Início » Apostas Esportivas » Olimpíadas » Quais são as regras da natação e suas modalidades? 

Quais são as regras da natação e suas modalidades? 

Publicado em:

Última atualização:

A natação é uma das formas mais antigas e fundamentais de exercício físico, tendo raízes que remontam aos tempos pré-históricos. Além de ser uma habilidade para a sobrevivência, a natação evoluiu para se tornar um esporte praticado em todo o mundo, tanto recreativa quanto competitivamente em eventos mundiais como as Olimpíadas.

Com sua combinação de resistência, coordenação e técnica, a natação oferece uma ampla gama de benefícios para a saúde física e mental, sendo uma atividade acessível para pessoas de todas as idades e habilidades. 

No Brasil, as práticas de nado remontam aos povos indígenas, que utilizavam a atividade como meio de sobrevivência, especialmente para escapar de ataques de animais enquanto se deslocavam na água. 

No entanto, foi com a influência do remo que a natação começou a ganhar contornos esportivos no país. Assim, a partir de 1916, a natação passou a ser oficialmente organizada e regulamentada no Brasil pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD).

Conheça as regras da natação.

Quais são as principais regras da natação?

No Brasil, para uma competição de natação ocorrer, é necessário que a piscina seja aprovada pela Confederação Brasileira de Natação (CBDA). Dessa forma, em eventos como as Olimpíadas, campeonatos mundiais, pan-americanos e sul-americanos, essa aprovação é atribuição da World Aquatics (anteriormente conhecida como Federação Internacional de Natação/FINA). 

Dessa maneira, as provas são realizadas em:

  • Piscinas olímpicas: têm dimensões de 50 x 25 metros e uma profundidade de pelo menos três metros;
  • Piscinas menores: conhecidas como piscinas curtas, que possuem 25 x 20 metros de largura. 

Veja abaixo quais são os estilos de natação e quais são as regras aplicadas para cada um.

Quais são os estilos de natação?

Os principais estilos de natação e as distâncias das provas se distribuem da seguinte forma, igualmente para os homens e mulheres:

  • Livre (Crawl): 50m, 100m, 200m, 400m, 800m e 1500m;
  • Costas: 50m (não olímpico), 100m e 200m;
  • Peito: 50m (não olímpico), 100m e 200m;
  • Borboleta: 50m (não olímpico), 100m e 200m;
  • Medley: 100m (25m cadas estilo), 200m (50m cada estilo) e 400m (100m cada estilo);
  • Revezamento: 4x100m livre (100m cada integrante da equipe), 4x200m livre (200m cada) e 4x100m medley (100m cada integrante, um estilo por nadador).

O nado livre é onde se encontra a prova mais rápida da natação, os 50 metros. Assim, o brasileiro César Cielo detém o recorde mundial nessa prova, com o impressionante tempo de 20s91 desde 2009. Além disso, ele conquistou a medalha de ouro nas Olimpíadas de Pequim em 2008 e o bronze em Londres em 2012.

Uma característica única do nado livre é que não há um estilo de nado obrigatório. Dessa maneira, o nadador tem a liberdade de escolher qualquer um dos estilos. No entanto, o nado crawl é geralmente o preferido devido à sua velocidade.

Como são as largadas na natação?

Todas as largadas na natação seguem o mesmo procedimento: quando todos os competidores estão na posição de largado, o sinal de partida é emitido. Desse modo, o que diferencia as largadas é a posição no bloco de partida. 

Nas provas de livre, peito, borboleta e medley, os nadadores partem através de um mergulho. Por outro lado, nas provas de costas e revezamento medley, a largada ocorre de dentro da água. Desse modo, se um nadador larga antes do sinal de partida, ele é desclassificado da prova. Além das largadas, outras regras são diferentes para cada estilo.

Regras de natação do estilo livre (crawl)

As principais regras do estilo livre da natação são:

  1. O nadador não pode impulsionar-se no fundo da piscina.
  2. O competidor deve tocar a parede ao concluir cada volta e também ao final da prova.
  3. Não é permitido caminhar durante a prova.
  4. Pelo menos uma parte do corpo do atleta deve permanecer acima da água (exceto no início de cada volta, quando os nadadores podem permanecer submersos por até 15 metros).

No revezamento, o próximo nadador só pode entrar na água após o nadador anterior tocar na parede. Além disso, o nadador que está prestes a entrar na água (exceto o primeiro), pode dar um impulso no bloco de partida. Por fim, os atletas podem ser substituídos entre as fases da competição, mas a ordem deve permanecer a mesma e não pode ser alterada.

Regras de natação do estilo costas 

Confira as principais regras do estilo costas da natação:

  1. O nadador deve tocar na parede ao completar cada volta e também ao final da prova.
  2. No final de cada volta, o nadador pode tocar na parede sem estar na posição de costas, mas ao final da prova, é necessário tocar com a mão e estar na posição de costas.
  3. Não é permitido tomar impulso no fundo da piscina ou caminhar.
  4. O nadador pode nadar submerso por no máximo 15 metros, no início de cada volta, utilizando a técnica conhecida como “golfinhada” .

Na técnica da golfinhada, os braços são esticados para a frente enquanto o nadador executa movimentos ondulares com as pernas. Dessa maneira, para auxiliar os atletas sobre o limite de metros permitidos para ficar submerso, há uma marcação horizontal no fundo da piscina indicando a distância dos 15 metros.

Regras de natação do estilo peito 

Veja quais são as regras do estilo peito da natação:

  1. A cabeça do nadador deve estar acima da água em algum momento do ciclo de nado (braçada e pernada).
  2. O nadador deve tocar a parede da piscina com ambas as mãos separadas em cada volta e no final da raia realizar a virada na piscina para continuar nadando.
  3. O nadador não pode tomar impulso no chão da piscina.
  4. As mãos não podem ultrapassar a linha do quadril.
  5. Os pés devem estar virados para fora durante o início da pernada.

Regras de natação do estilo borboleta

As regras do estilo borboleta da natação seguem conforme:

  1. Obrigatoriamente, nadador deve realizar as braçadas, com os dois braços ao mesmo tempo.
  2. O nadador não pode nadar de lado.
  3. Os movimentos das pernas e dos pés devem ser simultâneos. É proibido alternar as pernas.
  4. O nadador pode permanecer submerso por no máximo 15 metros após a largada (assim como no estilo costas).
  5. Cada braçada deve ter obrigatoriamente uma fase fora da água.

Regras de natação do estilo medley

O medley é uma modalidade que engloba todos os estilos de nado: livre (crawl), costas, peito e borboleta. Assim, as regras do medley seguem conforme as regras de cada estilo de nado individualmente, além das regras específicas do revezamento.

Como a natação chegou aos Jogos Olímpicos?

A natação é um dos esportes mais tradicionais dos Jogos Olímpicos, participando desde a sua primeira edição nas Olimpíadas de Atenas, em 1896. Por sua vez, os Estados Unidos têm sido a nação que mais conquistou medalhas, se tornando líder em 19 das 29 edições olímpicas desde os Jogos de Antuérpia, em 1920. 

Na primeira aparição do esporte na competição mundial, foram disputadas três provas: 100 metros livre, 500 metros livre e 1200 metros livre. Todas essas competições ocorreram no mar. Desse modo, existia um risco significativo para a vida dos participantes.

Foi apenas nos anos seguintes, com a introdução de piscinas e novas modalidades nos Jogos, que o número de atletas aumentou. Assim, em 1912, nos Jogos Olímpicos de Estocolmo, na Suécia, as mulheres começaram a competir.

Brasil nos Jogos Olímpicos

O Brasil teve um total de 15 pódios na natação olímpica, conquistando uma medalha de ouro, quatro de prata e dez de bronze. Desse modo, desde os Jogos Olímpicos de Moscou, em 1980, o Brasil só ficou sem medalhas nas piscinas olímpicas em duas ocasiões: Seul, em 1988, e no Rio de Janeiro, em 2016.