Início » Apostas Esportivas » Olimpíadas » Saiba quem é Thomas Pidcock, medalha de ouro no ciclismo mountain bike

Saiba quem é Thomas Pidcock, medalha de ouro no ciclismo mountain bike

Publicado em:

Última atualização:

Thomas Pidcock é bicampeão olímpico na prova cross country do ciclismo mountain bike. Em Paris, o ciclista britânico repetiu o feito de Tóquio e conquistou mais uma medalha de ouro no mountain bike.

Veja a trajetória de Tom Pidcock no ciclismo, seus títulos e estatísticas.

Carreira de Thomas Pidcock no ciclismo

Natural de Leeds, na Inglaterra, Pidock começou muito cedo no ciclismo. Tratado desde cedo como uma promessa do esporte, ele começou no ciclocross, modalidade derivada com o mountain bike. Seu primeiro momento de destaque no circuito internacional foi em 2016, quando aos 17 anos ele ficou entre os cinco primeiros na prova Junior do Mundial de Ciclocross.

Em seguida, ele seguiu competindo na modalidade, uma das suas especialidades ao lado do mountain bike. Assim como nessas duas modalidades, Thomas compete no ciclismo de estrada.

Sua primeira vitória no circuito profissional internacional se deu justamente na Olimpíada de Tóquio, na prova de cross country do mountain bike, logo em seguida dele bater na trave e ficar com a medalha de prata no Mundial de Ciclocross, no final de 2020.

Atualmente ele compete pelo Ineos Grenadiers, time britânico de ciclismo de estrada do mais alto nível profissional. Os atletas da equipe disputam diversas competições ao redor do mundo, incluindo os Grand Tours: Giro D’Italia, Tour de France e Vuelta a España.

Títulos e conquistas

Certamente, Thomas Pidcock é um dos ciclistas britânicos mais condecorados dos últimos anos. Aos 25 anos, ele já possui duas medalhas olímpicas, um título mundial de ciclocross, um de Mountain Bike Cross Country, além de ter liderado uma etapa do Tour de France. Seus números, por exemplo, comprovam sua grande versatilidade e capacidade técnica.

Confira uma lista dos títulos e conquistas de Tom Pidcock:

Ciclocross

  • 1 título Mundial: 2022;
  • 3 vitórias em Copa do Mundo: 2 na temporada 2021/22 e 1 na temporada 2023/24;
  • 2 títulos nacionais: 2019 e 2020.

Moutain Bike

  • 2 medalhas olímpicas: 2020 e 2024 (cross country);
  • 1 título Mundial: 2023 (cross country);
  • 1 título Europeu: 2022 (cross country).

Estrada

  • Liderança em 1 Etapa de Tour de France: 2022;
  • 1 Amstel Gold Race: 2024;
  • 1 Strade Bianche: 2023;
  • 1 Brabantse Pijl: 2021.

Thomas Pidcock nos Jogos Olímpicos de 2024

Em 2024, Tom Pidcock estreou com o pé direito nos Jogos de Paris. Logo em sua estreia na Olimpíada de Paris, o britânico conquistou a medalha de ouro na prova de cross country no mountain bike, realizada no dia 29 de julho.

Pidcock ficou com o primeiro lugar ao completar a prova em 1h26min22s. Em seguida, Victor Koretzky, da França, ficou com a medalha de prata com um tempo de 1h26min31. Por fim, o sul-africano Alan Hatherly ficou com o último lugar no pódio com a medalha de bronze.

O ciclista britânico não só competiu no cross country, como também competirá na corrida de estrada, realizada no sábado (3). Apesar de não ser favorito, Pidcock busca sua primeira medalha nessa prova para se juntar às duas douradas do mountain bike.