Início » Apostas Esportivas » Olimpíadas » Rafael Silva, o Baby do judô brasileiro

Rafael Silva, o Baby do judô brasileiro

Publicado em:

Última atualização:

Rafael Silva, o Baby, se tornou o atleta mais velho a conquistar uma medalha no judô. Aos 37 anos, o judoca de Campo Grande foi medalha de bronze por equipes em Paris, encerrando sua trajetória olímpica com três medalhas no total.

Conheça a história do judoca brasileiro, seus melhores momentos e destaques no circuito internacional.

A história de Rafael Silva no Judô

Baby começou sua tarde na modalidade. Ele conheceu o judô apenas aos 15 anos, o que demandou muito treinamento e dedicação para que se tornasse profissional. Mesmo assim, Rafael começou a representar o país internacionalmente já em 2005, três anos depois de começar na modalidade.

Sua primeira competição pelo Brasil foi o Mundial Júnior de 2006, em Santo Domingo, na República Dominicana. Porém, apenas alguns anos depois ele passou a conquistar melhores resultados.

Atualmente, Rafael Silva compete pelo Esporte Clube Pinheiros e pelo Brasil na categoria +100 kg. Baby é considerado um dos principais nomes do judô brasileiro e mundial. Mesmo competindo na mesma categoria de Teddy Riner, certamente um dos maiores judocas de todos os tempos, o brasileiro conta com grandes vitórias em seu currículo.

Rafael Silva no judô em Paris

Nos Jogos de Paris, Rafael Silva acabou sendo eliminado muito cedo na chave individual em sua quarta participação olímpica. Com um confronto difícil logo de início, o brasileiro foi derrotado por Ushangi Kokauri, do Azerbaijão. O atleta azeri encaixou um bom golpe e completou um ippon para desbancar o segundo atleta mais velho das Olimpíadas de 2024.

Porém, Baby ainda voltaria a competir na França, dessa vez na chave por equipes. Nos dois primeiros duelos do Brasil, pelas oitavas e quartas de final, o atleta da categoria +100 kg, surpreendentemente, acabou não competindo. Na estreia, o Brasil derrotou o Cazaquistão, vencendo quatro combates contra apenas dois do adversário. Em seguida, foi eliminado por 4 a 3 pela Alemanha.

O time brasileiro, com isso, foi para a repescagem, na qual enfrentaria a Sérvia. Nessa fase, Rafael Silva entraria em ação e seria fundamental para a vitória do Brasil para disputar o bronze.

Contudo, ele voltou a ficar de fora, dessa vez na disputa pelo bronze. Mesmo assim, o Brasil derrotou a Itália por 4 a 3 e ficou com a medalha.

Dessa maneira, Baby se tornou o medalhista mais velho da história do judô olímpico e também igualou o recorde de Mayra Aguiar ao subir pela terceira vez no pódio.

Títulos, medalhas e campanhas de destaque

Rafael Silva possui mais de 50 medalhas em toda sua carreira no judô. Entre World Masters, Mundiais, Olimpíadas e outros campeonatos, são 16 ouros, 19 pratas e 25 bronzes para a conta do atleta de 37 anos. Confira lista algumas das principais medalhas de Baby:

  • 3 medalhas olímpicas: 3 bronzes (2 individual: 2012 e 2016, 1 por equipes: 2024);
  • 7 medalhas em Mundiais: 2 pratas e 5 bronzes;
  • 4 medalhas em World Masters: 1 ouro, 2 pratas e 1 bronze;
  • 13 medalhas em Grand Slams: 1 ouro, 6 pratas e 6 bronzes;
  • 9 medalhas em Grand Prix: 1 prata e 8 bronzes;
  • 14 medalhas em Campeonatos Pan-Americanos: 7 ouros, 6 pratas e 1 bronze;
  • 3 medalhas em Jogos Pan-Americanos: 2 pratas e 1 bronze.