Uma das modalidades que o Brasil vem tendo destaque nos últimos tempos é a ginástica rítmica. O país possui um grande número de atletas de ponta no esporte e, com isso, tem tudo para ter excelentes resultados na Olimpíada de 2024. Uma das atletas em questão é Sofia Madeira, jovem de apenas 20 anos que teve uma ascensão meteórica na ginástica. Após ter ótimos desempenhos nos últimos anos em torneios internacionais, não resta dúvida que ela pode surpreender na França.
Caso tenha interesse, leia o texto a seguir para ver a trajetória de Sofia na ginástica. Além disso, confira qual será a programação da ginástica nos Jogos Olímpicos e quais outros brasileiros estarão participando do evento.
Sobre Sofia Madeira
Sofia Madeira Pereira nasceu na cidade de Vitória, no Espírito Santo, em 2003.
O seu começo no mundo esporte foi bem cedo, por um incentivo de sua própria mãe, que havia a matriculado na ginástica rítmica quando era criança. Em entrevista ao jornal A Gazeta, a atleta comentou que, logo no primeiro dia de aula, sua professora disse que Sofia tinha um enorme talento para o esporte.
Isso a fez focar ainda mais nos treinos e, posteriormente, a tentar uma vaga dentro da Seleção Brasileira da modalidade. Ainda em entrevista ao jornal, comentou que “Em 2018, quando ia fazer 15 anos, participei de uma seletiva, mas acabei não passando. Só em 2021 fui convocada e passei a treinar e a competir com a seleção”.
Dessa forma, a partir de 2022 se tornou titular no grupo e conquistou nada menos que cinco medalhas no Campeonato Sul-Americano de Ginástica Rítmica em Paipa e três nos Jogos Sul-Americanos de Assunção. Todas elas de ouro, aliás.
Quais são suas chances de medalha?
Levando em consideração o retrospecto recente da atleta, não seria inimaginável que víssemos ela com uma medalha ao final do torneio. Afinal, além das performances de 2022, Sofia Madeira, ainda por cima, conquistou 11 medalhas na Copa do Mundo de Ginástica Rítmica entre 2023 e 2024.
Vale destacar que ela possui apenas 20 anos de idade e esta será apenas a sua primeira Olimpíada como ginasta profissional.
As outras integrantes brasileiras na modalidade
O Brasil tem outras ginastas que foram convocadas para atuar no evento da França fora Sofia. São estas abaixo:
- Titulares: Mariana Eduarda Arakaki, Débora Medrado, Victória Borges e Bárbara Domingos;
- Reservas: Giovanna Silva, Gabriella Coradine, Bárbara Urquiza, Mariana Pinto e Maria Eduarda Alexandre.
No caso, a maioria das atletas estará presente na competição em conjunto, exceções feitas a Bárbara Domingos e Maria Eduarda Alexandre, que estão no individual.
A programação da ginástica rítmica nos Jogos de 2024
Os torneios de ginástica rítmica terão início no dia 8 de agosto e acabarão no dia 10. O primeiro dia será de eventos classificatórios e nos últimos dois ocorrerão as finais.
Além disso, em 8 e 9 de agosto o início dos eventos está marcado para às 5 da manhã, já no dia 10 eles começarão às 9.
Onde assistir Sofia Madeira e as outras ginastas?
Para você que tem interesse em acompanhar ginástica rítmica e outras modalidades da Olimpíada ao vivo, saiba que é possível assisti-las em uma série de plataformas: CazéTV, canais da TV Globo e Olympics.com.