De forma a economizar gastos e se alinhar à ideologia de sustentabilidade pregada pelo governo da França, os Jogos Olímpicos deste ano estão sendo realizados em diversas estruturas prontas da cidade de Paris. Dessa forma, é possível acompanhar várias modalidades próximas a monumentos arquitetônicos e pontos turísticos famosos. A Torre Eiffel, o Hôtel des Invalides e o Grand Palais são exemplos desse cenário. Além disso, o próprio Rio Sena em Paris vem sendo palco de esportes na Olimpíada, o que, aliás, gerou uma enorme polêmica.
Confira a seguir quais são esses esportes e a controvérsia por trás disso. Somado a esse ponto, confira um pouco da história do rio e os seus usos.
A história do Rio Sena
Em primeiro lugar, é necessário entender os motivos que fazem o Rio Sena ser tão importante e, no caso, são vários.
Por exemplo, foi às margens do Sena, em Bercy, que arqueólogos descobriram evidências do primeiro povoado humano da cidade. Isso significa que a vida começou por lá na capital.
Além disso, vale destacar que o Sena era importante para o transporte de mercadorias e de pessoas durante as épocas da navegação. Por sinal, até hoje diversos navios passam por lá. De acordo com dados levantados pela BBC, aproximadamente 20 milhões de cargas circulam por ano em suas águas, o que equivale a 800 mil caminhões.
A geografia do Rio Sena em Paris
O Rio Sena banha a região norte da França. A sua nascente tem origem na pequena comuna de Source-Seine, a 471 metros de altitude, e a sua foz fica no Canal da Mancha, com cerca de 25 quilômetros de extensão. Os seus afluentes são o rio Oise, Yonne e Aube.
Quanto ao regime hídrico, o Sena é um rio perene. Dessa forma, é bem alimentado com a água da chuva distribuída em diversos dos seus pontos. Além disso, o rio percorre trechos, em sua maioria, de terrenos aplainados com rochas de alto poder de absorção.
No entanto, esse cenário muda drasticamente quando ele chega até a capital. As águas do Rio Sena em Paris sofrem severas transformações devido à poluição e também à geografia da cidade, que é muito mais urbanizada.
Uso durante os Jogos e controvérsias
Essas águas contaminadas são justamente o motivo das polêmicas por trás do uso do rio, que atualmente é responsável por sediar as provas de triatlo nos Jogos de Paris. Provas, que, por sinal, contaram com os brasileiros Miguel Hidalgo e Vittoria Lopes.
Vários atletas disseram que se sentiram mal durante a realização do evento. Para se ter uma ideia, o atleta Tyler Mislawchuk, do Canadá, vomitou no chão após concluir a etapa. Não apenas isso, mas nomes como Hayden Wilde, da Nova Zelândia, que ganhou a medalha de prata, desmaiou após cruzar a linha.
Lembrando que, originalmente, o triatlo tinha sido adiado por conta das péssimas condições da água. Aliás, em determinado momento, se pensou em até mesmo cancelar o torneio devido à presença da bactéria Escherichia coli nas águas do Rio Sena. Todavia, ela acabou por acontecer do mesmo modo.