Curling é um esporte que começou sendo praticado ao ar livre e hoje é uma das principais modalidades dos Jogos Olímpicos de Inverno.
No post de hoje, você vai entender as regras do curling, quais modalidades fazem parte do programa olímpico e os equipamentos que os atletas usam para a prática. Acompanhe a leitura!
O que é o Curling Olímpico?
A modalidade teve sua estréia nos Jogos Olímpicos de Inverno, em 1924, Chamonix. No entanto, foi adicionado ao programa oficial apenas em Nagano 1998. Após três edições sendo esporte de demonstração, o curling voltou ao programa olímpico em Nagano, em 1998.
Basicamente, os jogadores devem disputar em equipes, cada uma com quatro participantes, sobre uma pista de gelo. Nesse sentido, a pista tem 42 metros de comprimento por 4.28m de largura com um alvo em cada lado — também conhecido como casa de marcação.
Dessa forma, o jogo consiste em dois times que devem jogar uma pedra de cerca de 20kg o mais próximo possível da casa de marcação. Assim, o objetivo é fazer com que a pedra fique mais perto do círculo do que a do adversário. Cada jogo é composto por dez rodadas, ou ends, e as equipes jogam oito pedras por end, de forma alternada.
Além disso, as regras do curling especificam que os sapatos dos atletas precisam aderir bem ao gelo. Inclusive, durante a prova, materiais antiaderentes como o teflon são usados no pé para diminuir o atrito.
Equipamentos necessários para a prática do Curling
Pode parecer estranho, mas o principal equipamento do Curling são as vassouras. Isso mesmo, vassouras feitas de fibra de carbono, que permitem diminuir a fricção sobre a pedra. Desse modo, ajudam o atleta a manter a estabilidade da pedra, alterar seu percurso e aumentar a velocidade.
Por outro lado, o material da pedra de curling é o granito, pesa entre quinze e vinte quilos e tem uma circunferência de 910 milímetros. Outro ponto importante sobre a pista são suas demarcações e nomenclaturas.
Em cada extremidade da pista estão marcadas três linhas paralelas: a tee line, a hogline e as linhas centrias. Nesse sentido, a tee line fica exatamente no centro do alvo da casa de marcação, que fica a cerca de 17 metros do centro da pista. Já a hogline fica a 1,8 metros do centro.
Regras do Curling nas Olimpíadas
Agora, vamos entender as regras do curling para o programa olímpico. No entanto, antes disso, é preciso entender que existem diferentes categorias para o torneio. São elas o torneio feminino, masculino – que funcionam no mesmo formato – e duplas mistas.
As regras do curling são:
- O jogo permite quatro jogadores por equipe;
- No torneio misto, são permitidos dois jogadores por equipe, ou seja, um homem e uma mulher por time;
- A equipe marca pontos quando joga a pedra de granito o mais próximo possível da casa de marcação;
- Os atletas disputam os torneios de gênero em dez rodadas, enquanto os mistos em oito;
- Os atletas só podem varrer a própria pedra dentro do limites das linhas da pista, nunca a pedra do oponente;
- Os jogadores não podem varrer pedras que não estão em movimento;
- Cada time tem 60 segundos disponíveis durante a prova para consultar o treinador;
- O intervalo para os torneios femininos e masculinos é de cinco minutos e acontecem após a conclusão da quinta rodada;
- Nos torneios por equipes de quatro jogadores, os atletas têm 38 minutos para pensar, no total. Já para a categoria de duplas, são 22 minutos;
- Em caso de lesão de algum atleta, não há substituições. Os atletas devem jogar com um participante a menos.
Pronto, agora você já sabe quais são as principais regras do curling, que será um dos maiores destaques das Olimpíadas de Inverno de 2026.