Com a proximidade das Olimpíadas de Paris 2024, apresentar novos atletas é sempre importante. No entanto, contar a história de veteranos também é imprescindível para o desenvolver da competição. Por isso, separamos aqui um resumo sobre a carreira de Shelly-Ann Fraser-Pryce, velocista multimedalhista. Conheça!
Quem é Shelly-Ann Fraser-Pryce?
Nascida em 27 de dezembro de 1986, Shelly-Ann Fraser-Pryce é uma velocista jamaicana considerada uma das maiores na modalidade. Desde criança, Shelly mostrou que seria uma grande atleta, principalmente pelo talento para corrida, além de foco e determinação. Aliás, sua paixão pelo atletismo começou ainda nos seus primeiros de escola.
Posteriormente, já durante o Ensino Médio, Shelly-Ann estudou em uma escola somente para meninas, a Wolmer’s High School for Girls. Foi naquele momento que ela impulsionou ainda mais suas habilidades no atletismo. Na Universidade de Tecnologia da Jamaica, então, ela foi treinada pelo renomado treinador Stephen Francis. Inclusive, ela é formada em Gestão de Negócios e, mais tarde, fundaria a Pocket Rocket Foundation para fornecer bolsas de estudo para jovens atletas jamaicanos.
Ascensão
Com um background bem desenvolvido, Shelly-Ann conseguiu uma vaga nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008. Logo de cara, a atleta conquistou a medalha de ouro na disputa dos 100 metros. O feito a estabeleceu como a primeira jamaicana a ser campeã na modalidade, o que impulsionou o desenvolvimento do esporte na Jamaica, principalmente entre jovens.
Depois da sua primeira Olimpíada, Shelly-Ann foi muito bem nos Campeonatos Mundiais de Atletismo de 2009, realizados em Berlim, na Alemanha. Nas competições, ela conquistou medalhas de ouro na disputa pelos 100 metros e no revezamento de 4×100 metros. Naquele momento, a atleta já se estabelecia como um dos principais nomes da modalidade.
Shelly-Ann Fraser-Pryce nas Olimpíadas de Londres 2012
Nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, Shelly-Ann assegurou a medalha de ouro nos 100 metros outra vez. Além disso, ganhou uma prata no revezamento de 4×100 metros.
Jogos Olímpicos de Rio de Janeiro 2016
Além de Pequim e Londres, Shelly-Ann Fraser-Pryce também competiu nas Olímpiadas do Rio de Janeiro 2016. Aqui, a atleta ganhou a medalha de bronze nos 100 metros.
Campeonato Mundial de Atletismo de Doha 2019
No Campeonato Mundial de Atletismo de 2019, Shelly-Ann Fraser-Pryce conquistou um ouro nos 100 metros. A conquista deu a ela o título de ser a primeira mulher com quatro conquistas na prova.
Outras conquistas de Shelly-Ann Fraser-Pryce
Além de ganhar inúmeras medalhas, Shelly-Ann Fraser-Pryce também conquistou prêmios por seu talento e influência. Por exemplo, em 2013, ela foi eleita a Atleta do Ano pela IAAF (Associação Internacional de Federações de Atletismo). Dez anos depois, em 2023, a velocista foi eleita a Esportista do Ano no Prêmio Laureus, considerado o Óscar ou Grammy do esporte.
Vida pessoal de Shelly-Ann Fraser-Pryce
Em 2017, Shelly-Ann Fraser-Pryce deixou o atletismo de lado para se dedicar ao filho do Zion. Na época, muito se questionou se ela voltaria a praticar o esporte, o que, obviamente, foi possível. Assim, em 2019, Shelly retornou às pistas mostrando que ainda tinha lenha para queimar.
Aos 37 anos, Shelly-Ann segue em atividade e participará das Olímpiadas de Paris 2024. Aliás, ela é apontada como a principal favorita para vencer os 100 metros. No entanto, já é sabido que a velocista se aposentará após a competição. A decisão se deve, principalmente, pelo desejo de se dedicar à família e filantropismo. Os Jogos Olímpicos têm data marcada para estrear em 26 de julho e encerramento previsto para 11 de agosto.