Uma das chances de medalhas do Brasil nas Olimpíadas 2024, o nadador Gabriel Santos estreou no último dia 27 de julho. Ele competiu ao lado dos colegas brasileiros no revezamento, fazendo sua terceira participação na competição. Mas, e agora, que tal conhecer um pouco da trajetória do atleta? Vem com a gente!
Carreira do nadador Gabriel Santos
Gabriel da Silva Santos é um nadador brasileiro nascido em Guarulhos-SP, porém criado entre os bairros Vila Nhocuné e Cohab I, em Artur Alvim, zona leste de São Paulo. Conhecido como “Gabirú”, ele morou no primeiro até os dez anos com a avó e, posteriormente, a partir dos 11 anos, se mudou para Cohab I, onde intensificou seus treinos ao entrar para a equipe da academia Jet Center. No mesmo período, entrou para o Clube Pinheiros, onde está até hoje.
Embora seja nadador desde os seis anos, foi somente durante sua participação na edição Rio 2016 que Gabriel Santos “descobriu” que queria ser profissional. Aliás, sua explicação para basear a decisão se pauta no fato de ter chegado à final e competido com Michael Phelps naquela olimpíada. Além disso, Gabriel recebeu uma bolsa em uma escola particular, o que impulsionou seus objetivos de vida e enquanto nadador. Depois disso, após pegar uma van, metrô e ônibus durante três anos até a sede do Pinheiros, ele se mudou para a República ainda com 17 anos ao lado de alguns amigos e colegas de time.
Mais tarde, depois de Tóquio 2020, Gabriel Santos decidiu conciliar sua vida como nadador e a faculdade de Psicologia. Atualmente, seu objetivo está relacionado com o desejo de seguir na área da psicologia esportiva. Assim, ele poderá desenvolver uma situação pouco valorizada não só na natação, bem como em outros esportes.
Conquistas
Em 2017, o nadador Gabriel Santos ganhou uma medalha de prata no Campeonato Mundial de Budapeste 2017. Depois, participou do Campeonato Pan-Pacífico em Tóquio 2018, ganhando um ouro. Já nos Jogos Sul-Americanos de Assunção 2022, o atleta brasileiro conquistou três ouros (50 metros borboleta, 4x100m livres e 4x100m misto livres), além disso ganhou ainda um bronze nos 100 metros livres.
Polêmica no doping
Em 2020, o nadador Gabriel Santos, que havia sido punido por doping um ano anos, foi liberado pela Corte Arbitral do Esporte (CAS) e voltou a competir normalmente. De acordo com informações, foi decidido que o atleta não havia falhado ou sido negligente no exame antidoping.
Em sua defesa, o nadador Gabriel Santos afirmou que não fez o uso da substância anabólica clostebol, mas acabou se contaminando a partir de uma toalha ou roupa de seu irmão, Rodrigo Santos, que possuía resíduos de uma pomada para cabelo contendo o ingrediente.
O Clube Pinheiros também emitiu uma nota à imprensa defendendo o nadador Gabriel Santos. Em documento divulgado, a entidade afirmou que teve conhecimento de que o atleta não havia feito uso voluntário da substância detectada. Além disso, considerando o histórico comportamental positivo de Gabriel, o clube prestou suporte e se preocupou em causar o mínimo de dano possível à carreira dele. Vale lembrar que, inicialmente, ele tinha recebido a punição de oito meses. Posteriormente, no entanto, isso se estendeu para um ano. Naquele momento, o atleta temeu não participar dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, já que não pode disputar os Jogos Pan-Americanos Lima 2019.
Jogos Olímpicos 2024
Gabriel Santos foi um dos classificados para os Jogos de 2024, sendo essa sua terceira participação no evento enquanto nadador. Ele competiu no revezamento 4×100 metros livres, porém terminou em quarto lugar com tempo de conclusão de três minutos, 14 segundos e 22 centésimos.
De acordo com informações, Gabriel Santos e os outros nadadores do Time Brasil embarcaram de volta para casa na segunda-feira (29). No entanto, vale destacar que o atleta quase retornou antes, pois se envolveu em uma polêmica. Namorado de Ana Carolina Vieira, também da natação, eles deixaram a Vila Olímpica para visitar a Torre Eiffel. O problema é que eles não comunicaram ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e, como resultado, ele recebeu uma advertência. Ela, por outro lado, voltou ao país imediatamente devido a um comportamento inadequado para com a comissão técnica de natação.