Início » Apostas Esportivas » Olimpíadas » Stephan De Freitas Barcha: carreira e conquistas do atleta no hipismo

Stephan De Freitas Barcha: carreira e conquistas do atleta no hipismo

Publicado em:

Última atualização:

O cavalo é tão importante no hipismo que, muitas vezes, rouba a cena que deveria pertencer aos próprios atletas. Foi por esse amor aos animais que Stephan De Freitas Barcha começou a praticar o esporte.

Campeão pan-americano de 2023, o esportista é membro da nova geração de cavaleiros que tem tudo para subir ao lugar mais alto do pódio em competições nacionais e internacionais com a medalha no pescoço.

Carreira de Stephan De Freitas Barcha no hipismo

Assim como a grande maioria dos atletas, Stephan revelou muito cedo o interesse pelo esporte. Por influência do pai, o fisioterapeuta Álvaro Barcha, passou a ter contato com cavalos e o hipismo.

Desse modo, começou a praticar atividades relacionadas a montarias aos 9 anos.

Em entrevista ao jornal Correio Braziliense, o esportista revelou que visitava fazendas ao lado do pai e os amigos. Foi assim que ganhou muita experiência e, consequentemente, mais amor pela modalidade. Entrou para a escola da Sociedade Hípica Brasileira e, aos poucos, foi se tornando um cavaleiro profissional.

Dessa maneira, o jovem passou a concorrer em provas nacionais, como o Campeonato Brasileiro, e internacionais como o Young Riders, de acordo com a Confederação Brasileira de Hipismo.

O carioca radicado em Brasília era muito bom em saltos, por isso se especializou na categoria. O talento no comando do cavalo o levou a outros países em busca de novas conquistas.

Mas nem tudo são flores. Em 2015, o cavaleiro ficou fora de torneios por quebrar o ombro. Além disso, em junho de 2019, enquanto competia a Copa das Nações em St. Gallen, na Suíça, Stephan fraturou a clavícula após uma queda.

Apesar dos problemas, o atleta deu a volta por cima e conseguiu o seu legado entre os principais nomes da geração atual.

Durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, Stephan terminou em quinto lugar nos saltos por equipes. Ficou fora do torneio em Tóquio e, nos Jogos de Paris, era a aposta do Brasil para trazer medalhas ao país.

Infelizmente, embora tenha ido bem na competição junto ao seu cavalo Primavera, o atleta ficou na quinta posição na final individual dos saltos, na prova realizada na última terça-feira (6). Mesmo fazendo o percurso em 80s07, no tempo limite estabelecido, Stephan cometeu uma penalidade de quatro pontos na segunda parte do obstáculo duplo, na quinta passagem.

Hoje, o atleta representa a Equipe Chevaux, do Distrito Federal, e a Milestone Farm, na Holanda. Quando não está competindo, Stephan De Freitas Barcha dá aulas e grava conteúdos para a página da sua equipe nas redes sociais.

Conquistas do brasileiro

Stephan coleciona participações em campeonatos nacionais e internacionais. Atualmente, é o número 88 no ranking mundial do hipismo, mas a sua melhor marca, entretanto, foi 59, em abril de 2024.

Em 2022, o atleta ganhou ouro por equipes e prata no individual do Sul-Americano de Assunção, com o cavalo Chevaux Primavera Império Egípcio. No ano seguinte, 2023, competiu nos Jogos Pan-Americanos de Santiago e obteve bons resultados: medalha de ouro em saltos individual e o bronze no salto por equipes.

Esteve presente também no ouro do time Brasil na Copa das Nações do CSIO5* de La Baule, na França.

Stephan é pentacampeão brasileiro Mirim (2003), Junior (2006), Young Riders (2009) e bicampeão Senior Top (2022 e 2021), segundo a Confederação Brasileira de Hipismo.

De acordo com as estatísticas da Federação Internacional de Hipismo, o brasileiro tem 662 inícios em provas de saltos e 57 vitórias, desde 2010 até 2024. Aliás, montou em mais de 50 cavalos diferentes em competições durante a sua trajetória.