Início » Apostas Esportivas » Olimpíadas » A carreira de Tatiana Chagas no boxe e o que esperar para a Olimpíada 2024

A carreira de Tatiana Chagas no boxe e o que esperar para a Olimpíada 2024

Publicado em:

Última atualização:

É fato que o Brasil é referência mundial quando o assunto é luta. Considerando qualquer estilo, o mundo já considera os atletas canarinhos uma das potências na área, e eles vêm com tudo para a Olimpíada 2024. Apesar do favoritismo, uma das esportistas que buscavam se provar na França é Tatiana Chagas, no boxe, que disputa na categoria peso-galo, de até 54 quilos.

A brasileira, que já não aparecia entre as favoritas para estar no pódio nos Jogos de Paris, não conseguiu avançar às quartas de final. Para se ter uma melhor noção, sua luta contra a sul-coreana Ae-ji Im foi marcada por muita marcação e pouco encaixe de golpes. Sua adversária venceu por pontos pelo placar de 4 a 1.

Apesar de entrar com menos holofotes que outros atletas da delegação, a lutadora tem tudo para aparecer forte na próxima Olimpíada. Vale destacar que recentemente, em 2023, ela conquistou a prata nos Jogos Pan-Americanos. Foi seu desempenho nos últimos torneios que a colocou como uma das oito cabeças de chave do evento na França.

A disputa do boxe feminino começou no sábado, dia 27, e a final sendo na quarta-feira dia 7 de agosto. O comitê da organização olímpica prevê finalizar todas as categorias e modalidades na mesma data. No total, 248 atletas estarão divididos igualmente entre 124 homens e 124 mulheres. Além disso, definirão os confrontos a partir do peso e da divisão de cada esportista.

Quer saber mais sobre a carreira profissional de Tatiana Chagas no boxe e como foi seu desempenho nos jogos de Paris? Acompanhe a leitura do texto para ver sua trajetória, seus títulos e estatísticas na carreira.

A carreira de Tatiana Chagas no boxe: entenda tudo sobre a lutadora

Tatiana Chagas mostra em toda a sua carreira no boxe que seus adversários não devem subestimá-la, embora não aparecesse como favorita igual às lutadoras Beatriz Ferreira e Bárbara Santos. A atleta, que também é terceiro-sargento da Marinha do Brasil, conseguiu sua classificação para Paris 2024 quando venceu a chilena Denisse Bravo pelo placar de 4 a 1 nas semifinais dos Jogos Pan-Americanos de Santiago.

Vale destacar ainda que Chagas ficou com a prata. Na final do torneio, ela enfrentou a colombiana Yeni Castañeda, uma das favoritas ao ouro olímpico na França.

Sua paixão pelo esporte veio na adolescência. Ainda no ensino médio, a vontade de treinar veio após assistir a baiana Adriana Araújo ganhar a medalha de bronze em Londres 2012. Aquela, inclusive, era a primeira vez que o boxe feminino estava sendo incluído na competição.

Infelizmente, sua luta contra a sul-coreana Ae-ji Im não teve o resultado esperado por ela e pela torcida. No primeiro round, Ae-ji Im acertou melhor sequência de golpes e pouco foi golpeada por Tati, que encontrou dificuldade em entrar no raio de ação da adversária. Já no segundo tempo, a baiana viu que precisava acelerar para levar o combate. Entretanto, sua rival apareceu mais calma para o confronto, que chegou a acertar dois cruzados na brasileira.

No último round, Tatiana Chagas começou melhor, aplicando dois jabs, mas a experiência da lutadora sul-coreana em palcos mundiais favoreceu. O placar final foi de 4 a 1, com parciais de 30 a 27, 30 a 27, 30 a 27, 30 a 27 e 27 a 30, respectivamente.