Sendo um dos esportes mais conhecidos no mundo todo, a bicicleta e o homem estão juntos por todos os lugares. Devido à sua popularidade e destaque nas últimas competições, entender sobre as principais regras do ciclismo BMX freestyle é importante para não ficar de fora.
A modalidade foi uma das mais comentadas nos Jogos Olímpicos de Tóquio e tem tudo para dar o que falar em Paris 2024. Devido ao seu estilo mais livre e radical com manobras e saltos, o público tem se tornado adepto da categoria.
Quer saber mais sobre as principais regras do ciclismo BMX freestyle e ver o que está por vir para a competição na França deste ano? Acompanhe o artigo para entender melhor sobre o tema.
As regras do ciclismo bmx freestyle
Com sua inclusão no quadro de esportes olímpicos em 2018, a modalidade passou a ser disputada em 2020. As regras do ciclismo são simples para os que assistem. Entretanto, os praticantes dos jogos têm seu maior momento de adrenalina enquanto participam da competição.
Nesse sentido, a modalidade determina que os atletas devem executar diferentes manobras em diferentes obstáculos de uma pista. Eles são separados em: paredes, bastões, bancos e escadarias. Dessa forma, ganha aquele que tiver a melhor execução dos saltos e com a técnica mais refinada a partir das escolhas do júri técnico.
Sendo um dos esportes mais novos de uma das competições mais antigas do mundo, o BMX freestyle será apenas uma das várias modalidades do ciclismo nas Olimpíadas. Além disso, o mountain bike, corridas na pista e na estrada estarão presentes e já contam com um maior histórico no evento.
Entretanto, as regras do ciclismo BMX freestyle também contam com os princípios básicos das outras categorias, não sendo permitido o uso de substâncias ilícitas ou atrapalhar seus adversários. Ademais, ter o equipamento correto para a proteção e melhor performance na disputa surge como pontos primordiais no torneio.
Para decisão do campeão, existe um júri técnico no qual avalia a corrida com uma pontuação entre 0,00 e 99,99 pontos. Nos Jogos Olímpicos, a competição tem duas rodadas: a de classificação e uma rodada final.
Os juízes decidem de que maneira?
Após entender sobre como funciona e as principais regras do ciclismo BMX freestyle, é necessário compreender o critério de avaliação dos especialistas do comitê olímpico para conseguir acompanhar as disputas da modalidade. O regulamento se baseia nos seguintes pontos:
- Dificuldade da manobra: a escolha dos saltos e sua combinação geral são relevantes nesse quesito.
- Amplitude: se baseia no quão alto os pilotos conseguem alcançar com sua bicicleta.
- Fluidez: é preciso unir o uso inteligente das manobras com a velocidade da corrida, deixando tudo no tom mais natural possível.
- Variedade: a escolha feita pelo esportista é muito importante aqui.
- Fator de risco: por ser um esporte radical, quanto mais o competidor se arriscar, maior sua pontuação.
- Aterrissagem: apelidado de pumping, avalia-se a forma como o ciclista continua a competição após o salto.
- Uso da pista: a maneira que os obstáculos são utilizados.
Seguindo todas as regras do ciclismo BMX freestyle e se encaixando na “impressão geral” do júri especializado na modalidade, os competidores conseguem alcançar o número de pontos desejados para alcançar o pódio nos Jogos Olímpicos.