Início » Apostas Esportivas » Olimpíadas » Paris 2024: judoca Rafael Macedo é esperança de medalha na categoria peso-médio

Paris 2024: judoca Rafael Macedo é esperança de medalha na categoria peso-médio

Publicado em:

Última atualização:

Com uma lista extensa de títulos e medalhas, o paulista natural de São José dos Campos Rafael Macedo faz parte da equipe de judô que representa o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Aos 29 anos, o brasileiro disputa a categoria peso-médio, ou seja, até 90 quilos. 

Rafael começou a treinar ainda criança, em 1999, quando tinha apenas cinco anos. A iniciativa foi do pai, que o colocou em uma escolinha da modalidade com o irmão, João Macedo. A ideia era fazer os filhos aprenderem sobre a disciplina das artes marciais e incentivar a prática esportiva. Mas os dois foram além e se tornaram atletas.

Após anos treinando em sua cidade natal, Rafael Macedo foi convidado a treinar na Sociedade de Ginástica de Porto Alegre (Sogipa), no Rio Grande do Sul. Assim, aos 13, ele se mudou para Porto Alegre para investir em sua carreira no esporte. Lá, passou a treinar com nomes como Mayra Aguiar e Felipe Kitadai. 

Os primeiros títulos

Embora estivesse longe da família, Macedo não perdeu o foco. Assim, quando tinha apenas 19 anos, o judoca conquistou seu primeiro Campeonato Mundial. Com o ouro no peito, Rafael Macedo entrou para o seleto clube de atletas que foram campeões na categoria júnior. 

Além do paulista, apenas Aurélio Miguel, Tiago Camilo, João Derly, Leandro Guilheiro, Sarah Menezes, Sebastian Pereira, Fabiane Hukuda, Leonardo Eduardo, Rafaela Silva e Mayra Aguiar conseguiram realizar tal feito. 

Em seguida, Rafael passou a integrar a seleção brasileira de judô, disputando diversos campeonatos e eventos internacionais. Concorrendo agora na categoria adulta, o judoca foi bronze nos mundiais de 2019 e 2021. Além disso, ele ficou em terceiro no World Masters de 2022, e no Grand Slam da Federação Internacional de Judô, em 2019 e 2022.

Rafael Macedo também tem nove medalhas do Campeonato Pan-Americano de Judô. Quatro delas são de ouro (2019, 2020 e duas em 2023, uma na categoria peso-médio e outra por equipes mistas), enquanto outras três são de prata (2019, 2020 e 2023, todas na categoria peso-médio). 

Por fim, ele ainda conquistou dois bronzes, um em 2017, e o mais recente, no campeonato Pan-Americano do Rio de Janeiro, em 2024. Além disso, o judoca participou dos Jogos Pan-Americanos de Santiago, em 2023, com a seleção brasileira, ficando com a prata tanto em sua categoria de peso quanto na competição por equipes mista. 

Rafael Macedo e as Olimpíadas

O brasileiro fez parte da equipe brasileira nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Em sua primeira participação olímpica, porém, ele perdeu para o cazaque Islam Bozbayev, terminando a competição na 11ª posição.

Em 2024, o brasileiro perdeu para o japonês Tajima Goki nas oitavas de final de sua categoria de peso. Ainda assim, por sua classificação no ranking mundial do esporte, Rafael Macedo foi convocado para fazer parte da seleção brasileira em Paris 2024. 

Rafael estreou no evento no dia 31 de julho, vencendo o holandês Noel van T. End. Em seguida, foi a vez do brasileiro derrotar o romeno Alex Cret. Na sequência, seu caminho cruzou o do judoca espanhol Tristani Mosakhlishvili, para quem acabou perdendo. Rafael, então, foi para a repescagem, e então enfrentou o sul-coreano Juyeop Han, saindo do tatame vitorioso. 

Após avançar na competição, Rafael Macedo disputou o bronze com o francês Maxime-Gaël Ngayap Hambou. Contudo, ele levou uma punição por agarrar o oponente por dentro da manga do quimono. Assim, o brasileiro foi desclassificado, perdendo a medalha de bronze para o atleta da França.