Após mais de 20 anos longe do evento, a Seleção de Porto Rico no basquete fez história e garantiu vaga para a Olimpíada de 2024. O jogo classificatório aconteceu em San Juan, contra a favorita Lituânia. Agora, a federação, que ocupa a 16ª posição no ranking FIBA, tem o desafio de estar no grupo C no torneio, o mesmo de Estados Unidos e Sérvia.
Apesar de não ter tanto destaque, o plantel comandado por Nelson Colon tem como principal característica o grande volume nos arremessos de três pontos. Em seu último confronto, foram 12 conversões de 25 tentativas.
Vale destacar também que a Seleção de Porto Rico no basquete conta com José Alvarado como sua principal estrela. O MVP no pré-classificatório teve médias de 16 ppg, 3,8 rpg e 3 apg. Sua estatística mais assustadora é o 50% de aproveitamento nas bolas arremessadas. Fora ele, Tremont Waters também deve surpreender por puxar a responsabilidade para si.
Com o sonho de voltar para os Jogos Olímpicos, o objetivo agora é fazer boa campanha, como ocorreu em 2004. Na época, a federação venceu todas as partidas na fase pré-eliminar da competição, passando até mesmo dos EUA. Contudo, o sonho de medalha na edição de Atenas acabou com o confronto contra a Itália, nas quartas de final do torneio.
Quer saber mais sobre a seleção de Porto Rico no Basquete? Então acompanhe a leitura para ver os jogadores convocados, assim como títulos e estatísticas do elenco.
Os convocados para a Seleção de Porto Rico no basquete
Com previsão para início já no começo da Olimpíada, a modalidade já tem até mesmo final marcada. É no dia 10 de agosto que saberemos quem vai levar o ouro na categoria. Com isso, as federações já confirmaram os atletas presentes para os Jogos de Paris, e a surpreendente Seleção de Porto Rico no Basquete foi mais uma delas.
Os atletas são treinados por Nelson Colon, que já ganhou quatro vezes o torneio da BSN e é um dos melhores estrategistas de seu país. Além das quatro competições que venceu, o técnico já foi eleito o melhor treinador do ano por três vezes pela sua liga.
Veja quem o profissional vai levar para a França na Seleção de Porto Rico no basquete:
- José Alvarado;
- Tremont Waters;
- Jordan Howard;
- Gian Clavell;
- Stevie Thompson;
- Aleem Ford;
- Isaiah Pineiro;
- Davon Reed;
- Arnaldo Toro;
- Christopher Ortiz;
- George Conditt IV;
- Ismael Romero.
Essa será a primeira participação de todos os atletas na competição. Entre os destaques, José Alvarado é o único que atua na NBA, jogando pelo New Orleans Pelicans. Vale destacar que na última partida do armador, que definiu quem ia para Paris, o esportista aguentou a pressão e foi o cestinha, com 23 pontos.
No grupo mais forte dessa Olimpíada, a Seleção de Porto Rico no Basquete pega agora os Estados Unidos, Sérvia e Sudão do Sul. Os EUA montaram um dream team e são os favoritos para a medalha de ouro; já os sérvios são o quarto colocado no ranking FIBA e contam com Nikola Jokić, atual MVP da liga estadunidense.
Vale destacar que a federação ainda não tem pódios no torneio, ou seja, eles ainda não ganharam nenhuma medalha na modalidade. Por mais que o caminho seja difícil, a equipe já mostrou que tem força para surpreender o mundo.