O mineiro Rayan Castro Dutra foi o ginasta de trampolim do Brasil nas Olimpíadas de 2024. A sua convocação aconteceu no dia 30 de julho, no Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Ginástica de Trampolim, que ocorreu na Arena UniBH, em Belo Horizonte, Minas Gerais.
O atleta conseguiu a vaga após quebrar o recorde nacional em uma série individual, registrando uma nota de 58.055. Esta conquista foi importante para o país, pois o Brasil só havia tido um representante nesta modalidade em 2016, quando Rafael Andrade conseguiu a classificação.
História de Rayan Castro Dutra na ginástica
Rayan Castro Dutra é mineiro, nascido na cidade de Belo Horizonte, no dia 29 de março de 2002. Ele teve o seu início na ginástica aos dez anos de idade e começou defendendo Minas Tênis Clube, do qual é atleta até os dias atuais, nas categorias de base até se consolidar e se profissionalizar no esporte.
Antes da sua convocação em que bateu recorde, ele já havia feito história ao se tornar o primeiro campeão pan-americano júnior em sua modalidade, a ginástica de trampolim, nos Jogos Pan-americanos Junior de Cali, em 2021. Mas vale dizer que, além dessas vitórias históricas, ele também carrega outras conquistas no decorrer de sua carreira.
Em 2019, Rayan conseguiu a quinta colocação nos Jogos Pan-Americanos e também ganhou prata nos Jogos Sul-Americanos em 2022 após apenas quatro meses de uma cirurgia na coluna. Além disso, ele também conquistou medalha de bronze no campeonato Pan-Americano de Ginástica de 2023, no México e também conquistou o título de campeão brasileiro em 2023, atingindo uma nota de 57,770 na final do campeonato.
Títulos e estatísticas do atleta
Confira, de forma resumida, os principais títulos e estatísticas de Rayan Castro Dutra do início de sua carreira até a conquista da vaga nas olimpíadas de Paris, em 2024.
Jogos Pan-Americanos de 2019
Neste evento, o atleta conquistou a quinta colocação com apenas 17 anos de idade.
Campeonato Sul-Americano de Ginástica de Trampolim de 2019
Rayan Castro Dutra, neste campeonato individual, ficou na terceira posição. No entanto, no mesmo ano ele conquistou o primeiro lugar no Campeonato Brasileiro de Ginástica de Trampolim.
Campeonato Sul-Americano de Ginástica de Trampolim de 2021
O ano de 2021 foi de vitória para Rayan. Além de conquistar a primeira colocação no Sul-Americano de Trampolim, ele também ficou em primeiro lugar no Campeonato Brasileiro de Ginástica de Trampolim.
Jogos Sul-Americanos de 2022
Nos Jogos Sul-Americanos do ano de 2022 o atleta conseguiu a medalha de prata. Porém é bom lembrar, mais uma vez, que essa conquista aconteceu após quatro meses da sua cirurgia.
Campeão brasileiro em 2023
Em 2023, ele já dava sinais que poderia marcar presença nos Jogos Olímpicos de 2024. Ele se tornou campeão brasileiro após conseguir a nota de 57,770 na final.
Desempenho de Rayan Castro nas Olimpíadas de 2024
Rayan Castro acabou sendo eliminado ainda na fase qualificatória da ginástica de trampolim dos Jogos de 2024. Ao todo, 16 ginastas competiram nessa etapa. Cada um tinha duas apresentações. A nota maior era levada em consideração para a classificação para a próxima etapa, que contou com oito participantes.
Rayan Dutra tirou 56,370 em sua primeira tentativa. Na segunda, teve uma queda de desempenho e tirou 56.210. Com essas notas, o brasileiro ficou na 12ª colocação. O oitavo colocado, Ángel Hernández, da Colômbia, ficou com uma nota de 58.640.