Corridas, saltos e arremessos são fundamentos do atletismo, a mais tradicional das modalidades olímpicas. Porém, não dá para negar que a disputa dos 100 metros rasos é a principal atração. Para competir, é preciso força, disciplina e, claro, velocidade. No masculino, o melhor tempo pertence ao jamaicano Usain Bolt, considerado o homem mais rápido do mundo. Mas quem é a dona do recorde mundial de 100 metros feminino?
Quem detém o recorde mundial de 100 metros feminino?
O recorde mundial de 100 metros feminino pertence à americana Florence Griffith-Joyner, com 10 segundos e 49 centésimos. No topo com o melhor tempo desde julho de 1988, nenhuma outra atleta conseguiu bater a marca da americana. O curioso é que Florence também tem o recorde nos 200 metros, com 21 segundos e 34 centésimos.
Florence começou a correr aos sete anos. Venceu os Jogos Nacionais da Juventude, mas aos 19 desistiu do esporte para trabalhar como caixa de supermercado e assim ajudar a família. Entretanto, tudo mudou quando a velocista recebeu o convite do lendário treinador Bob Kersee para voltar a correr. Venceu a NCAA e ganhou a medalha de prata nos 200 metros dos Jogos Olímpicos de Los Angeles 1984. Quatro anos depois, em Seul 1988, faturou três ouros e estabeleceu os recordes mundiais nos 100 e 200 metros.
Além da velocidade, a americana também chamava a atenção por seu estilo. Os trajes de corrida com as cores da bandeira dos Estados Unidos, vermelho, branco e azul, e as unhas longas tornaram-se uma marca registrada da campeã olímpica. Florence morreu em 21 de setembro de 1998, na Califórnia, após um ataque epiléptico.
Você já sabe que Florence é a detentora do tempo mais rápido nos 100 metros. Porém, que tal conhecer os cinco recordes na categoria feminina?
- 1) Florence Griffith-Joyner (EUA) – 10.49
- 2) Elaine Thompson-Herah (Jamaica) – 10.54
- 3) Shelly-Ann Fraser-Pryce (Jamaica) – 10.60
- 4) Carmelita Jeter (EUA) – 10.64
- 5) Marion Jones (EUA) – 10.65
- 5) Shericka Jackson (Jamaica) – 10.65
- 5) Sha’Carri Richardson (EUA) – 10.65
Como funciona o atletismo nas Olimpíadas?
Na programação das Olimpíadas, o atletismo começa sempre nos últimos dias do evento devido à quantidade de competições. A modalidade é individual e consiste em atividades esportivas como corridas, saltos, arremessos e marcha. No total, são 48 provas distribuídas entre 10 dias de classificatórias e 10 de finais.
São mais de mil atletas competindo no atletismo. Entretanto, para chegar às Olimpíadas, o esportista tem que passar pelas qualificatórias de sua modalidade. Se conseguir bons resultados, avança para o evento olímpico. Caso contrário, tem a chance de conquistar a vaga por meio de campeonatos internacionais, como o Mundial, na temporada.
As provas do atletismo são divididas em corrida, saltos, arremessos e marcha atlética. Disputadas por homens e mulheres das mais diferentes idades, cada modalidade tem a sua própria regra. Por exemplo, lançamento de disco e dardo são semelhantes, mas possuem normas diferentes. Todos os embates apresentam alto grau de dificuldade, garantindo dessa maneira um maior nível de competitividade entre os atletas.
Todas as provas do atletismo nas Olimpíadas são importantes, mas as mais populares são 100m, 200m, 5000, 1000m, maratona, revezamento, marcha atlética, salto em distância, salto com vara, arremesso de peso, lançamento de discos, lançamento de dardos, heptatlo e decatlo.