Início » Apostas Esportivas » Olimpíadas » Conheça a trajetória de Jucielen Romeu, atleta de boxe do Brasil na Olimpíada

Conheça a trajetória de Jucielen Romeu, atleta de boxe do Brasil na Olimpíada

Publicado em:

Última atualização:

Natural do interior de São Paulo, Jucielen Romeu é uma das maiores estrelas do boxe brasileiro atualmente. A pugilista começou cedo a carreira e chamou atenção tão logo quanto, evoluindo ano após ano no esporte.

Posteriormente, a atleta viria a conquistar campeonatos importantes e se tornaria influente no mundo das lutas, servindo de referência. Recentemente, ela esteve nos Jogos Olímpicos de 2024. Conheça!

Carreira de Jucielen Romeu no boxe

Nascida em 13 de abril de 1996, em Rio Claro-SP, Jucielen Cerqueira Romeu é uma das grandes atletas de boxe. Ela começou sua trajetória no boxe ainda criança, com apenas dez anos. Em 2007, então, “Juci” começou a treinar no Bairro Terra Nova, na cidade onde nasceu, que tinha um projeto social esportivo.

Nesse local funcionava a MM Boxe e lá, a aspirante recebia instruções do técnico Marcos Macedo e seus filhos. Posteriormente, já na Confederação Brasileira de Boxe (CBBoxe), o filho Leonardo viria a ser o treinador da pugilista.

Em 2018, Jucielen Romeu conquistou a medalha de ouro no Campeonato Brasileiro de Boxe na categoria até 57kg. Posteriormente, repetiu o feito nos anos de 2020, 2022 e 2023. Foi ainda ouro nos Jogos Sul-Americanos de 2022 e no Pan-Americanos de 2023.

Vale observar que na edição pan-americana anterior ela havia ficado com a prata. Nesse entremeio, Jucielen fez sua estreia olímpica nos Jogos Olímpicos de Tóquio, que aconteceram em 2021. No entanto, apesar da expectativa, ela foi eliminada nas oitavas de final pela britânica Karriss Artingstall.

Estilo de luta

Jucielen Romeu é conhecida por sua rapidez e precisão, traços muito valorizados no boxe. Seu estilo de luta combina um jab preciso muito em função das mãos habilidosas e velozes.

Como resultado dessas características, ela consegue marcar pontos de maneira eficaz e evitar golpes adversários. Essas habilidades foram essenciais para sua vitória no Pan de 2023 e são vistas como suas principais armas para conquistar uma medalha em Paris.

Retrospecto recente de Jucielen Romeu no boxe

Desde Tóquio, Jucielen Romeu tem acumulado títulos importantes no boxe. Em 2023, ela brilhou nos Jogos Pan-Americanos, em Santiago, conquistando a medalha de ouro depois de vencer a colombiana Valeria Arboleda Mendoza.

Além disso, Jucielen venceu o Grand Prix de Brasília, reafirmando seu domínio na categoria até 57 kg e sua posição como uma das favoritas para os Jogos de 2024. Vale observar também que, durante o ciclo olímpico de Tóquio até Paris, a atleta disputou 44 lutas, saindo vitoriosa em 37.

Jogos Olímpicos de 2024

Jucielen Romeu era uma das cabeças de chave da prova de boxe nos Jogos Olímpicos e, por isso, entrou diretamente nas oitavas de final. No último domingo (04 de agosto), a atleta enfrentou Esra Yildiz (TUR) nas quartas de final, porém não conseguiu vencer. A decisão foi dada de forma dividida pelos árbitros, que decidiram por 4 a 1.

De acordo com Jucielen Romeu, a luta foi bastante cansativa e alegou dores nas pernas no final da disputa, o que indica as decisões dos juízes em todos os rounds.

Além disso, o técnico principal do boxe brasileiro, Mateus Alves, fez uma leitura negativa da participação nos Jogos Olímpicos. Como resultado, o Brasil encerrou sua participação na modalidade, tendo conquistado apenas uma medalha, um bronze de Bia Ferreira.