Início » Apostas Esportivas » Olimpíadas » Entenda as regras do pentatlo moderno, um dos esportes mais antigos das Olimpíadas

Entenda as regras do pentatlo moderno, um dos esportes mais antigos das Olimpíadas

Publicado em:

Última atualização:

O pentatlo moderno é uma disciplina olímpica praticada tanto por homens quanto por mulheres, assim como individualmente e em equipes. Consiste na combinação de cinco esportes distintos: hipismo, esgrima, natação, tiro esportivo e corrida.

Esse esporte pode ser considerado um teste de habilidades físicas e mentais, exigindo dos atletas uma ampla gama de talentos atléticos e adaptabilidade. Dessa maneira, muitos lugares no mundo reconhecem o vencedor do pentatlo como o atleta mais completo.

No Brasil, o pentatlo moderno, existem registros da prática desde 1922. Inicialmente, as forças armadas dominavam o contexto do esporte. Contudo, o pentatlo moderno ganhou sua própria entidade no Brasil somente em 2001, com a fundação da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM). 

Conheça as regras do pentatlo moderno.

Como funciona o pentatlo moderno?

Quatro atividades que combinam cinco esportes distintos compõe o pentatlo moderno:

  1. Equitação: os atletas enfrentam um percurso de saltos em um cavalo desconhecido, sorteado apenas 20 minutos antes da competição.
  2. Esgrima: dividida em duas fases, a primeira consiste em uma rodada classificatória na qual cada atleta compete em duelos de um minuto ou até o primeiro golpe. Dessa maneira, os resultados da primeira determinam confrontos de eliminação simples, com cada duelo durando 45 segundos. Cada vencedor ganha pontos.
  3. Natação: os competidores encaram uma prova de 200 metros livre.
  4. Corrida e tiro esportivo: os atletas alternam entre corrida e tiro em cinco alvos, situados a uma distância de 10 metros.

Quais são as principais regras do pentatlo moderno?

Nas regras do pentatlo moderno, o melhor desempenho geral determina o vencedor. Assim, o comitê calcula a nota desse desempenho por meio da média de pontos em todas as modalidades. Portanto, devido à diversidade de esportes envolvidos, muitas nações reconhecem o campeão do pentatlo como o atleta mais completo dentre as atividades olímpicas.

Regras da esgrima  

Na primeira rodada de esgrima, cada atleta enfrenta todos os outros em duelos individuais. Desse modo, os duelos terminam após um golpe, embora se nenhum dos atletas marcar um golpe dentro de um minuto, o duelo termina com ambos registrando uma derrota. Assim, atletas que vencem 70% de seus duelos marcam 250 pontos. Além disso, cada vitória acima disso vale mais 5 pontos, assim como cada vitória abaixo vale menos 5 pontos.

Na segunda rodada, pelas regras do pentatlo moderno, os atletas são ordenados com base nos resultados da primeira rodada. Além disso, o vencedor recebe dois pontos de bônus e o perdedor é eliminado da rodada de esgrima (em caso de dupla derrota, o vencedor do duelo é o atleta que tinha uma classificação mais alta antes da rodada). Dessa maneira, isso continua até que todos sejam eliminados, exceto um atleta.

Regras da natação  

Na competição de natação, os nadadores nadam 200 metros estilo livre, e o desempenho é pontuado com base no tempo. Por exemplo, um nadador que complete a prova em 2 minutos e 30 segundos ganha 250 pontos, enquanto cada segundo mais rápido ou mais lento ajusta essa pontuação em 2 pontos.

Regras da equitação  

Os pentatletas enfrentam um percurso de saltos com 12 obstáculos. Assim, os competidores não trazem seu próprio cavalo para o evento. Em vez disso, recebem um cavalo desconhecido e têm 20 minutos para praticar com o animal. Completar o percurso garante 300 pontos aos atletas, com pontos deduzidos por penalidades e por exceder o limite de tempo estabelecido para o percurso.

Regras da corrida com tiro  

Na prova final, os horários de partida dos atletas são determinados pelos pontos totais obtidos nos três primeiros eventos nas regras do pentatlo moderno. Assim, o competidor com a pontuação mais alta larga primeiro. E além disso, cada atleta subsequente começa com um atraso de um segundo para cada ponto pelo qual está atrás do líder.

Os atletas correm 3200 metros, fazendo quatro paradas para atirar em alvos com uma pistola a laser. Em cada parada, eles devem permanecer no local até acertarem cinco tiros (com um número ilimitado de tentativas) ou até que 50 segundos tenham se passado. A colocação final no pentatlo moderno é determinada pela ordem de chegada na linha de chegada.

Quais são as submodalidades do pentatlo moderno?

Conheça as submodalidades oficiais do pentatlo moderno, que são consideradas práticas individuais e utilizadas nos treinos dos pentatletas:

  1. Tetratlo: composto por natação, esgrima, tiro e corrida. 
  2. Triatlo: ocorre em um circuito aberto ou fechado de tiro-natação-corrida.
  3. Biatlo: acontece na sequência Corrida- Natação-Corrida, com transições contínuas.
  4. Laser-run: combina corrida e tiro de modo rápido e dinâmico. 

Como surgiu o pentatlo? 

O pentatlo se originou na Grécia Antiga, quando os gregos o consideravam o evento mais prestigiado nos Jogos Olímpicos da Antiguidade, premiando o “atleta mais completo”. Inicialmente, as provas incluíam corrida, salto em distância, arremesso de disco e salto em altura. 

Os dois melhores competidores então se enfrentavam em uma luta, e o vencedor não apenas ganhava o título, mas também adquiria prestígio na sociedade, sendo reverenciado quase como um semideus. Desse modo, o público reconhecia o campeão e o chamava de “Victor Ludorum”, termo que significa “O Vencedor dos Jogos”.

Como surgiu o pentatlo moderno? 

O pentatlo moderno é uma evolução do antigo pentatlo, que abrangia corrida, salto, lançamento de lança, disco e luta livre. Dessa maneira, o Barão Pierre de Coubertin, o visionário por trás dos Jogos Olímpicos modernos, tinha grande apreço pelo pentatlo das Olimpíadas antigas e propôs uma versão atualizada para as Olimpíadas modernas. 

Assim, o Barão de Coubertin é atribuído como o criador da competição, que tem como objetivo desafiar os atletas de forma abrangente por meio de disciplinas contemporâneas. Com o crescimento da popularidade do esporte, a União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) nasceu em 1948 como sua entidade internacional, contando agora com mais de 120 países membros.

O primeiro campeão olímpico não-militar do pentatlo moderno foi Lars Hall, um carpinteiro sueco, nos Jogos Olímpicos de Helsinque em 1952. Já a presença feminina nos jogos somente chegou aos Jogos Olímpicos em Sydney, nos anos 2000. 

Hungria e Suécia são as nações que dominam os Comitês Olímpicos Nacionais da Europa há bastante tempo. A Suécia conquistou 13 das 15 medalhas disponíveis entre os Jogos de Estocolmo, em 1912, e Los Angeles, em 1932.