Início » Apostas Esportivas » Olimpíadas » Seleção de rugby da África do Sul: veja a história e os resultados

Seleção de rugby da África do Sul: veja a história e os resultados

Publicado em:

Última atualização:

A seleção de rugby da África do Sul feminina ganhou destaque em sua última vitória contra o Fiji. Apesar da dura derrota contra o Japão no dia anterior, o time conseguiu se reerguer nos Jogos Olímpicos. Por sua vez, a equipe masculina se saiu melhor na competição e conquistou a medalha de bronze.

Este esporte, muitas vezes, não é conhecido pelos brasileiros. Diante disso, conheça um pouco da história dessa seleção de rugby e veja suas últimas pontuações.

Qual é a situação da seleção de rugby da África do Sul nos Jogos Olímpicos?

A seleção da África do Sul masculina enfrentou a Austrália no dia 27 de julho, no sábado. Eles disputaram a medalha de bronze e a África do Sul saiu vitoriosa, marcando 26 sobre 19 pontos dos australianos. Já a equipe feminina segue na competição e enfrentou o Japão no dia 29 de julho, porém acabaram perdendo por 15-12. 

No entanto, elas voltaram em campo contra o Fiji e fizeram uma pontuação de 21-15, vencendo a partida do dia 30 de julho. Portanto, o time feminino está em quarto lugar do ranking do Grupo B, que participa com a Irlanda, Grã-Bretanha e Austrália.

Qual é a história da seleção?

A equipe nacional de rugby da África do Sul é conhecida como Springboks. Isso porque o emblema dos Springboks é o antílope Springbok, animal nacional da África do Sul. Desde 1891, quando jogaram sua primeira partida contra uma equipe das Ilhas Britânicas, os Springboks têm representado a África do Sul no rugby internacional. Atualmente, são o time de rugby número um do mundo e a seleção campeã mundial, tendo vencido a Copa do Mundo quatro vezes (1995, 2007, 2019 e 2023).

A estreia dos Springboks na Copa do Mundo foi em 1995, quando a África do Sul sediou o torneio. A vitória histórica dos Springboks sobre os All Blacks por 15–12 na final de 1995 é lembrada como um dos maiores momentos do esporte na África do Sul. Além disso, foi um marco na construção da nação pós-apartheid.

Os Springboks conquistaram novamente o título mundial 12 anos depois, em 2007, ao derrotar a Inglaterra por 15–6 na final. Após essa vitória, subiram ao primeiro lugar no ranking mundial da IRB, posição que mantiveram até julho do ano seguinte. Em 2019, venceram a Inglaterra novamente na final, por 32–12. Além disso, foram nomeados Equipe Mundial do Ano no Laureus World Sports Awards e mantiveram o título mundial em 2023.

Os Springboks também competem no Campeonato de Rugby anual (antigamente Tri-Nations), com a Argentina, Austrália e Nova Zelândia, vencendo o torneio quatro vezes. O rugby é extremamente popular na África do Sul, e o sucesso dos Springboks é um símbolo de orgulho nacional.

Títulos da seleção sul-africana

A seleção masculina de rugby da África do Sul levou os seguintes títulos até agora:

  • Copa do Mundo de Rugby Union (4): 1995, 2007, 2019 e 2023
  • Copa da África de Rugby (3): 2000, 2001 e 2006

Já a seleção de rugby sevens feminino não conseguiu nenhum título até o momento. No entanto, participaram da semifinal da Copa do Mundo de 2009, ficando em terceiro lugar. Vale lembrar que a Copa do Mundo Feminina de Rugby só começou a ocorrer em 2009.