade masculina.
Todavia, após um tempo marcado de 88s42, Titouan Castryck mostrou por que é um fenômeno e conquistou a medalha de prata. Completaram o pódio o italiano Giovanni De Gennaro, que ficou com ouro, e o espanhol Pau Echaniz, que ficou com o bronze.
O resto da programação da canoagem
Vale destacar que esse não foi o último torneio na modalidade durante os Jogos. Ainda está ocorrendo a disputa na canoagem KX-1, prevista para acabar no dia 5 de agosto.
Sendo assim, é mais uma oportunidade que Castryck terá de conquistar a medalha dourada na frente do seu público.
Onde acompanhar Titouan Castryck ao vivo?
Caso tenha interesse em acompanhar esse ou outro dos esportes ao vivo, confira uma das plataformas oficiais de transmissão dos Jogos Olímpicos, como a Cazé TV, a Rede Globo e o site Olympics.com.
Dessa forma, basta ver a grade de cada um desses canais e procurar os seus esportes prediletos. Ressaltando que os Jogos vão acontecer até o dia 11 de agosto, quando a cerimônia de encerramento está marcada.