Início » Apostas Esportivas » Olimpíadas » Regras do biatlo: saiba tudo sobre a modalidade dos Jogos Olímpicos de Inverno

Regras do biatlo: saiba tudo sobre a modalidade dos Jogos Olímpicos de Inverno

Publicado em:

Última atualização:

O biatlo é um esporte popular em países com invernos rigorosos, como Noruega, Rússia, Alemanha e Canadá, e é conhecido por sua combinação única de resistência, habilidade e precisão. Assim, presente nos Jogos Olímpicos de Inverno, o biatlo é uma competição que une dois esportes simultaneamente: esqui cross-country e tiro.

Durante toda a prova, os atletas alternam entre essas duas modalidades, realizando corridas de esqui e paradas para o tiro. Desse modo, essa intercalação de atividades é uma característica distintiva do esporte.

Existem diferentes formatos de competição, como o sprint, a perseguição e a largada em massa. Os atletas precisam de habilidades tanto físicas quanto técnicas para enfrentar os desafios do terreno, além de precisão e controle emocional para acertar os alvos sob pressão. 

Conheça as regras do biatlo!

Quais são as regras do biatlo?

O biatlo é uma modalidade esportiva que combina duas disciplinas distintas: esqui cross-country e tiro com rifle. Assim, os competidores realizam uma corrida de esqui em distâncias variadas, intercalada com paradas para atirar em alvos a uma certa distância. 

Regras do biatlo individual

A prova principal do biatlo é a distância individual, na qual as mulheres percorrem 15 km e os homens 20 km. Dessa maneira, os competidores partem em intervalos de 30 segundos, semelhante a um contra-relógio de ciclismo. Durante o percurso, os atletas encontram quatro estandes de tiro, dois de pé e dois deitados, alternando entre eles. Além disso, cada erro no tiro resulta em uma penalização de um minuto adicionado ao tempo total do competidor.

Regras do biatlo de perseguição

Pelas regras do biatlo, nesta prova as mulheres competem em uma distância de 10 km, enquanto os homens percorrem 12,5 km. Assim, a competição inclui quatro oportunidades de tiro, com os atletas partindo com os tempos finais do sprint.

Regras do sprint

Na prova de sprint do biatlo, a distância é de 7,5 km para mulheres e 10 km para homens. Desse modo, os atletas partem em intervalos de 30 segundos e percorrem três voltas no circuito. Após as duas primeiras voltas, eles fazem duas paradas no posto de tiro, atirando primeiro deitados e depois de pé, tentando acertar nos cinco alvos brancos. Assim, se errarem, precisam percorrer 150 metros adicionais antes de completar a terceira volta. O vencedor é determinado pelo tempo mais rápido.

Regras do revezamento

Na competição por equipes do biatlo, quatro biatletas correm em revezamento, sendo que cada um percorre 7,5 km na categoria masculina e 6 km na feminina. Dessa maneira, durante a prova, cada corredor realiza duas paradas para tiro, com cinco alvos brancos em cada parada, e tem oito balas à disposição. Para cada erro no tiro, o atleta deve percorrer um trajeto de penalização de 150 metros antes de continuar na prova.

Essa modalidade de equipes também funciona na forma mista, na qual, dois atletas de cada sexo se revezam. As mulheres competem nas duas primeiras etapas, percorrendo 6 km cada uma. Já as etapas 3 e 4 são realizadas pelos homens, que esquiam por 7,5 km cada uma.

Regras das saídas em massa

A prova de perseguição do biatlo, introduzida nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2006, apresenta quatro oportunidades de tiro, com os atletas iniciando em conjunto. A versão masculina tem 15 km, enquanto a feminina tem 12,5 km. Em todas as provas, os biatletas devem carregar a arma no ombro, e a técnica de esqui é livre.