Um dos esportes que os brasileiros se saíram bem nesses Jogos Olímpicos foi o surfe. Tanto no masculino quanto no feminino, nossos representantes chegaram em fases avançadas nas suas respectivas competições. No lado feminino, uma das atletas que mais chamou a atenção é a surfista Tatiana Weston-Webb. Embora não fosse considerada uma das principais candidatas do evento antes de ele começar, suas performances surpreenderam tanto que a garantiram o segundo lugar no pódio.
Mas, afinal, quais foram os seus duelos na competição e como foi seu desempenho? Leia o texto a seguir para saber. Além disso, confira quais foram os outros brasileiros na modalidade.
Os resultados de Tatiana Weston-Webb
Ao todo, a surfista Tatiana Weston-Webb esteve na água em seis ocasiões. Na primeira disputou bateria com a americana Caitlin Simmers e a australiana Molly Picklum. Nesta ocasião, ficou em segundo lugar e viu Simmers liderar a rodada por apenas dois pontos (12.93 a 10.93), o que levou Webb para a repescagem.
Na repescagem em si, a brasileira teve uma atuação bem sólida contra a atleta de Nicarágua Candelaria Resano. Com um placar de 9.50 a 3.50, avançou para a fase de oitavas do torneio.
Sua próxima oponente, por ironia do destino, foi novamente Caitlin Simmers. O duelo foi bem intenso, mas dessa vez a brasileira teve sua revanche com um placar de 12.34 a 1.93.
O bom momento continuou contra a espanhola Nadia Erostarbe (8.10 a 6.34) e contra a costarriquenha Brisa Hennessy (13.66 a 6.17). Isso levou, de forma bem surpreendente, Tatiana a uma final olímpica e lhe deu a chance de ganhar um ouro para seu novo país. Lembrando que ela defendia a bandeira do Havaí até 2017.
A decisão: Tatiana Weston-Webb vs Caroline Marks
Após um alongamento do torneio de surfe devido às más condições do mar do Taiti, a final foi realizada na última segunda-feira (5 de agosto). Na decisão, a brasileira enfrentou a americana Caroline Marks.
Em duelo muito emocionante, ela acabou perdendo por um placar de 10.50 a 10.33. O drama foi até a última onda, já que a atleta do Brasil teve que esperar a prova terminar para saber o resultado de sua manobra derradeira.
A decisão dos juízes, inclusive, foi polêmica, e muitos brasileiros acreditam que a surfista merecia sair com o ouro. Todavia, a própria Tatiana parece que ficou feliz com o desempenho, mesmo sem a medalha dourada.
Os outros brasileiros na competição
Fora a surfista Tatiana Weston-Webb, outras duas representantes do Brasil disputaram o torneio de surfe feminino. Ambas, aliás, também foram longe no mata-mata. São elas: Luana Silva e Tainá Hinckel.
Tainá parou na terceira rodada e caiu para a própria Luana. Esta que, por sua vez, foi eliminada pela surfista Brisa Hennessy nas quartas de final.
Além disso, no masculino também se classificaram três nomes: Filipe Toledo, Gabriel Medina e João Chianca. Dentre eles, Gabriel foi o que chegou mais longe e conquistou a medalha de bronze após vencer o peruano Alonso Correa.
Como assistir à Olimpíada ao vivo?
Caso você tenha interesse em assistir às modalidades da Olimpíada, confira as plataformas que transmitem os Jogos Olímpicos: CazéTV, o site Olympics.com e canais da Rede Globo. Lembrando que o torneio irá acabar neste domingo, dia 11.