O Parc des Princes é um dos estádios mais famosos não só da França, como da Europa. Atualmente, após servir como palco para Copa do Mundo e jogos do Paris Saint-Germain (PSG), atualmente faz parte dos Jogos Olímpicos 2024.
O local tem recebido partidas de futebol masculino e feminino ao lado de outros seis lugares. Conheça abaixo um pouco sobre a construção!
História do estádio Parc des Princes
O estádio Parc des Princes tem sua inauguração marcada no dia 18 de julho de 1897, originalmente como um velódromo para a prática do ciclismo.
Durante esse período, a cidade de Paris estava demonstrando muito interesse no esporte, e o próprio espaço se chamava Stade Vélodrome du Parc des Princes, justamente pelo ciclismo. Posteriormente, o espaço passou a receber eventos de atletismo e jogos de rúgbi.
Em 1932, o Parc des Princes aumentou sua capacidade para 45 mil pessoas, tendo recebido jogos da Copa do Mundo de 1938. Além disso, anos mais tarde, em 1956, recebeu a final da primeira Liga dos Campeões, entre Real Madrid x Reims.
Nos anos 1970, então, o Parc des Princes passou por uma transformação significativa para se tornar um estádio de futebol. Em 1972, foi reaberto com uma capacidade de 48.712 lugares para atender jogos a nível internacional. A reforma tem como base o projeto do arquiteto Roger Taillibert, que projetou um design mais futurista.
Ao longo dos anos, o estádio Parc des Princes passou por outras modernizações. Recentemente, em 2013, o local recebeu atualizações nas instalações de hospitalidade, melhoria dos assentos e implementação de tecnologias, como telas gigantes e sistemas de som. Apesar disso, há ainda planos em andamento para expandir a capacidade do estádio.
Como dito anteriormente, o design do novo Parc des Princes é obra do arquiteto Roger Taillibert, sendo bastante elogiado por inovação e funcionalidade.
Por exemplo, o local é famoso pelas arquibancadas em formato de anel, que proporcionam uma visão perfeita do campo de todos os ângulos. Além disso, oferece conforto desde os assentos (áreas comuns e VIP) até opções na culinária.
Palco de eventos
Atualmente, o Parc des Princes é um importante palco para shows e outros eventos culturais, servindo não só como um estádio de futebol. Artistas conhecidos mundialmente, como a cantora Beyoncé, já se apresentaram no local, atraindo não só milhares de pessoas para o local, bem como movimentando a economia da cidade de Paris.
Casa do Paris-Saint Germain
O estádio Parc des Princes serve como casa do PSG desde 1974, um dos clubes mais famosos atualmente. Fundado em 1970, o clube parisiense não demorou muito a ascender no futebol francês. Recentemente, o local foi palco de conquistas do time nacionalmente, como o Campeonato Francês, assim como as copas.
Parc des Princes nos Jogos Olímpicos 2024
Com capacidade para 48 mil espectadores, o estádio Parc des Princes recebeu vários jogos das Olimpíadas. Agora, o espaço irá receber as duas finais do futebol. No próximo dia 09 de agosto, aliás, ocorrerá a final masculina, ainda com os finalistas a definir.
No caso do feminino, a disputa atualmente está nas semifinais, com Estados Unidos x Alemanha e Brasil x Espanha. Os vencedores dos duelos avançam para a final, que deve ocorrer no dia 10 no Parc des Princes.